Ir para o conteúdo

Posts from the ‘Notícias’ Category

26
jun

Aluno da Faculdade São Luís é selecionado para Mestrado Profissional.

O aluno do 3º Semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís, Danilo Fischer, foi selecionado recentemente para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que é o primeiro oferecido em rede nacional pelo Instituto Federal.

Essa seleção contou com mais de 18 mil candidatos inscritos, para 401 vagas em 18 institutos. No nosso estado, São Paulo, o campus é o da cidade de Sertãozinho, que ofereceu 24 vagas, sendo metade para servidores e metade para ampla concorrência, na qual foram mais de 480 inscritos, incluindo o aluno Danilo. A lista de classificados foi divulgada no dia 29 de maio, e Danilo já realizou sua matrícula, iniciando as aulas em agosto desse ano.

Segundo o site oficial (http://profept.ifes.edu.br/), “a EPT compreende os processos educativos, formais e não formais relacionados ao mundo do trabalho e à produção de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, com vistas à integração dos campos do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia. Compreende ainda a gestão em suas dimensões de organização e implementação com um enfoque de atuação que objetiva promover a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir essa formação”.

Para Danilo, a EPT é importante “pois, não se trata de formar mão-de-obra barata para o sistema capitalista, ou de uma escola profissionalizante nos modelos do Sistema S, que perpetue a diferença entre a formação das elites e a formação da classe trabalhadora. A partir da perspectiva do Gramsci, Manacorda, Nosella, Saviani, etc, fala-se muito em desenvolver a omnilateralidade, tendo o trabalho como princípio educativo, de modo que os trabalhadores possam compreender as bases do conhecimento em que esteja assentada sua atividade produtiva e integrando-se ao mundo do trabalho, permitindo aos mesmos o acesso aos bens culturais produzidos pela humanidade e envolvendo-os nas discussões da contemporaneidade e, dessa forma, permitindo tais trabalhadores, integrados ao sistema hegemônico de produção, também possam compreendê-lo, questioná-lo e refletir outras possibilidades, podendo ser dirigentes, visando outro modelo de desenvolvimento político, econômico e social”.

Danilo conta que as aulas e toda a bibliografia do curso foram essenciais para o seu sucesso na realização da prova. “Sem a abordagem do Vygotsky, eu nunca teria compreendido a importância do trabalho para o ser humano desenvolver-se e manifestar-se, por meio dos instrumentos; assim como compreender a questão da infância no Brasil, por meio das obras de caridade e assistencialistas, visando desenvolver uma habilidade profissional no indivíduo para tirá-lo da marginalidade. Isso foi fundamental para compreender a dualidade educacional que a prova tanto cobrou”, diz.

Além do curso de Pedagogia, Danilo também afirma que a licenciatura em História, também cursada por ele na Faculdade São Luís, foi de suma importância. “A Profa. Liamar (Coordenadora do curso de História), o Prof. Milton, o Prof. Márcio e demais professores do curso de História tornaram-se grandes amigos meus e são fundamentais no meu processo formativo”, conclui o aluno.

Danilo Fischer e Coordenadora de Pedagogia, Profa. Dra. Fabiana de Souza Stesse

5
jun

Curso de Direito promove minicurso de Direitos Humanos.

A Frente de Direitos Humanos e Cidadania, formada por alunos do curso de Direito da Faculdade São Luís, irá promover um minicurso sobre Direitos Humanos nos dias 20 e 21 de junho.

As inscrições serão feitas no pátio da Faculdade, nos dias 5 e 6 de junho com a taxa de R$10,00.

31
maio

Cursos de Ciências Biológicas promovem Semana do Meio Ambiente!

De 5 a 7 de junho de 2017 acontece a Semana do Meio Ambiente, organizada pelos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Faculdade São Luís. Confira a Programação abaixo e participe!

Programação:
Dia 5 de junho das 20h30 às 21h.
Apresentação dos trabalhos das disciplinas de
Ecologia e Zoologia referente aos Problemas Ambietais.
No pátio (cantina).
Dia 6 de junho das 20h30 às 21h.
Entrega de mudas de árvores no pátio.
Dia 7 de junho às 19h
Palestra
“Desafios da Conservação da Biodiversidade
na Unidades de Conservação”.
Palestrante
Dr. Edson Montilha de Oliveira – Biólogo Gestor das Unidades de Conservação no Estado de São Paulo.
Local: sala D18.
 
24
maio

CADIR promove palestra em parceria com a OAB.

No dia 1º de junho acontece a palestra “Democracia em crise no Brasil: alternativas políticas e respostas jurídicas”, promovida pelo CADIR – Centro Acadêmico de Direito, em parceria com a OAB – Subsecção de Jaboticabal – SP e coordenação do curso de Direito da Faculdade São Luís de Jaboticabal.

A palestra será oferecida pelo Prof. Murilo Gaspardo, que na ocasião também lançará o seu livro: “Democracia e Policentrismo do Poder”. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 30 de maio, com a equipe do CADIR, no pátio da Faculdade São Luís, das 20h30 às 21h.

Para realizar a inscrição, deverá ser doado 1 litro de leite, que será repassado à AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Jaboticabal.

O evento ocorrerá no Auditório do Colégio Santo André, às 19h e valerá 4 horas complementares para os participantes. As vagas são limitadas: inscreva-se já!

17
maio

Inscreva-se para a Semana de Geografia!

Com o tema “Os Biomas Brasileiros frente aos Tratados e Protocolos Mundiais”, a Semana de Estudos do curso de Geografia acontece de 29 de maio a 1º de junho de 2017.

As inscrições estão sendo feitas pelos alunos do PIBID do 1º e 5º semestre do curso. O evento tem a taxa de participação de R$20,00 e vai ser realizado às 19h, na sala D30 da Faculdade São Luís.

Veja a programação completa abaixo e participe!

Programação:

Dia 29 de maio: Abertura

Documentário: “A Lei da Água – Novo Código Florestal”.  Produzido por Fernando Meirelles – Filme de André D’Elia – 2015

Dia 30 de maio: Domínios Morfoclimáticos dos Biomas Brasileiros: Tratados e Protocolos Ambientais.

Prof. Especialista Emerson Agnaldo Bulgarelli.

Pós-Graduação Lato Sensu em Geografia Humana – FESL Jaboticabal

Dia 31 de maio: Geografia em Foco: O Processo de Desertificação da Floresta Amazônica.

Prof. Dr. Carlos Eduardo Mangile

Doutor em Ciência da Engenharia Ambiental – Phd

Dia 1º de junho: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Prof. Me. Luciano José Marafante

Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas – Fcav- Unesp – Jaboticabal

Organizadores:

Coordenação: Profa. Ma. Rosane T. Petroróssi de Figueiredo

Prof. Me. Baltazar Fernandes Garcia Filho

Prof. Especialista Eduardo José Chioda

Prof. Me. Leandro Alcasar Rodrigues