Ir para o conteúdo

Notícias recentes

19
ago

Acontece na semana que vem a Semana de Filosofia e História! Inscreva-se!

A Semana de Estudos dos cursos de Filosofia e História da Faculdade São Luís será realizada de 22 a 24 de agosto. Esse ano, o evento terá como tema: “Reflexões sobre o Presente e sobre o Passado no Futuro”.

A abertura do evento acontecerá no Auditório do Colégio Santo André, e as demais noites serão realizadas na Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins. Para participar, os alunos devem se inscrever no Departamento de Marketing da São Luís, e a taxa é de R$25,00.

Veja a Programação Completa abaixo e compareça!

 

Programação:

Dia: 22-08, das 19h às 22h.

Palestra: Uma rede de injúrias: a sociabilidade do ódio e da difamação no mundo virtual

Ma. Claudia Regina Benedetti

Doutoranda do Programa de Ciências Sociais da PUC/SP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Foi Gerente Cursos EaD de Pós-Graduação na Kroton Educacional, tendo atuado como Gerente Acadêmica de Cursos Técnicos e Coordenadora de Qualidade de Material Didático Pedagógico de Educação a Distância na mesma instituição. Atuou como Coordenadora Geral da Pós-Graduação do Centro Universitário UNISEB INterativo COC; e como professora titular do Centro Universitário UNISEB COC. Possui experiência em autoria de material didático para educação básica e ensino superior. Atua nas áreas de Sociologia, Educação, Metodologia, Antropologia, Geografia, História e Análise do Discurso.

Local: Colégio Santo André

 

Dia: 23-08, das 19h às 22h.

Palestra: Marinaleda: estratégias de resistência, reprodução social e superação do campesinato europeu frente à crise do capitalismo neoliberal.

Dra. Dorival Borelli Filhor

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) – Campus de Rio Claro. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2009), Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de História (2006) e Licenciatura Plena em História (2005). Bacharel em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia “Nossa Senhora do Carmo” (IFITENCA) (2002). Formado em Magistério pelo extinto Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) (1997). Possui experiência em ensino, ministrando aulas na rede pública e particular de ensino fundamental II, médio e superior. Atualmente, desenvolve pesquisa em projetos de assentamentos rurais de reforma agrária, com ênfase em projetos ambientalmente diferenciados.

Local: Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins

Dia: 24-08, das 19h às 22h.

Palestra: Escola Sem Partido: regulação versus emancipação

Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP (2000) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP (2004), com ênfase em Comunicação e Cultura. Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (Celacc/ECA/USP); professor da Universidade Estadual Paulista na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Unesp/Faac); pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec); coordenador do Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa/FAAC/UNESP/Bauru), e representante da Universidade Estadual Paulista no Conselho Municipal de Cultura, na cidade de Bauru. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado, e atua nos seguintes temas: afrodescendentes, fundamentos do jornalismo, mídia radical, economia criativa, gestão cultural. Professor Colaborador Credenciado no Programa de Pós Graduação Mídia e Tecnologia [PPGMiT] [FAAC/UNESP/Bauru]. Coordenador Executivo do Núcleo Negro UNESP para Pesquisa e Extensão.

Palestra: Escola Sem Partido: regulação versus emancipação

Ma. Taylisi de Souza Correa Leite

Doutoranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e Especialização pela Escola Paulista de Direito (2007). Atualmente, é professora mestre da Faculdade de Educação São Luís, nos cursos de Direito e Filosofia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria e Filosofia do Direito, e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Gênero, Bioética e Teoria Crítica..

Local: Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins

 

Realização: Cursos de graduação em Filosofia e História da Faculdade de Educação São Luis.

Organização: Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti e Profa. Ma. Liamar Tuon

Investimento: 25 reais

Local de inscrição: Setor de Markentig e Eventos

Informações:  Adriana Turqueti: filosofia@saoluis.br

Liamar Tuon: liamartuon@uol.com.br

18
ago

O XVII Simpósio de Secretariado vem aí: Confira a Programação!

