Ir para o conteúdo

Notícias recentes

4
set

Estágio Supervisionado 8º Período – 05-09-15 – Alteração de data

Caros alunos matriculados no 8º Período, a Coordenação do Curso informa que foi cancelada a aula de Estágio Supervisionado prevista para 05-09-15.

Nova data será designada para a realização da aula.

28
ago

Curso de Ciências Contábeis promove 2ª palestra sobre a Divulgação do NAF SÃO LUÍS

O curso de Ciências Contábeis promoveu em 27 de agosto de 2015 a 2ª palestra sobre a Implantação do NAF São Luis (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), em parceria com a Receita Federal, com o Auditor Fiscal Armando Vicente Medeiros Borges.

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) são iniciativas das instituições de ensino superior de Ciências Contábeis que contam com o apoio da Receita Federal Brasileira, atuando na qualificação do futuro contador por meio da prática, com fundamento em dois pilares: o auxílio ao contribuinte hipossuficiente e a difusão do conhecimento fiscal.

O NAF São Luís será implantado no dia 09 de Setembro de 2015, e contará com a participação de alunos do curso de Ciências Contábeis, acompanhados por professores, que prestarão atendimento dando suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda, aos micro empresários individuais e às organizações sem fins lucrativos.

 

naf (1)

naf (2)

naf (3)

naf (4)

naf (5)

naf (6)

18
ago

Inscreva-se para a Semana da Pedagogia!

A Semana de Estudos do Curso de Pedagogia da Faculdade São Luís vai acontecer em 26, 27 e 28 de agosto. O tema escolhido para o evento desse ano é “Saberes docentes e práticas pedagógicas: vivências e reflexões”.

As inscrições serão feitas no Departamento de Marketing da Instituição nos dias 20, 21, 24 e 25 de agosto, com a taxa de R$20,00.

Nessa edição do evento, os participantes deverão escolher entre as diversas opções de atividades e palestras durante os dias. As vagas são limitadas, então confira a programação completa, escolha sua atividade e inscreva-se!

Coordenação e Organização da Semana

Profª Drª. Adriana da Silva Turqueti

Profª Drª. Fabiana Cristina de Souza Stesse

Profª. Ms. Márcia Ferreira de Castro

 

Contatos: pedagogia@saoluis.br

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Quarta-feira (26/08)

Cerimônia de abertura – 19h às 19h30

I Mostra de Brinquedos e jogos Pedagogia/ Brinquedoteca/ – Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal

Nos dias 26 e 27 de agosto, será possível visitar e apreciar o Trabalho Acadêmico – Mostra de brinquedos e jogos confeccionados pelos alunos dos 5º semestres do Curso de Pedagogia (1º s/2015).  O Trabalho Acadêmico, coordenado pela docente, Profa. Fabiana Chinalia, na disciplina de “Jogos e Recreação”, propõe um estudo com atividades de pesquisa de campo, junto à realidade educacional, para a confecção de brinquedos e jogos, recorrendo ao reaproveitamento de materiais de sucata, adequados às necessidades de desenvolvimento de crianças nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais).

CICLO DE PALESTRAS

1ª palestra:  19h30 às 20h30  2ª palestra:  21h às 22h

Local: Faculdade São Luís – Salas de aula

  1. Ouvir alunos e repensar práticas: contribuições para formação e atuação docente. (Sala: E23. Vagas: 70)

Profª. Ma. Isabela Vicenzo Sgobbi

Doutoranda em Educação pelo Instituto de Biociências, UNESP Campus de Rio Claro. Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras – UNESP campus de Araraquara. Bolsista Capes durante o Mestrado. Graduada em Pedagogia pela UNESP Araraquara. Bolsista CNPq durante a graduação.

  1. A metodologia de projetos de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Sala: C31. Vagas: 60)

Profª. Ma. Patricia Bihari

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Especialização em Ensino de Biologia pela USP. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara. Atualmente é professora de Biologia na Educação Básica II da Rede Estadual de Ensino.

