Ir para o conteúdo

Notícias recentes

25
ago

Faça sua inscrição e participe da XIII Semana da Matemática!

A XIII Semana de Estudos do Curso de Matemática da Faculdade São Luís acontece de 1 a 5 de setembro. Nesta edição, a Semana abordará o tema: “A diversidade e a educação matemática”.

As inscrições devem ser feitas no Departamento de Marketing da Instituição, de 25 a 29 de agosto, e a taxa a ser paga é de R$12,00. Lembramos que receberão o certificado de participação da Semana os alunos que participarem de todas as atividades!

Além das palestras que ocorrerão nos três primeiros dias, os participantes deverão inscrever-se nos minicursos oferecidos nos dias 4 e 5 de setembro. Nesse caso, o aluno poderá realizar dois minicursos. Quem optar pelo minicurso da Profa. Caroline deverá fazer os dois dias correspondentes a ele (04 e 05 de setembro). O curso do professor Thiago será oferecido nos dias 04 e 05, portanto, poderá haver turmas diferentes para os dois dias. O curso da Profa. Joselma apenas será oferecido no dia 05.

Confira a programação completa abaixo e inscreva-se!

XIII SEMANA DA MATEMÁTICA 

Tema da semana: A diversidade e a educação matemática

 

1º- 9 – Palestra de abertura com a Profª. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrin e os alunos graduandos Arthur Parreira Morgado e Estela Okida, da UNESP de Jaboticabal, dos cursos de Zootecnia e Agronomia, com o tema: “Ensino e extensão utilizando a matemática”. No decorrer da palestra, haverá atividades com os alunos.

Minicurrículo -Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Rio Claro (2003), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Ciências, na área de sistemas dinâmicos da Escola de Engenharia de São Carlos, em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente, é professora-assistente doutora da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – Câmpus de Jaboticabal. Tem experiência na área de Matemática e Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas com saltos Markovianos, sistemas singulares, sistemas lineares estocásticos e equações de Lyapunov.

Local: Auditório do Colégio Santo André

Horário: 19h30

 

02-9 – Palestra com a Profª Dra. Sandra Cristina Lúcio Vellosa, com o tema: “O processo inclusivo favorecendo o percurso educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais”.

Minicurrículo -Possui o Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Curso de Mestrado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e o Curso de Doutorado em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente, é professora de Educação Especial e da Educação Complementar da Prefeitura Municipal de Araraquara, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Educação Especial e também professora universitária, ambos na Faculdade de Educação São Luís em Jaboticabal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento, educação especial, escola, didática, inclusão, deficiências e tendências pedagógicas.

Local: Auditório do Colégio Santo André

Horário: 19h30

 

03-9 – Palestra com a Profª Esp. Marcia Maria Pires, com o tema: “A escola e os desafios encontrados com o Cyberbullying”.

Minicurrículo: Bacharel em Direito pela FEFIARA – Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara. Especialista em Direito Administrativo Municipal pela UNIRP – Centro Universitário de Rio Preto. Foi Procuradora do Município de Taquaritinga por 8 anos consecutivos. Advogada autônoma militante na área cível há 19 anos. Docente na ETEC Dr. Adail Nunes da Silva – Taquaritinga, há 14 anos. Atualmente, atua na Função de Orientadora Educacional.

Local: Auditório do Colégio Santo André

Horário: 19:30

 

04-9 e 05-9 – Minicurso com o Prof. Esp. Thiago Henrique Caraski – “Fórmulas avançadas do Excel”.

Vagas: 25

Carga-horária: 4 horas

Local: Laboratório de Informática B24-B

Horário: 19h

 

04/9 e 05/9 – Minicurso com a Profª. Esp. Caroline Andrioli Raimundo – “Introdução ao Ciclo Trigonométrico”.

Vagas: 25

Carga-horária: 8 horas

Sala D22

Horário:19h

 

05-9 – Minicurso com a Profª. Esp. Joselma Tarrafil de Sousa – “Desenho Geométrico”.

Vagas: 25

Carga-horária: 4 horas

Sala C12

Horário:19h

 

13 semana da matematica

5
ago

Curso de Matemática convida para o lançamento do livro “Pesquisa em educação: desafios à prática docente”.

Convite Lancamento do livro do curso de Matematica

30
jun

Curso de Matemática com ênfase em informática cria a Matemoteca.