De 29 de agosto a 1º de setembro acontece o XVII Simpósio de Secretariado Executivo Trilíngue da Faculdade São Luís. Nessa edição, o evento irá tratar do tema: “Paradigmas e Desafios do Profissional de Secretariado”.

Veja a Programação completa abaixo e inscreva-se no Departamento de Marketing da Instituição, pagando a taxa de R$25,00!

 

Programação

Local do Simpósio: Câmara Municipal de Jaboticabal (Rua Barão do Rio Branco, 765)

Abertura: 29-08-2016 às 19h30

Apresentação: Passo a Passo Estúdio de Dança – direção de Tais Dib Anselmo e Maria Amelia Dib Anselmo. Apresenta: Conectados – modalidade Jazz – Coreógrafo Maicon Finamore.

Palestra: As organizações e os resultados esperados de negócios e de pessoas

Magnobaldo de Oliveira dos Santos está cursando MBAs em Controladoria e Auditoria Financeira e Contábil na FGV, em Ribeirão Preto; finalizou dois MBA em Administração de Organizações e em Gestão de Pessoas, ambos pela Fundace-USP- Ribeirão Preto; tem Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Uniara – Araraquara; também é Pedagogo pela Instituição Moura Lacerda, Ribeirão Preto, e técnico contábil.

Sua experiência profissional concentra-se em: 30 anos em cargos de gestão de organizações diversas; 05 anos como consultor de empresas nas áreas administrativas, financeiras e de pessoas; docente por 03 anos no SENAC de Jaboticabal; e docente universitário por 11 anos nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e Sociologia da Educação.

Em sua palestra: comentará um pouco de sua experiência e vivência dentro das organizações, e direcionará os alunos a refletirem sobre disputar vagas no mercado de trabalho e, futuramente, ser um gestor em qualquer organização empresarial. Para isso, mostrará uma visão de negócio e a dinâmica das organizações em relação aos seus inputs e outputs, e também abordará as competências gerenciais nas organizações, dentre as quais saber planejar, saber organizar, saber controlar.

Dia 30-08-2016

Palestra: Preconceito e intolerância nas empresas e profissões – às 19h15

Regina Helena de Souza Marques é formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestra em Direito Constitucional e Processo pela UNAERP de Ribeirão Preto e especialista em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Foi professora universitária na Faculdade de Monte Alto durante 13 anos, nos cursos de Administração e Pedagogia, nas disciplinas de Noções de Direito, Ética Profissional, Ética e Cidadania, e Fundamentos Filosóficos da Educação; e é delegada de polícia desde 1994, em Monte Alto.

Em sua palestra: tratará da questão do preconceito e intolerância, tanto nas empresas, nas profissões, como na sociedade em geral. Para isso, iniciará com a história do secretariado, a evolução da ética profissional e suas expectativas futuras, assim como as questões de preconceito e valorização da carreira.

Palestra: A comunicação como ferramenta profissional – às 21h

Ana Paula Parada, formada em Psicologia pela Universidade Paulista, é mestra em Avaliação Psicológica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e doutoranda em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) de Ribeirão Preto. É professora universitária na Universidade Paulista em diferentes disciplinas, na área de Avaliação Psicológica e Psicologia Clínica, em cursos de graduação e pós-graduação. Trabalha em consultório particular e coordena escola de cursos profissionalizantes.

Em sua palestra: abordará a importância da comunicação nas relações humanas em contexto pessoal e profissional. Para tanto, realizará uma dinâmica de grupo para a vivência prática dos papéis de emissor e receptor, no processo de comunicação, em situações específicas.

Dia 31-08-2016 às 19h15

Minicurso: As competências pessoais e profissionais como estratégia competitiva  de trabalho e mercado

Ana Maria Garcia Moreno Ramos, facilitadora, palestrante e orientadora de carreira para profissionais de vários níveis. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade São Marcos de São Paulo, possui habilitação em Administração, com ênfase em Recursos Humanos, e formação como Psicanalista pela Academia Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Atua como docente do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Faculdade São Luís de Jaboticabal-SP. Proprietária e responsável técnico da consultoria Central do Trabalho Recursos Humanos Ltda., na cidade de Sertãozinho-SP.