  1. Desenvolvimento e Aprendizagem infantil na contemporaneidade. (Sala: C23. Vagas: 50)

Profª. Ma. Ana Carolina Cavallini

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP. Graduada em Psicologia pela UNESP. Atualmente é psicóloga da Associação Cristiane da Costa. Docente do Centro Universitário Unifafibe e atua como psicóloga clínica.

4. Fora dos armários: discutindo gênero e sexualidade no espaço escolar. (Sala: C22.  Vagas: 70)

Prof. Me.Luiz Henrique Miguel

Graduado em Ciências Sociais pela UFSCAR, participou dos projetos de extensão “Música na Cidade”, “Fórum de Debates” e “Teatro e Audiovisual: reflexões e práticas”.. Atualmente trabalha como consultor sênior em uma empresa especializada em políticas públicas e de cultura. Mestrando em Sociologia pela UFSCar, pesquisando corporalidade e as relações entre travestis de diferentes gerações que se prostituem.

  1. Introdução às Altas Habilidades ou Superdotação: perspectivas e aspectos gerais. (Sala: C32. Vagas: 60)

Prof. Mestrando José Tadeu Acuna

Graduado em Psicologia pela UNESP- Bauru. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP-Bauru. Desenvolve um projeto que investiga as contribuições do psicólogo em parceria com professores de classe comum e do atendimento especializado de escolas municipais de Bauru. Em atuação profissional já desenvolveu trabalhos na área de: orientação profissional com jovens adolescentes; Formação de Professores e funcionários; Educação para a sexualidade.

  1. O espaço escolar e a educação das relações étnico-raciais. (Sala: C25. Vagas: 70)

Profª. Ma. Maria Fernanda Luiz

Psicopedagoga pela Universidade Metodista. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSCAR. Docente na rede estadual e municipal do município de Araraquara. Professora formadora do Projeto Brasil-África/Histórias Cruzadas. Colaborada do Centro de Referência Afro do município de Araraquara. Integrante do NEAB-UFSCAR (Núcleo de estudos afro-brasileiros). Integrante da Comissão de verdade da escravidão – OAB Araraquara. Integrante do CONCEDIR – Conselho de combate à discriminação e ao racismo.

  1. Quando gênero e diversidade sexual vão para a aula: o uso da literatura como espaço de reflexão. (Sala: B11. Vagas: 60).

Proº. Me. Hamilton Édio dos Santos Vieira

Bolsista do CNPQ no Doutorado em Educação pela UFSCAR. Mestre em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara. Licenciatura Plena em História pela Fundação Educacional de Fernandópolis. Cursa Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Participa do grupo de estudos NUSEX (Núcleo de Estudos em Sexualidade) na UNESP de Araraquara. Tem experiência na área de educação básica e superior, e atuação profissional nas seguintes áreas: formação de professores, saberes docentes, educação sexual, relações de gênero, homossexualidades, diversidade sexual e sexualidades.

  1. Os diferentes ambientes de leitura:  descobertas e encantamentos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Sala: C27. Vagas: 100)

Profª. Mestranda Fabiana Fiorim Checconi

Mestranda Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.Centro Universitário de Araraquara, UNIARA, Brasil. Possui especialização nas áreas Gestão e Organização da Escola e Psicopedagogia Institucional. Graduação em Pedagogia- Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva. Coordenadora Educacional – Colégio de Aplicação – Fundação Padre Albino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Membro titular do Conselho Municipal de Educação do município de Catanduva representante da Fundação Padre Albino.

 

Quinta-feira (27/08)

Realização de Oficinas, das 19h às 22h

  1. Dificuldade e Distúrbios de Aprendizagem: uma abordagem para o contexto escolar. (Sala: C27. Vagas: 90)

Profª. Ma. Elisângela Nascimento Iamamoto

  1. A educação inclusiva e o ensino de habilidades de Comunicação Alternativa Aumentativa. (Sala: C23. Vagas: 50)

Profª. Dra. Sandra Cristina Lúcio Vellosa

  1. Produção e Correção de Textos: algumas diretrizes. (Sala: C22. Vagas: 70)

Profª. Ma. Suely Aparecida Zeoula de Miranda

  1. Educação Especial na Perspectiva inclusiva: (re)pensando a quebra de estereótipos (Sala: B11. Vagas: 50)

Profª. Ma. Fabiana Chinalia

  1. 1 2 3 e conte outra vez! Como brincar, cantar e contar histórias no cotidiano da sala de aula. (Sala: C32. Vagas: 50)

