Ir para o conteúdo

Notícias recentes

13
out

Inscreva-se para o XV Simpósio de Secretariado Executivo Trilíngue!

Essa semana as inscrições para o XV Simpósio de Secretariado Executivo Trilíngue já podem ser feitas! Compareça no Departamento de Marketing da Faculdade São Luís e garanta sua vaga. A taxa de inscrição é de R$15,00.

O Simpósio irá acontecer de 20 a 23 de outubro e trará como tema: “A Resiliência e o Sucesso Profissional”! Confira abaixo a programação completa do evento.

PROGRAMAÇÃO

20-10

Local: Colégio Santo André

19h às 21h

MESA REDONDA

WAGNER CAMPOS - SUPERVISOR DE EXPORTAÇÃO da WEG CESTARI há 23 anos tanto no mercado interno quanto no mercado externo. No Mercado Interno foi supervisor de vendas e no mercado externo, supervisor de Exportação por cinco anos. Responsável por Toda a América Latina, desenvolvimento de eventuais trabalhos na Suíça, Finlândia e Estados Unidos.

FERNANDA UDINAL – Tradutora graduada pela UNESP com especialização em Tradução Língua Inglesa pela Universidade Gama Filho. Possui três anos de experiência como secretária executiva bilíngue no setor público e privado. Também atuou durante sete anos no ensino de idiomas, especialmente da língua inglesa em escolas de idiomas da região. Atualmente trabalha como tradutora no Hemocentro de Ribeirão Preto com os pares de língua português/inglês/português e português/espanhol/português. Conquistou ampla experiência com tradução e versão na área médica e com tradução audiovisual (legendagem). Experiência com a recepção de estrangeiros, como intérprete dentro das modalidades de interpretação consecutiva e sussurrada. Experiência em eventos na organização e recepção de estrangeiros. Atua em colaborações internacionais para tradução de vídeo-aulas focadas no ensino de medicina. Experiência em ministrar aulas, palestras e oficinas em língua portuguesa, produção textual e língua inglesa.

ARIELA POLIDO – SENAC JABOTICABAL – Mestranda em Educação pelo Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, Pós Graduada em Docência para a Educação Profissional pelo Centro Universitário Senac – Santo Amaro, Pós Graduada em Administração da Produção e Gestão da Produtividade pelo Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, Licenciada em Administração pelo Instituto Federal de São Paulo – Campus Sertãozinho, Graduada em Processamento de Dados pela FATEC – Taquaritinga.Docente da Área de Administração e Negócios do Senac São Paulo – Unidade de Jaboticabal desde 2009.Atua na área de Qualidade e Produção das empresas: Citrovita Votorantim em Catanduva, Fugini Alimentos em Monte Alto e Via Néctare Alimentos e Bebidas em Taquaritinga.

MEDIADORA: Profa Me. LUCIANE MIALICK SCADELAI

Coquetel

Minicursos

Data: 21-10

Horário: 19h às 20h30

Sala: D24

Maria Aurora Piffer

Título: Viaje AL Espanõl

Graduação: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IBILCE) – São José do Rio Preto- SP  no curso Letras (Português e Espanhol). Especializações: – “Didática- Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica” e “Docência do Ensino Superior” – Faculdade de Educação São Luís, FESL, Jaboticabal, Brasil. Atuando na função de professora desde 1989.

Data: 21-10

Horário: 21h às 22h30

Sala: E21

Marta Regina Morselli

Título: Atendimento: Recepção e Telefone

Licenciada em Matemática e Ciências. Atuou de 1982 a 1989 na Cia. Industrial de Conservas Alimentícias (CICA), indústria alimentícia nacional especializada no beneficiamento de hortifrutigrangeiros como Secretária da Gerência de Manutenção e da  Diretoria da Empresa. De 1989 até a presente data atua como Secretária da Diretoria da WEG-CESTARI Redutores e Motorredutores S/A, atuando em: Secretaria Social do Diretor Superintendente e Analista de Recursos Humanos para Fazenda do Diretor Superintendente.  Possui cursos em: 5S Housekeeping: curso ministrado pela MB&A Consultoria e Treinamento, versando sobre técnicas de administração de documentos e técnicas de organização; Curso de Suprimento/Aperfeiçoamento Reciclagem Profissional para Secretárias e Curso de aperfeiçoamento em “Secretária Empresarial”.

