Ir para o conteúdo

Notícias recentes

23
abr

Curso de Pedagogia promove Pesquisa de Campo no próximo sábado!

Nos dias 25 e 26 de abril o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís irá realizar uma viagem de Pesquisa de Campo para Águas de São Pedro, o segundo menor município e segundo maior IDH brasileiro.

A pesquisa de campo a Águas de São Pedro, SP, tem por objetivo levar o aluno a compreender conceitos específicos de Geografia, como paisagem, território, lugar, relevo, altitude, clima, processo de  urbanização, IDH, ( Índice de Desenvolvimento Humano),  conceito de cidade  selo  verde  e azul, desenvolvimento sustentável, turismo ecológico  e  preservação ambiental.
DADOS SOBRE O MUNICÍPIO:

  • Segundo menor município em extensão territorial do Brasil.
  • Segundo maior IDH do Brasil.
  • Não existem indústrias; a cidade tem sua economia voltada exclusivamente ao turismo.
  • Clima temperado, ligeiramente quente (28ºc) no verão e ameno (8ºc), no inverno.
  • Altitude: 470 metros.
  • Não possui aterro sanitário em detrimento da preservação do lençol freático.
  • Não possui cemitério no intuito de conservar as águas medicinais termais.
  • Área territorial: 3,640 km².
  • Hidrografia: Rio Araquá, Lago Limoeiro e Lago das Palmeiras.
  • Vegetação: origem – cerrados e  atual: Mata Galeria (Rio Araquá).
  • População 2.700 habitantes (IBGE, 2014).
  • PIB per capita: R$ 17.948,00 (IBGE, 2014).

 

A Docente responsável pela atividade é a Profa. Ma. Rosane T. Petroróssi de Figueiredo, que leciona a disciplina de Metodologia de Geografia e História no Ensino de Pedagogia. A viagem renderá 20h de AACC aos participantes.

16
abr

Participe do Ciclo de Palestras: Tributação no Meio Empresarial!

O Ciclo de Palestras: Tributação no Meio Empresarial será realizado nos dias 28/04, 26/05 e 09/06, às 19h30, no Auditório do Colégio Santo André.

As inscrições serão feitas apenas por telefone! Ligue para (16) 3209 1800 e fale com o Departamento de Marketing da Faculdade São Luís. Não será cobrado nenhum valor em dinheiro, mas os inscritos deverão entregar 1kg de alimento não perecível no local e horário do evento!

Participe!

 

ciclo

15
abr

Alunos do curso de Matemática desenvolvem Jogos para auxiliar o ensino da disciplina!

Os ingressantes do curso de Matemática com Ênfase em Informática da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal desenvolveram, na disciplina de Geometria Analítica, sob a regência da professora Joselma Tarrafil de Souza, diversos jogos matemáticos que podem atender a aprendizagem de conteúdos programáticos inseridos no dia a dia dos ensinamentos matemáticos pelos docentes, permitindo que a aula se torne mais prazerosa e dinâmica.

Dentre os jogos estão: Torre de Hanói, Geoplanos, Planos Geométricos, Jogos de Dobradura, Ludo, Preencha o Hexágono, Jogo ASMD, Soma, dentre outros. Eles foram construídos com materiais recicláveis e estão disponíveis em nossa Matemoteca. Os jogos foram apresentados em sala de aula. Queremos parabenizar os alunos e a professora Joselma pelo excelente trabalho.

 

Coordenação e colegiado do curso de Matemática com Ênfase em Informática

matematica (1) matematica (2) matematica (3) matematica (4) matematica (5) matematica (6) matematica (7) matematica (8)matematica (9)matematica (10) matematica (11)

9
abr

II Fórum de Educação acontece em abril!

O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís vai promover, esse mês, a segunda edição do Fórum de Educação. Nos dias 22 e 23 de abril, o evento abordará o tema: “Política e Gestão Educacional: momento e movimentos”.

As inscrições serão feitas no Departamento de Marketing da Instituição, entre os dias 14 e 17 de abril, com a taxa de R$15,00. São 500 vagas: não deixe de se inscrever o quanto antes!  O Fórum tem como público alvo: Sindicatos dos Profissionais da Educação, Supervisores de Ensino, Diretores de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Professores e Estudantes envolvidos ou interessados em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Política Educacional.

Confira a programação completa abaixo e participe!

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 22 e 23 de abril

Horário: 19h

Local: Cine Teatro Municipal

 

Quarta-feira (22/04)

 

19h às 19h30       Exposição referente ao Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma política formulada pelo governo federal, estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Pacto tem seus pilares firmados nos seguintes eixos: 1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; 3. Avaliações sistemáticas, e; 4. Gestão, controle social e mobilização.

19h30 às 20h       Solenidade de Abertura

 20h Palestra: As possibilidades e os limites do trabalho de coordenação pedagógica nas escolas públicas paulistas Profª. Drª. Maria José da Silva Fernandes

Atua no cargo de Professor Assistente Doutor, no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências – Campus Bauru. É professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Faculdade de Ciências e Letras – Unesp, Araraquara. É coordenadora de gestão de processos educacionais do PIBID/UNESP.

Realizou os estudos de Mestrado e Doutorado em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuou na Educação Básica em escolas públicas estaduais e municipais em cargos docentes e de gestão escolar. Desde 2002 tem como foco principal de pesquisa o trabalho da coordenação pedagógica na rede pública de ensino, especialmente na rede estadual. Tem vários artigos publicados sobre essa temática em livros e periódicos da área da educação. Desde 2013 coordena um projeto de formação de coordenadores pedagógicos na Faculdade de Ciências, em Bauru.

