Ir para o conteúdo

Posts from the ‘Enfermagem’ Category

9
maio

Semana de Estudos do curso de Enfermagem da Faculdade São Luís terá como tema: Abraços

De 14 a 17 de maio acontece a Semana de Estudos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Educação São Luís, que abordará o tema: “Abraços”. A programação traz para os alunos do curso palestras sobre cuidados gerais, desde o poder do abraço, até sobre o acolhimento às mulheres e portadores de HIV.

As atividades também abrangem os alunos de todos os cursos da Instituição e toda a comunidade jaboticabalense, que poderão realizar testes de HIV gratuitamente no próprio pátio da FESL, além de interagirem nas apresentações de teatro, Biodança e Dança Circular.

As inscrições acontecem no Departamento de Comunicação da Faculdade, de 02 a 11 de maio, e a taxa é de R$20,00. Confira a programação do evento abaixo e participe!

 

TEMA: ABRAÇOS

Segue a programação atualizada – 09/05/2012

14/05/2012 – Segunda-Feira – Abertura

Palestra: “O poder do abraço bem dado”

Palestrante: Wanda Vasco Arena da Costa

Teste Rápido de HIV – Sala B11

Equipe do Ambulatório de DST/AIDS – Jaboticabal

 

15/05/2012 – Terça- Feira

Mini-Cursos

1 – A Nutrição do Paciente Diabético

Palestrante: Ms. Juliana Dias

Sala D33

2 – O Cuidado que Abraça

Palestrante: Taisa Berlingieri

Sala D34

3 – O Acolhimento Perante o Diagnóstico de HIV

Palestrante: Ms. Dario Henrique Teófilo Schezzi

Sala D36

 

16/05/2012 – Quarta-feira

Mini – Cursos

1 – A Assistência de Enfermagem a Mulher Vítima de Violência Doméstica

Palestrante: Ms. Angelina Lettiere

Sala: D33

 

2- O Perfil do Enfermeiro do Trabalho

Palestrante: Enf. Eloisa Martinês Trevizoli

Sala D34

 

3- A Sexualidade no Cuidado de Enfermagem, as Mulheres com Câncer ginecológico e Mamário.

Palestrante: Profa. Ms. Simone Mara de Araujo Ferreira

Sala D36

Interação: Biodança no Pátio da Faculdade São Luís

 

17/05/2012 – Quinta-feira

 

Palestra – O Teatro como Estratégia Pedagógica na Educação em Saúde

Palestrante: Profa. Ms. Andresa Araújo

Apresentação do Grupo de Teatro – Equipe Saúde da Família de Córrego Rico

Encerramento: Integração com Dança Circular no Pátio da Faculdade

Professora: Profa. Adriana Alves

5
dez

Curso de Extensão – Enfermagem.

24
ago

Alunos do Curso de Enfermagem assistem a palestra sobre Acupuntura

Na noite de 11 de agosto, estudantes do curso de Enfermagem assistiram a uma palestra sobre Acupuntura, com o título: “Acupuntura e Ciência – Uma Ferramenta Imprescindível para o Profissional de Saúde”.

O professor do curso de Ciências Biológicas, Luciano José Marafante, iniciou o evento apresentando a todos o palestrante, Prof. Dr. João Eduardo de Araujo.  A apresentação começou com explicações sobre o cenário da acupuntura hoje no Brasil, sua disponibilização nas redes públicas de saúde.

O Prof. João Eduardo contou um pouco da história desse ramo milenar da medicinal tradicional chinesa e explicou também sobre a aplicação da acupuntura em si, com exemplos sobre algumas posições e o modo correto da colocação das agulhas, que fazem toda a diferença no tratamento, determinando sua eficácia.

Para o professor, “a acupuntura tem se mostrado promissora”, e assim, os que pretendem se especializar na área, podem se aventurar sem medo.  Segundo ele, a acupuntura, além de ser uma prática eficaz, é também barata e tudo o que o acupunturista precisa para tirar dores de seus pacientes, é um conjunto com 10 agulhas.

A acupuntura, assim como outros tratamentos naturais, como a fitoterapia, a homeopatia, entre outros, são Terapias Integrativas e Complementares; terminologia da OMS (Organização Mundial de Saúde) e são oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em várias regiões do Brasil. O tratamento consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos no corpo do paciente, para desse modo equilibrá-lo, curando-o ou aliviando os sintomas. Os pontos também podem ser estimulados sem agulhas, como, por exemplo, usando laser de baixa potência.

Os presentes ouviram com atenção todas as informações e participaram ativamente, tirando dúvidas sobre a aplicação da acupuntura em vários casos.

 

O Palestrante

 

O Prof. Dr. João Eduardo de Araujo é Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciências, Especialista em Acupuntura, Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão-Preto – USP, Membro do Conselho Gestor e Presidente do Conselho Científico da SOBRAFISA (Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas).

 

23
ago

Laboratório de Anatomia da Faculdade São Luís recebe novos materiais

Pensando sempre na qualidade do Ensino, a Faculdade de Educação São Luís reestruturou o laboratório de anatomia com novo material didático resinado e moderno. As peças anatômicas são de tamanho natural e ricas em detalhes, oferecendo a visualização da interação anatômica e fisiológica dos órgãos que compõem os sistemas corporais.

O laboratório de anatomia está vinculado aos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem, com objetivo geral de favorecer estudos práticos dos conteúdos ministrados em sala de aula, contribuindo desse modo para o aprimoramento dos conhecimentos práticos nas áreas específicas, complementando a teoria, integrando as disciplinas dos cursos, e desse modo, promovendo a formação básica do aluno.

Para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, os laboratórios são de extrema importância para demonstrar na prática os conceitos, os mecanismos e os sistemas complexos em sua teoria. Desse modo, o laboratório é uma ferramenta essencial para a complementação e para a prática dos conhecimentos para futuros docentes.

Venha conhecer nosso laboratório!

Profa. Dra. Janaina Fernanda Gonçalves Neto
Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas

Fotos: Laboratório

3
ago

Grupo de Estudos sobre Sexualidade Humana – GESEX

Foi instituído, na Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, o Grupo de Estudos sobre Sexualidade Humana – GESEX. Com início em 10 de agosto, o GESEX é um grupo interdisciplinar organizado pela Coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Ms. Andresa Araújo.

A criação do GESEX objetiva promover a troca de experiências e debate de idéias, desenvolvendo estudos e discussões em grupo onde serão abordados assuntos do momento, relacionados à sexualidade em todos os aspectos, até mesmo sociais, econômicos e psicológicos.

A idéia surgiu devido a necessidade dos próprios alunos de Enfermagem de integrar essa temática aos estudos, complementando a grade curricular do curso. E através de um trabalho promovido pela coordenação de Enfermagem, onde são oferecidas orientações sobre o tema em escolas, notou-se a importância dessa iniciativa.

Podem participar todos os alunos de todos os cursos da Instituição, sendo que a participação contará como horas de atividade complementar. Também está aberto para profissionais que trabalham com crianças e adolescentes em instituições, abrigos e escolas. Os encontros acontecerão quinzenalmente, todas as quartas-feiras, das 14h às 15h.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 01 de agosto, das 14h às 22h no Departamento de Comunicação da Faculdade São Luís, pessoalmente ou pelo telefone: (16) 32091800 – Ramal: 1878. São 20 vagas oferecidas.

“A sexualidade é primordial para a vida humana, uma vez que esta auxilia a formar a personalidade de um indivíduo” Profa. Ms. Andresa Araújo.