Data: 22-10

Cinthia Fernandes Ramos

Título: Gestão de Projetos como diferencial competitivo

Mais de 10 anos de experiência com Gestão de Projetos e Processos Organizacionais. Formada em Ciência da Computação pela FUMEC-BH e Implementadora oficial do modeloMPS.BR com experiência em avaliações dos Níveis G, F e E.

Horário: 19h às 20h30

Sala: E21

Ana Maria Garcia Moreno

Título: A empregabilidade e competências exigidos no mercado de trabalho

Horário: 21h às 22h30

Sala: D24

Data: 23-10: Encerramento

Minicurso: Luciane Mialick Scadelai

Pedagoga (FESL), Psicopedagoga (UNIFRAN) e Mestre (FFCLRP –USP)

Professora docente da FESL (Faculdade de Educação São Luís). Desenvolve atividades de Ensino e pesquisa, nas áreas temáticas da Educação Infantil e Fundamental, Dificuldade de Aprendizagem, práticas educacionais, relação professor-aluno, comunicação, relações interpessoais.

Título: Qualidade de vida no trabalho

Horário: 19h às 20h

Sala: D24

EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS:

PROFA AURORA PIFFER E VIVIANE RUIZ –

SALA C11

20h às 20h30

APRESENTAÇÃO MUSICAL

Das 20h30 às 21h

Local: Pátio

30
set

Semana de Estudos de Ciências Contábeis e Administração acontece esse mês!

No início do mês de outubro será promovida a 2ª SECAD – Semana de Estudos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade de Educação São Luís! Do dia 6 a 9 de outubro, os alunos poderão participar de palestras e minicursos que complementarão os conhecimentos passados em salas de aula, abordando assuntos como Liderança, Gestão Empresarial, Educação Financeira, entre outros.

 

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS ONLINE, ATRAVÉS DO LINK: HTTPS://DOCS.GOOGLE.COM/FORMS/D/1EPCVK8KA3TROKEOGFQCQZC12JLQFKVCLS63IPG_JYQO/VIEWFORM?C=0&W=1&USP=MAIL_FORM_LINK

 

O pagamento da taxa vai variar de acordo com os minicursos escolhidos, devendo ser efetuado no Departamento de Marketing da Faculdade São Luís até o dia 3 de outubro. As vagas são limitadas: faça já sua inscrição!

Valores do evento:

1) Palestra de abertura e 01 minicurso: R$ 20,00

2) Palestra de abertura e 02 minicursos: R$ 25,00

3) Palestra de abertura e 03 minicursos: R$ 30,00

Será oferecido um coquetel na sala D11 para todos os participantes, após a realização dos minicursos.

 

Programação Completa:

06 de outubro de 2014 – 19h30 às 21h30

Palestra: Líderes e seu papel nas Organizações Código: PLT1

Local: Cine Teatro Municipal

Palestrante: José Eduardo Fernandes – CONECTA Assessoria e Capacitação

Mini currículo: Mestrando em Educação pela Universidade do Oeste Paulista – Unoeste (2013). Pós Graduado em Administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Negócios e Graduado em Adm de RH pela FBRH – InstitutoHoyller – São Paulo. Docente em cursos de pós-graduação da FAAP, FUNDACE, UFSCAR,UNIFAFIBE, UNIVEM, UNIP e UNIFRAN. Atuou como Coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e consultor organizacional em projetos de intervenção na área de Recursos Humanos. Sócio da CONECTA Assessoria e Capacitação.

07 de outubro de 2014

Palestra: Gestão Empresarial: A Contabilidade como instrumento de apoio Código: PLT2

Local: Auditório da Associação Comercial de Jaboticabal – ACIJA Horário: 20h às 21h30

Palestrante: A confirmar pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC-SP

Minicursos:

  1. Minicurso: A Empregabilidade e Competências Exigidas pelo Mercado de Trabalho

Código: MNC1 Local: Sala E22 Horário:  19h30 às 22h

Palestrante: Ana Maria Garcia-Moreno (Central do Trabalho Recursos  Humanos)

Mini currículo: Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade São Marcos. Possui formação como Psicanalista pela Academia Brasileira de Psicanálise de São Paulo e certificações na área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas com participação em diversos programas de formação, treinamentos, seminários e congressos no Brasil e no Exterior. É Sócia-Proprietária e Responsável Técnico da Central do Trabalho  Recursos Humanos Ltda na cidade de Sertãozinho, SP.