 Conteúdo Programático: Conceitos de Estratégia e Competitividade – Trabalho, Emprego, Empregabilidade  e Carreira; Liderança – Tipos e Estilos; Motivação e Automotivação; Ferramentas: Feedback e Feedforward.

Objetivo: Abordar, de forma clara e objetiva, os desafios atuais e futuros de carreira e de mercado de trabalho, compreendendo o nível das competências exigidas por este cenário, além de conhecer algumas modernas ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Encerramento dia 1º- 09-2016 às 19h30

Minicurso: A língua estrangeira e o profissional de secretariado. Língua francesa? Muito prazer!

Lidiane Cristina Carpiné, formada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Jaboticabal. MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV-Ribeirão Preto. Adquiriu experiência na área de compras internacionais, atuando como compradora internacional de matéria-prima e analista de importação. Atualmente, atua na área de vendas internacionais/ exportação, ambas as experiências no setor automotivo. Ministra aulas de Francês há 10 anos e conhece os hábitos e a cultura francesa profundamente, devido sua paixão pela língua e sua vivência no país.

Em sua palestra: abordará o tema da persistência, preparação e superação. Por meio de uma experiência pessoal, buscará mostrar as dificuldades e exemplos de como é possível ter sucesso na profissão escolhida, inclusive nas áreas em que o idioma é fundamental. Demonstrará um pouco dos hábitos e da cultura francesa, reafirmando que saber outros idiomas pode mudar positivamente a vida das pessoas. No final, fará uma interação com o grupo, apresentando um pouco do idioma francês.

 

18
ago

Participe da Campanha Social de Arrecadação de Leite!

O Centro Acadêmico do curso de Direito da Faculdade São Luís está realizando uma Campanha para arrecadação de caixas de Leite, que serão destinadas para o Hospital do Câncer de Barretos e para o Asilo São Vicente de Jaboticabal.

A Campanha acontece até dia 31 de agosto, e as doações estão sendo feitas na sala A20 da Faculdade São Luís, de segunda a sexta, das 20h30 às 21h!

Contamos com a colaboração e solidariedade de todos!

Doe leite pela vida! Uma Caixa por um Sorriso!

 

campanha

2
ago

As Inscrições para o Programa Escola da Família começam amanhã!

Amanhã, dia 3 de agosto, terão início as inscrições para novos bolsistas do Programa Escola da Família!

Fique atento ao Cronograma!

 

03 a 14.08.16  inscrição de novos candidatos à bolsa de estudos

03 a 16.08.16  – prazo para entrega da documentação pelos candidatos nas Diretorias de Ensino

03 a 18.08.16 – aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Diretorias de Ensino e pelas Instituições de Ensino Superior

19.08.16 –  processamento da classificação e divulgação dos resultados para as Diretorias de Ensino e candidatos

19 a 30.08.16 – encaminhamento pelas DEs dos bolsistas classificados para início das atividades nas escolas em 03/09/16

03.09.16 – apresentação e início das atividades nas escolas dos novos bolsistas.

Acesse o link: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/default.asp

2
ago

Centro Acadêmico de Direito realiza Cerimônia de Posse nessa quinta-feira.

No dia 4 de agosto de 2016, próxima quinta-feira, o Centro Acadêmico do curso de Direito da Faculdade São Luís promoverá a Cerimônia Solene de Posse de seus novos membros, que irão compor a gestão de 2016 a 2018.

Será ministrada em seguida uma palestra com o tema: “Moralidade Eleitoral e Lei da Ficha Limpa”, pelo Prof. Me. Luiz Eugênio Scarpino Junior, e mediada pela Profa. Ma. e Promotora de Justiça, Ethel Cipele. Os tópicos discutidos serão: Em busca de uma noção de Moralidade, A moralidade no sistema normativo pátrio, A moralidade eleitoral, A Lei da Ficha Limpa, e Reflexões sobre os caminhos das reformas eleitorais.

O evento irá acontecer no Salão Nobre do Colégio Santo André, às 19h30, e não é necessário se inscrever.

Conheça o Centro Acadêmico de Direito acessando o link:

http://diretorioacademico2.wixsite.com/cadsaoluis2016