No mês de maio, o curso de Matemática com ênfase em informática da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal criou sua Matemoteca. É um espaço onde pode-se utilizar recursos como jogos, materiais concretos, recursos visuais, entre outros, que contribuem para o desenvolvimento das diferentes maneiras de pensar, ligadas ao raciocínio lógico e à capacidade em resolver problemas de qualquer natureza. Esse local privilegiado permite que o aluno do curso de Matemática, ao longo do processo de ensino e aprendizagem da educação matemática, possa ser capaz de:

  • Reconhecer a Matemática como instrumento para ampliar conhecimentos;
  • Utilizar, com eficácia, os conhecimentos matemáticos nas situações do dia-a-dia, como forma de integração com seu meio;
  • Usar estruturas de pensamento que sejam suporte para o conhecimento da própria Matemática e de outras ciências;
  • Valorizar o raciocínio abstrato e a linguagem simbólica como fonte de interpretação de situações reais;
  • Explorar, com autonomia a criatividade, o raciocínio abstrato intuitivo, analógico e lógico/demonstrativo;
  • Ampliar a visão espacial e a percepção das relações de tempo e espaço;
  • Perceber-se como agente de sua própria aprendizagem.

A todos os alunos que criaram os primeiros jogos para compor a Matemoteca, gostaríamos de agradecer por tal empenho e dinamismo. Ao colegiado do curso, juntamente com a Coordenação, também queremos desejar que esse espaço seja muito utilizado no ambiente do processo de ensino e aprendizagem da educação matemática e que muitos frutos sejam colhidos dessa idealização. Esperamos ainda que nosso espaço possa ser utilizado para que novas técnicas de aprendizado da matemática sejam transmitidas aos alunos de forma motivadora e prazerosa.

 

Coordenação e Docentes do Curso de Matemática.

24
jun

Confira as Fotos Vencedoras do Bio na Lente!

Nesse ano o Curso de Ciências Biológicas apresentou uma edição especial do Bio na lente, o Bio na Lente Meio Ambiente no período de 02 a 13 de junho de 2014, que premiou as melhores fotos de conteúdo científico, animais, plantas e paisagens em geral.

Esse evento objetivou incentivar a arte da fotografia, oportunizando o reconhecimento de talentos, bem como despertar no graduando e graduado de Ciências Biológicas o gosto por essa forma de arte. O concurso contemplou os graduandos, graduados e entusiastas (categoria aberta ao público geral, fotógrafos amadores ou profissionais).

De acordo com o regulamento divulgado, a seleção das fotos foi realizada por um Júri Técnico constituído de profissionais que desenvolvam trabalhos engajados com o Meio Ambiente, fotógrafos e professores; e Júri Público onde o internauta associado ao Facebook escolheu a melhor foto, divulgada no álbum de fotos na página do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação São Luís no Facebook (https://www.facebook.com/BiologiaFSLJaboticabal). Nesse caso a foto mais “curtida” foi a vitoriosa.

Após o período de exposição, o Júri Técnico divulgou a foto que apresentou melhor técnica em fotografia, e analisando as fotos mais “curtidas” na página do Curso foi possível identificar a foto vitoriosa. Desse modo, divulgamos os nomes dos participantes a qual as fotos foram vencedoras:

JÚRI TÉCNICO: Carimi Ribeiro Côrtez (egressa do Curso de Ciências Biológicas – Foto 1);

JÚRI PÚBLICO: Bianca Tofanelli Pimenta (aluna do 5º. Semestre do Curso de Ciências Biológicas – Foto 2).

Ambas receberão como premiação, a isenção da taxa do próximo Curso de Extensão que será oferecido no Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação São Luís.

Aproveitando, em nome do Colegiado do Curso, gostaria de agradecer a participação de todos e por prestigiarem o Evento Científico oferecido pela Instituição. E finalmente, parabenizar as fotógrafas premiadas: Carimi e Bianca. Vocês arrasaram!

Profa. Dra. Janaina Fernanda Gonçalves Neto

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas

16
jun

Alunos de Publicidade e Propaganda ficam em 2º lugar no FestIn desse ano!

No início de junho, os alunos do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Luís, Adônis Geraldo Batista, Thiago Souza, Gabriel Gardini e Jônatas Santos ficaram em 2º lugar no 13º FestIn – Festival Universitário de Propaganda do Interior.

Nessa edição, o FestIn incentivou a economia da água, tendo como tema: “Água: Conscientizar para não faltar”. Com organização da APP Ribeirão, o evento reúne, todo ano, estudantes de comunicação para assistirem às palestras e participarem do concurso, e nossos alunos estavam entre eles, como a Agência Everest, apresentando a campanha: “Economizar hoje para não faltar amanhã”.

Nossos alunos comentaram, com entusiasmo, sobre a experiência. Elogiaram o nível e a organização do evento e aprovaram as palestras que trouxeram profissionais conceituados no mercado. Relataram todo o processo pelo qual passaram durante o desenvolvimento do projeto: o pouco tempo, as dificuldades por não residirem perto um do outro e até um roubo não impediram que fizessem um trabalho digno de receber o 2º lugar.

Toda a idealização e produção do projeto foi desenvolvido por eles; spot, fotos, cartazes, tudo foi criação da Agência Everest, com apoio das instalações da São Luís e orientações de Docentes do curso, como o professor de Arte Publicitária, Prof. Márcio Huertas, que foi mencionado com gratidão pelos alunos.

Parabenizamos, como muito orgulho, nossos discentes!