 

  1. Minicurso: Administração para o Século XXI: Novas práticas e novas tendências para lidar com cenários complexos

Código: MNC2 Local: Sala E23 Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Leonardo Augusto Amaral Terra (Administração)

Mini currículo: Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Ciências no programa de Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Doutorando do programa de Administração de Organizações da Universidade de São Paulo e atua nas áreas de desenvolvimento organizacional, administração estratégica, gestão da inovação, gerenciamento de projetos, negociação e enfoque sistêmico na administração.

 

  1. Minicurso: O centro de serviços compartilhados (CSC): uma ferramenta de integração das estratégias administrativas e transacionais.

Código: MNC3 Local: Sala E20 Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Patricia Perez Ferreira Lemes (Nestlé Brasil Ltda)

Mini currículo: Bacharel em Administração no Centro Universitário Moura Lacerda. Pós Graduação – Extensão Universitária – Perícia Contábil pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Pós Graduação – Lato Sensu – Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário SENAC. Atua na área Financeira  em multinacionais. Perita em cálculos financeiros e trabalhistas. Trabalha há 08 anos na empresa Nestlé Brasil Ltda. na área de Finanças e Controladoria.

 

  1. Minicurso: Excel Intermediário

Código: MNC4 Local: Laboratório B 24-A. Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Viviane Cristina Ruiz (Administração)

Mini currículo: Mestrado em Educação Escolar da UNESP de Araraquara – SP, Bacharel em Sistemas de Informação e Especialista em Análise de Segurança Digital, Gestão de Projetos e Didática pela Faculdade de Educação São Luís. Atualmente é docente de cursos de Graduação em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática com ênfase em Informática, Administração de Empresas, Enfermagem e Secretariado Executivo Trilíngue e atua como Tutora de Recursos Tecnológicos nos cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Educação a Distância da Faculdade de Educação São Luís. Membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade de Educação São Luís.

 

08 de outubro de 2014

 

  1. Minicurso: Finanças Pessoais: como organizar as contas do dia a dia.

Código: MNC5 Local: Sala E23 Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Cassio Name Risk (Administração)

Mini currículo: Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Atualmente é consultor financeiro de empresas privadas e professor universitário da Faculdade de Educação São Luís.

 

  1. Minicurso: O Setor Sucroalcoleeiro: desafios atuais e principais tendências

Código: MNC6 Local: Sala E30 Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Julia Cavalheri Tittoto (MARKESTRAT – Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia)

Mini currículo: Mestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, FEA-RP/USP. Graduação em Engenharia Agronômica pela UNESP, Campus de Jaboticabal – SP (2004-2008). Trabalhou na Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto – ABAG/RP, como coordenadora do Programa Educacional & Agronegócio na Escola (mar/2009 a jun/2010). Atualmente trabalha na MARKESTRAT.

 

  1. Minicurso: A Comunicação no Mundo Corporativo

Código: MNC7 Local: Sala E22 Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Simone Antonia Sanfelice (FAJAB)

Mini currículo: Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Especialista em Língua Portuguesa e Estudos Literários pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto (2008). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (2001) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1996). Atualmente é professora da Associação Taned de Ensino Superior.

 

  1. Minicurso: Elaboração de currículo e dicas para participação em entrevistas de emprego

Código: MNC8 Local: Sala E20 Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Tháis Passi Guelfi (Administração)

Mini currículo: Mestre em Administração das Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Áreas de interesse: Gestão Estratégica de Pessoas, Comportamento Organizacional, Mudança Organizacional, Cultura Organizacional, Poder e Liderança, Valores Relativos ao Trabalho.

 

  1. Minicurso: Excel Intermediário

Código: MNC9 Local: Laboratório B 24-A. Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Viviane Cristina Ruiz (Administração)

Mini currículo: Mestrado em Educação Escolar da UNESP de Araraquara – SP, Bacharel em Sistemas de Informação e Especialista em Análise de Segurança Digital, Gestão de Projetos e Didática pela Faculdade de Educação São Luís. Atualmente é docente de cursos de Graduação em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática com ênfase em Informática, Administração de Empresas, Enfermagem e Secretariado Executivo Trilíngue e atua como Tutora de Recursos Tecnológicos nos cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Educação a Distância da Faculdade de Educação São Luís. Membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade de Educação São Luís.

