Ir para o conteúdo

Notícias recentes

23
jun

NAF da São Luís promove palestra em parceria com a Receita Federal.

O curso de Ciências Contábeis, em parceria com a Receita Federal Brasileira, promoveu no dia 16 de junho, às 20h30, as seguintes palestras:

“A destinação do Imposto de Renda para atender o Estatuto da Criança e do Adolescente”, com o Auditor Fiscal João Pedro de Deus.

“Projeto do NAF São Luis (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) em parceria com a Receita Federal”, com o Auditor Fiscal Armando Vicente Medeiros Borges.

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) são iniciativas das instituições de ensino superior de Ciências Contábeis que contam com o apoio da Receita Federal Brasileira, atuando na qualificação do futuro contador por meio da prática, com fundamento em dois pilares: o auxílio ao contribuinte hipossuficiente e a difusão do conhecimento fiscal.

O NAF São Luís será implantado em agosto de 2015, e contará com a participação de alunos do curso de Ciências Contábeis, acompanhados por professores, que prestarão atendimento dando suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda, aos micro empresários individuais e às organizações sem fins lucrativos.

 

NAF (1)

NAF (2)

NAF (3)

NAF (4)

23
jun

Confira as fotos da Exposição promovida pelo curso de Pedagogia

No final de maio desse ano, os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís promoveram uma exposição no Pátio da Instituição, onde foi abordado o tema “Acessibilidade”.

“Alcançar condições de Acessibilidade significa conseguir a equiparação de oportunidades em todas as esferas da vida. Portanto, ao lutar pela Acessibilidade, estamos defendendo um Direito Humano, que é condição sine qua non para que a inclusão social aconteça. Esta consiste em tornarmos a sociedade toda um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e condições, na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.” – Profa. Dra. Sandra Cristina Lúcio Vellosa, docente da disciplina “Educação Inclusiva e Diversidade II” do curso de Pedagogia da Faculdade São Luís.  

 

- (1)

- (2)

- (3)

- (4)

- (5)

- (6)

8
jun

O IV EIC acontece semana que vem!

O IV Encontro de Iniciação Científica do curso de Direito da Faculdade de Educação São Luís vai acontecer nos dias 17 e 18 de junho, na sala C27 da Instituição. As inscrições estão acontecendo no Departamento de Marketing. Participe!

4eic

 

8
jun

Atenção para o Período de Rematrícula!

Rematricula

20
mai

Participe da Semana de Estudos de Filosofia, História e Geografia!

Abordando o tema: “Que Gênero você faz? Reflexões sobre gênero, sexualidade e sociedade”, a Semana de Estudos dos Cursos de Filosofia, História e Geografia vai acontecer de 25 a 28 de maio de 2015.

As inscrições devem ser feitas de 20 a 22 de maio, no Departamento de Marketing da Faculdade de Educação São Luís, com a taxa de R$20,00.

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 25-05, das 19h às 22h.

Palestra: Mulheres e Islam: Paradigmas da Modernidade

Dra. Francirosy Campos Barbosa Ferreira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (2001) e doutorado em Antropologia – Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP (2007). PRODOC IA/UNICAMP (2008-2010). Atualmente é pesquisadora e docente de Antropologia no Dpto Psicologia Social na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP), é coordenadora do GRACIAS – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes; é pesquisadora de dois Projetos Temáticos FFLCH USP financiados pela FAPESP e coordenadora do projeto Pesquisador Regular FAPESP. Sócia efetivo da ABA Associação Brasileira de Antropologia. Pesquisadora do NECI ? Núcleo de Estudos em Contextos Islâmicos (CRIA/ISCTE), Pesquisadora do ÁLIF (UFPA), Pesquisadora do GRAVI e NAPEDRA (USP). Organizadora do livro: Olhares femininos sobre o Islã: etnografias, metodologias e imagens (Hucitec,2010) e co-organizadora da coletânea: Performance – Arte e Antropologia (Hucitec, 2010). Diretora dos vídeos: Allahu Akbar, Sacrifício e Vozes do Islã. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: islamismo, antropologia da performance, antropologia visual, metodologia, mulheres muçulmanas.

Local: Cine Teatro Municipal

Dia: 26-05, das 19h às 22h.

Palestra: O papel da mulher na História: negações e contradições

Dra. Dulce Consuelo Andreatta Whitaker

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967), Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1979), Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1984) e Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Oxford (1986). Atualmente é professora voluntária e colaboradora, atuando na pós-graduação em Educação Escolar do Campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA. É co-editora da revista Retratos de Assentamentos, do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR/UNIARA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura, metodologia, assentamento rural e sociologia rural.

Local: Cine Teatro Municipal

Dia: 27-05, das 19h às 22h.

Palestra: Nas tramas do desejo: refletindo sobre as possibilidades da teoria queer no pensamento social

Ma. Lara Facioli

Graduada e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, participou nos projetos Tecnologias Reprodutivas: maternidade e paternidade em transição (Fevereiro de 2007- Julho de 2009) e Estudos de Gênero e Feministas no Brasil: implicações científicas e sócio-políticas (Julho de 2009 – Março de 2011), ambos sob orientação da professora Lucila Scavone. Neste mesmo período foi integrante do Grupo de Pesquisa Gênero e Cidadania (CNPq/Unesp). Concluiu o mestrado na Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa Cultura, Diferenças e Desigualdades sob orientação do professor Richard Miskolci. O título da dissertação, financiada pela FAPESP é: Conectadas – uma análise de práticas de ajuda mútua feminina na era das Mídias Digitais. Atualmente estuda, no doutorado também da UFSCar, o uso das mídias digitais pelas classes populares no Brasil e atua nas áreas de feminismo, gênero, sexualidade e subjetividades.

Me. Luiz Henrique Miguel

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, participou dos projetos de extensão “Música na Cidade”, “Fórum de Debates” e “Teatro e Audiovisual: reflexões e práticas” sobre a coordenação da professora Ilza Zenker Leme Joly. Neste período foi integrante do grupo de pesquisa Corpo, Sexualidade e Entretenimento coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Leite Junior. Atualmente trabalha como consultor sênior em uma empresa especializada em políticas públicas e de cultura. Está finalizando o mestrado em Sociologia pela UFSCar, pesquisando corporalidade e as relações entre travestis de diferentes gerações que se prostituem.

Local: Cine Teatro Municipal

 

Dia: 28-05, das 19h às 22h.

Exibição de documentário e debate.

Local: Cine Teatro Municipal

Realização: Cursos de Graduação em Filosofia, História e Geografia da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal.

Organização: Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti.

Profa. Ma. Liamar Tuon

Profa. Ma. Rosane Figueiredo

Mais Informações:

Adriana Turqueti: filosofia@saoluis.br

Liamar Tuon: liamartuon@uol.com.br

Rosane Figueiredo: rosanefigueiredo@saoluis.br