20h30 Palestra: Gestão democrática na escola e os desafios do diretor escolar

 

Profª. Drª. Adriana Marques Guimarães Dias

Possui mestrado (2003-2006) e doutorado (2010-2015) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. O título da tese nomeou-se “Gestão democrática, educação e cidadania: o que revelam as fontes bibliográficas.” Foi professora da educação básica da rede pública municipal de São José do Rio Preto de 1997 a 2010, atuando por quinze anos na educação infantil. Também atuou como professora da rede privada na FACERES (Faculdade Ceres) em São José do Rio Preto de 2005 a 2010 nas disciplinas referentes à área de Política e Gestão Escolar dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. Atualmente é diretora de escola da mesma rede de ensino, na qual ocupou tal função na maior escola da periferia da cidade composta por adolescentes, jovens e adultos nos anos de 2010 a 2013 e no momento está como diretora de uma escola de educação infantil municipal.

21h Palestra: Gestão Escolar na Escola de tempo Integral: Concepção dos Gestores. Prof. Dr. Antonio Gandini Júnior

Mestre e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba na área de Política e Gestão Educacional. Graduado em Filosofia, com habilitações em Sociologia, História e Psicologia (Licenciatura), Pedagogo. Experiência profissional como professor no ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação (Ensino Presencial e Educação a Distância), docente efetivo da Rede Estadual de Ensino (com atuação na Educação Básica), Consultor de Projetos Sociais (Assessoria e Desenvolvimento de Projetos), Diretor de Escola na Rede Municipal de Bebedouro e Docente dos Cursos de Licenciatura do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB.

21h30 Mediadora

Profª. Ms. Daiane Roberta Basso Fernandes Segura

 

Mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho. Especialista em gestão escolar (2004) e graduada em Pedagogia (1997). Atuou por 10 anos na docência dos anos inicias do ensino fundamental, por 2 anos na coordenação pedagógica e por 4 anos na vice direção de escola pública. Atualmente é professora do ensino superior na Faculdade de Educação São Luís e trabalha na Secretaria Municipal de Araraquara na formação continuada de professores alfabetizadores. Como docente e pesquisadora atua enfatizando principalmente os seguintes temas: Desenvolvimento profissional docente, Didática, Alfabetização e Gestão escolar.

 

Quinta-feira (23/04)

19h às 19h30       Exposição referente ao Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma política formulada pelo governo federal, estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Pacto tem seus pilares firmados nos seguintes eixos: 1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; 3. Avaliações sistemáticas, e; 4. Gestão, controle social e mobilização.

19h30 às 20h       Solenidade de Abertura

20h Palestra: As escolas em suas condições concretas: as políticas de avaliação são apropriadas para avaliá-las? Profª. Drª. Luana Costa Almeida

É doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com período de estágio na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB); mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2008) pela Unicamp e graduada em Pedagogia (2004) pela Unicamp. Fez pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cebrap) com financiamento da FAPESP (2015). Atualmente é professora na graduação em pedagogia na Unicamp e no curso de mestrado em educação na Univás. Atua como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED) da Faculdade de Educação da Unicamp, em projeto financiado pelo Observatório da Educação-CAPES, e no CEM-Cebrap, em projeto CEPID financiado pela FAPESP. Participa da Comissão Editorial da revista Educação e Sociedade (Cedes). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Contexto escolar, Escola, Avaliação Educacional, Formação do Pedagogo.

20h30 Palestra: Possibilidades de atuação do Conselho de Escola em uma unidade de Educação Infantil: relato de experiência Profª. Ms. Renata Fabiana Alexandre
Doutoranda no Programa de pós-Graduação em Educação da UFSCar e mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras- UNESP/Araraquara (2005). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras- UNESP/Araraquara (1998) Experiência na área de educação na docência e na formação continuada, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, profissionalização docente e gestão democrática. Atuação como gestora em escolas de Ensino Fundamental, Educação de campo, Educação Infantil e atualmente em uma escola de Educação Integral na Secretaria Municipal da Educação – Araraquara/SP. Atua como tutora virtual da Universidade Aberta do Brasil/UFSCar.

21h Palestra: O Supervisor de Ensino no contexto da Política e da Gestão Educacional Profª. Drª. Maristela Gallo Romanini

Doutora em Educação pela UNICAMP, na área de Ciências Sociais na Educação, Linha de Políticas Públicas na Educação (2013). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é docente da Faculdade de Itápolis (FACITA), Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga/SP e Supervisora de Ensino – Titular de Cargo – Diretoria de Ensino – Região de Taquaritinga. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Programa Ler e Escrever, Gestão, Formação de Educadores e Políticas Públicas em Educação, além de Coordenação de Oficina Pedagógica.

 

21h30 Mediadora

Profª. Drª. Ana Beatris Lia Vaccari

 

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estudos na área de Política de Educação e Sistemas Educativos, com participação no grupo de pesquisa LAGE (Laboratório de Gestão Educacional). Mestre em Educação Escolar (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP e graduada em Pedagogia (2001). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Sociedade e Educação, Partidos Políticos e Educação; Política e Gestão Educacional. Exerce a função de vice-diretora no município de Araraquara. Atualmente é Coordenadora do Pibid/Capes, docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís, coordenadora pedagógica dos cursos de Especialização a Distância em Administração Escolar, Supervisão Educacional Alfabetização e Letramento, além dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica, modalidade presencial.

 

forum

 

27
mar

Prestigie o lançamento do 2º número do Jornal Literarte!

O Colegiado do Curso de Letras da Faculdade de Educação São Luís tem o prazer de convidar seus alunos para o lançamento do segundo número do jornal Literarte, que apresenta o tema: A educação no século XXI: revendo metas e desafios

O evento irá realizar-se no dia 31/03/2015, a partir das 20h30, nas dependências da Escola de Arte.

Contamos com sua presença!

jornal letras