Profª., Intérprete de LIBRAS, Daiane Venteu

  1. Direitos humanos: aprender para ensinar. (Sala: C31. Vagas: 50)

Profª. Dra. Adriana da Silva Turqueti

  1. Entre o cuidar e o educar: desafios para a educação da infância. (Sala: C25. Vagas: 50)

Profª. Dra. Michelle Pereira da Silva Rossi

  1. Fazendo arte para aprender: uma proposta lúdica e prazerosa. (Sala: E23. Vagas: 50)

   Profª. Esp.Vânia Borges de Oliveira Senna

  1. Diversidade étnica e representação gráfica: compreendendo a construção da identidade cultural e ambiental dos povos indígenas, por meio da sua arte. (Sala: C26. Vagas: 50)

Profª. Dra. Dulcelaine Tenharim Lopes Nishikawa

 

Sexta-feira (28/08)

Oficinas, das 19h às 22h30

 

1.LIBRAS: uma língua que se vê. (Sala: C22.  Vagas: 60).

Profª. Esp. Belita Heck e Prof. Esp. Fernando Liduvério

2.Alfabetizando com jogos. (Sala: C32.  Vagas: 50)

Profª. Ma. Daiane Roberta Basso Segura

  1. 1 2 3 e conte outra vez! Como brincar, cantar e contar histórias no cotidiano da sala de aula. (Sala: E23. Vagas: 60)

Profª., Intérprete de LIBRAS, Daiane Venteu

  1. A criança na sociedade atual: algumas representações a partir de textos literários. (Sala: C25. Vagas: 50)

Profª. Ma. Paula de Castro Escanuela

 

  1. O início da docência como política de formação de professores. (Sala: C23. Vagas: 50)

Profª. Dra. Ana Beatris Lia Vaccari

 

  1. Discutindo práticas tradicionais no processo de alfabetização. (Sala: C31. Vagas: 50)

Profª. Esp. Sabrina Aparecida Lamas de Castro

 

  1. O uso das tecnologias da informação e da comunicação na promoção da aprendizagem do(a) aluno(a). (Sala: C26. Vagas: 50)

Profª. Ma. Regiane Sedenho de Morais

8 SOROBAN e pessoas com deficiência visual: uma ferramenta lógica para cálculos aritméticos. (Sala: C22.  Vagas: 60)

Prof. Esp. Valdecir Kuhl e Profa. Esp. Tais Regian Desiderio

 

  1. A inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual: implicações e estratégias. (Sala: C27. Vagas: 90)

Profª Drª. Francine Tovo Ortigoso Droggio

17
ago

Em setembro, curso de Ciências Biológicas realiza a V Prática no Pátio!

No dia 03 de setembro, quinta-feira, o curso de Ciências Biológicas irá promover a V Prática no Pátio para comemorar o Dia do Biólogo. O evento acontecerá no Pátio de Entrada da Instituição, das 19h às 22h. Uma vez que 2015 é o Ano Internacional da Luz, a “LUZ” foi o tema escolhido para a atividade. Convidamos todos para prestigiar o evento e para realizar reflexão e discussão do tema!

“No dia 20 de dezembro de 2013, a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015). O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar  a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial.” (Fonte: http://www.unesco.org/)

 

Conheça o blog da Biologia: http://ummeiodecultura.blogspot.com.br/

Acesse também a página do curso no facebook: https://www.facebook.com/BiologiaFSLJaboticabal?fref=ts

7
ago

A SESINFO começa semana que vem! Veja a programação!

A Semana de Estudos do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Educação São Luís começa na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto. As inscrições serão feitas no local e hora do evento, com a taxa de R$10,00. Confira a programação abaixo e participe!

Acesse o link para ouvir o nosso Podcast sobre a Semana:  https://soundcloud.com/podcast-sao-luis/sesinfo

 

 

CARTAZ SESINFO 2015