 

09 de outubro de 2014

 10. Minicurso: Controle Estatístico do Processo de Produção: Desafios e Tendências.

Código: MNC10 Local: Sala E20 Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Gustavo Salomão Viana (Administração)

Mini currículo: Bacharel em Administração pela FEA-RP / USP. Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP / USP. Professor universitário de Administração das áreas de Estatística, Administração da Produção e Metodologia Científica.

 

11. Minicurso: A Tributação Nacional e os aspectos da Responsabilidade Tributária na Gestão Empreendedora das Organizações

Código: MNC11 Local: Sala E22 Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Juliana Ferreira Pinto Rocha (Ciências Contábeis)

Mini currículo: Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara/SP (2002); Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP – COGEAE). Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade São Luis de Jaboticabal. Mestre na área de Direito do Estado, subárea de Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2009). É professora universitária e advogada.

 

 12. Minicurso: Educação Financeira (Finanças Pessoais).

Código: MNC12 Local: Sala E23 Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Julio Cesar Bellingieri (Administração)

Mini currículo: Bacharel e Mestrado em Economia (Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara) e cursa Doutorado em Geografia (Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP/Rio Claro). Atualmente, é docente, Coordenador do Curso de graduação em Ciências Contábeis e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças do Centro Universitário UNIFAFIBE (Bebedouro-SP) e docente da Faculdade de Educação São Luís (Jaboticabal-SP).

 

13. Minicurso: Excel Intermediário

Código: MNC13 Local: Laboratório B 24-A. Horário: 19h30 às 22h

Palestrante: Viviane Cristina Ruiz (Administração)

Mini currículo: Mestrado em Educação Escolar da UNESP de Araraquara – SP, Bacharel em Sistemas de Informação e Especialista em Análise de Segurança Digital, Gestão de Projetos e Didática pela Faculdade de Educação São Luís. Atualmente é docente de cursos de Graduação em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática com ênfase em Informática, Administração de Empresas, Enfermagem e Secretariado Executivo Trilíngüe e atua como Tutora de Recursos Tecnológicos nos cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Educação a Distância da Faculdade de Educação São Luís. Membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade de Educação São Luís.

24
set

I Semana das Licenciaturas São Luís acontece semana que vem! Participe!

De 29 de setembro a 2 de outubro será promovida a I Semana das Licenciaturas da Faculdade de Educação São Luís! As inscrições deverão ser feitas no Departamento de Marketing da Instituição, nos dias 24 e 25 de setembro, das 20h30 às 22h, e no dia 26, das 19h às 22h. A taxa de inscrição é de R$15,00.

Atenção: As vagas são limitadas!

Programação Completa:

Segunda-feira (29-09)

Abertura – Evento Cultural “APRENDENDO A SER PROFESSOR: POSSIBILIDADES E LIMITES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES”

Prof. Dr. André Luiz Sena Mariano

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Araraquara), Mestre e Doutor em Educação (na Área de Concentração em Metodologia de Ensino), ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). É Pesquisador Associado ao GEPCIE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais, sediado na Unesp/Araraquara (e onde realiza, atualmente, estágio de pós-doutoramento) e lidera, na UNIFAL-MG, o Grupo de Pesquisa História e Filosofia da Educação, GT/HISTEDBR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, relações de gênero, trabalho docente e formação de professores. Local: Cine Municipal Horário: 19 horas

Terça-feira (30-09)

“DOCÊNCIA EM FORMAÇÃO: RESSIGNIFICANDO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”

Profa. Dra. Marcia Cristina Argenti Perez

Pedagoga (UNESP), Mestre e Doutora em Psicologia (USP), Docente e Pesquisadora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP Araraquara. Coordenadora do GEPIFE – grupo de estudos e pesquisas sobre infância, Família e escolarização (UNESP/CNPq), Tutora do Programa de Educação Tutorial PET Pedagogia( MEC). Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária nas áreas temáticas da Educação, Infância, Ludicidade, Desempenho escolar e Práticas educativas. Local: Cine Municipal Horário: 19 horas

Quarta-feira (01-10)

“A FORMAÇÃO DOS (AS) PROFESSORES(AS) NO ESPAÇO DE TRABALHO: IDENTIDADES, SABERES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS”

Profª. Drª Márcia Regina Onofre e Andressa de Oliveira Martins

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), professora e chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. É professora do curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSCar) e coordenadora de gestão do PIBID da UFSCar. É pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, identidade e saberes profissionais. Andressa de Oliveira Martins – Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos, dedicando-se a área de Formação de Professores, atuando principalmente nos temas referentes a formação inicial, continuada e desenvolvimento profissional docente. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Processos Formativos e Saberes da Docência e do Grupo de Estudos e Pesquisas “Olhares e vozes das profissionais da educação infantil. Foi Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/ CNPQ. Atualmente é bolsista da FAPESP desenvolvendo pesquisas sobre identidade e saberes profissionais.

 

Quinta-feira (02-10)

Exposição dos Trabalhos dos Subprojetos do PIBID/FESL Local: Faculdade de Educação São Luís

Horário: 19 horas

 

Coordenação e Organização da Semana:

Profª Drª. Ana Beatris Lia Vaccari

Coordenadora Institucional PIBID/FESL

Contato: pibid2014@saoluis.edu.br

Faculdade de Educação São Luís Rua Floriano Peixoto, 873 – Centro CEP:14870-370 Jaboticabal – SP

 

15
set

Estão abertas as inscrições para a Semana de Letras!

As inscrições para a XV Semana de Estudos do Curso de Letras já estão sendo feitas! Esse ano, o evento acontecerá de 22 a 25 de setembro e irá abordar o tema: “Sheakespeare: A Literatura e o Leitor”.

A taxa para se inscrever é de R$: 15,00. Os alunos de Letras devem realizar suas inscrições em sala de aula, com seus Docentes. Os estudantes de outros cursos podem se inscrever no Departamento de Marketing da Faculdade São Luís.

Veja a programação completa da Semana de Letras abaixo!

PROGRAMAÇÃO

22 de setembro

Abertura: 19h30

Local: Cine Teatro Municipal

Palestra

A construção do mito trágico pela óptica shakespeareana

Prof. Dr. Luiz Antonio Amaral,

Professor aposentado da UNESP – FCLar – Área de Língua e Literatura Francesas.

Mediação: Profa. Dra. Roseli Batista de Camargo

Coordenadora do curso de LETRAS e professora da área de Língua e Literatura Portuguesa, da Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal/SP

Apresentação teatral

William, eternamente Shakespeare, pelos alunos do Colégio Dom Bosco-COC, de Guariba, SP, sob a orientação e direção da Profª Mª Suely Aparecida Zeoula de Miranda.

 

23 de setembro

19h30

Local: Cine Teatro Municipal

 Mesa-redonda

O Renascimento: Literatura e Filosofia

Análise do contexto ideológico do período Renascentista, traçando um meio dialógico de entendimento do Literário pelo contato com o pensamento filosófico da época.

Prof. Dr.Carlos Eduardo Mangili – PhD em Ciência da Engenharia Ambiental e docente no Curso de Filosofia-FESL.

Profa. Ma. Vanessa de Bello Lins da Rocha

Profa. Ma .   Simone Antonia Sanfelice

 Mediação: Profa Ma. Lígia de Grandi

 24 de setembro

19h30

Local: Cine Teatro Municipal

Cinema e Debate

A tragédia Romeu e Julieta, de Shakespeare – do Renascimento à Modernidade.

Sessão de audiência e de comentários críticos de edição de filmes, tais como Romeu e Julieta, de franco Zeffirelli, Shakespeare Apaixonado, de John Madden, West Side History, de Jerome Robbins e Cartas a Julieta,Gary Winick, que recontam, garantindo a atualização e a permanência do mito trágico renascentista  do amor impossível.

Prof Me. Milton Carneiro Jr.

Profa. Ma. Vanessa de Bello Lins da Rocha

Profa. Ma. Érika Luisa Piza

Mediação: Profa Ma. Lígia de Grandi

25 de setembro

19h30

Local: Cine Teatro Municipal

Sarau Lítero-Musical

Trem Azul,  de Lô Borges: apresentação da música com  tradução em LIBRAS, trabalho didático e artístico desenvolvido pelo Prof. Esp. Alessandro de Souza, junto aos  alunos do 6º. Semestre do curso de Letras, FESL.

Amor….Amor: declamação de sonetos shakespeareanos.

Professores e alunos do Curso de LETRAS da FESL

Realização: Colegiado do Curso de LETRAS

APOIO

Profa. Dra. Lúcia Vasques – Coordenação Geral de Cursos

Profa. Dra. Roseli Batista de Camargo – Coordenação do Curso de Letras

Profa Ma. Lígia de Grandi – Profa. responsável pelo NDE do curso de Letras

Profª Mª Suely Aparecida Zeoula de Miranda,direção, coordenação  e alunos do Colégio Dom Bosco-COC, de Guariba, SP

Profa Ma Daniela Ramos

Agradecimentos

Professores e Alunos do curso de Letras – FESL

Professores convidados

Equipe de Marketing

CTI (Cento e Tecnologia e Informação)

 

 

CARTAZ Semana de Letras

 

25
ago

Faça sua inscrição e participe da XIII Semana da Matemática!

A XIII Semana de Estudos do Curso de Matemática da Faculdade São Luís acontece de 1 a 5 de setembro. Nesta edição, a Semana abordará o tema: “A diversidade e a educação matemática”.

As inscrições devem ser feitas no Departamento de Marketing da Instituição, de 25 a 29 de agosto, e a taxa a ser paga é de R$12,00. Lembramos que receberão o certificado de participação da Semana os alunos que participarem de todas as atividades!

Além das palestras que ocorrerão nos três primeiros dias, os participantes deverão inscrever-se nos minicursos oferecidos nos dias 4 e 5 de setembro. Nesse caso, o aluno poderá realizar dois minicursos. Quem optar pelo minicurso da Profa. Caroline deverá fazer os dois dias correspondentes a ele (04 e 05 de setembro). O curso do professor Thiago será oferecido nos dias 04 e 05, portanto, poderá haver turmas diferentes para os dois dias. O curso da Profa. Joselma apenas será oferecido no dia 05.

Confira a programação completa abaixo e inscreva-se!

XIII SEMANA DA MATEMÁTICA 

Tema da semana: A diversidade e a educação matemática

 

1º- 9 – Palestra de abertura com a Profª. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrin e os alunos graduandos Arthur Parreira Morgado e Estela Okida, da UNESP de Jaboticabal, dos cursos de Zootecnia e Agronomia, com o tema: “Ensino e extensão utilizando a matemática”. No decorrer da palestra, haverá atividades com os alunos.

Minicurrículo -Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Rio Claro (2003), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Ciências, na área de sistemas dinâmicos da Escola de Engenharia de São Carlos, em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente, é professora-assistente doutora da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Jaboticabal. Tem experiência na área de Matemática e Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas com saltos Markovianos, sistemas singulares, sistemas lineares estocásticos e equações de Lyapunov.

Local: Auditório do Colégio Santo André

Horário: 19h30

 

02-9 – Palestra com a Profª Dra. Sandra Cristina Lúcio Vellosa, com o tema: “O processo inclusivo favorecendo o percurso educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais”.

Minicurrículo -Possui o Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Curso de Mestrado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e o Curso de Doutorado em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente, é professora de Educação Especial e da Educação Complementar da Prefeitura Municipal de Araraquara, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Educação Especial e também professora universitária, ambos na Faculdade de Educação São Luís em Jaboticabal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento, educação especial, escola, didática, inclusão, deficiências e tendências pedagógicas.

Local: Auditório do Colégio Santo André

Horário: 19h30

 

03-9 – Palestra com a Profª Esp. Marcia Maria Pires, com o tema: “A escola e os desafios encontrados com o Cyberbullying”.

Minicurrículo: Bacharel em Direito pela FEFIARA – Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara. Especialista em Direito Administrativo Municipal pela UNIRP – Centro Universitário de Rio Preto. Foi Procuradora do Município de Taquaritinga por 8 anos consecutivos. Advogada autônoma militante na área cível há 19 anos. Docente na ETEC Dr. Adail Nunes da Silva – Taquaritinga, há 14 anos. Atualmente, atua na Função de Orientadora Educacional.

Local: Auditório do Colégio Santo André

Horário: 19:30

 

04-9 e 05-9 – Minicurso com o Prof. Esp. Thiago Henrique Caraski – “Fórmulas avançadas do Excel”.

Vagas: 25

Carga-horária: 4 horas

Local: Laboratório de Informática B24-B

Horário: 19h

 

04/9 e 05/9 – Minicurso com a Profª. Esp. Caroline Andrioli Raimundo – “Introdução ao Ciclo Trigonométrico”.

Vagas: 25

Carga-horária: 8 horas

Sala D22

Horário:19h

 

05-9 – Minicurso com a Profª. Esp. Joselma Tarrafil de Sousa – “Desenho Geométrico”.

Vagas: 25

Carga-horária: 4 horas

Sala C12

Horário:19h

 

13 semana da matematica