Ir para o conteúdo

Posts from the ‘Educação Artística’ Category

17
nov

Visite a exposição do Docente do curso de Artes da Faculdade São Luís!

As obras do pintor e professor do curso de Artes da Faculdade São Luís, Paulo Tosta, estão sendo expostas na Faculdade de Odontologia (UNESP), Campus de São José dos Campos, até dia 18 de novembro. A ‘Mostra de Pinturas Óleo sobre tela’, que expõe vários dos belíssimos quadros do artista, também pôde ser apreciada em outubro desse ano, na reitoria da UNESP.

“É uma grande satisfação e orgulho poder levar o nome da minha cidade e da Faculdade São Luís, onde foram iniciados meus estudos em artes, e poder conhecer artistas renomados nos salões, bem como os júris encarregados da valorização e seriedade na hora da escolha e das premiações”, diz o professor.

O artista de Jaboticabal vem sendo reconhecido tanto regional quanto internacionalmente. Seus prêmios mais recentes foram concedidos em junho e julho deste ano, no XXIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, entre outras classificações do interior paulista, como em Araras, e em Piracicaba.

Tenho que agradecer a Deus e aos meus grandes mestres, Ronaldo Boner Junior e Clodoaldo Giovani Martins, ambos ex-alunos desta Faculdade (Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal). Tivemos a honra de tê-los como alunos nessa casa em nosso curso de Artes. São artistas consagrados nacional e internacionalmente.”

Não deixe de prestigiar as obras do Prof. Paulo Tosta. A visitação acontece em horário comercial e tem entrada gratuita.

Perfil do Artista
O Prof. Paulo Antonio Tosta é Docente na FESLJ e formado pela mesma em Desenho e Matemática. Possui obras em outros países como Espanha, Finlândia, Dinamarca, EUA, Peru, Costa Rica, Argentina e Colômbia.

Prêmios conquistados no ano de 2011 nos Salões de Artes:

  • Medalha de Prata – IX SALÃO DE BELAS ARTES DE UBATUBA
  • Prêmio Aquisitivo – 15º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE CATANDUVA
  • Menção Honrosa – XX SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes)
  • Prêmio Aquisitivo PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACICABA, Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, Órgão da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba.
  • Medalha de OURO – ACADÊMICO (Aquisitivo), 29º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro.
  • Prefeitura Municipal de Araras (Aquisitivo), 67º SAAP – ACADÊMICO (Salão Ararense de Artes Plásticas “Antonio Rodini.
19
ago

Alunos do curso de Educação Artística pintam Mural na Faculdade São Luís

 

O processo de criação do painel/mural “Intersecções”, que está sendo pintado no pátio central da Faculdade São Luís, surgiu da reflexão das áreas de conhecimento que envolvem os cursos oferecidos pela Instituição.  A sugestão partiu do Secretário de Graduação, Cesário Martins Neto, que vem acompanhando de perto o passo a passo da produção artística.

Cesário é referência de aluno egresso que dá continuidade aos trabalhos acadêmicos da Instituição: fez parte dos formandos em Arte (Educação Artística) na turma de 1987. Atualmente é o responsável pela mudança estética e paisagística pela qual a Faculdade vem passando.

A adaptação da ideia para o desenho pintado no painel foi desenvolvida pela Profª Daniela Ramos de Lima, docente nos cursos de Arte e Filosofia. Segundo ela, a imagem procura mostrar as personalidades que revolucionaram as ciências físicas e humanas, as quais trouxeram um novo olhar para o século anterior.

“O século XXI ainda é muito jovem. O mundo atual precisa voltar-se para essas descobertas do passado para compreender o que hoje vivemos. O período entre os séculos XIX e XX é de extrema produção e por isso foi difícil elencar um ou outro pensador. A saída foi rever os cursos oferecidos pela Faculdade e estabelecer ligações entre as atividades acadêmicas das várias áreas. Procurei selecionar as imagens, respeitando, em alguns casos, o próprio repertório gestual contido em cada uma delas. Um exemplo é o retrato de Picasso com uma das mãos na testa. O gesto do artista nos mostra o olhar desafiador e apocalíptico daqueles que passaram por uma transição de século e desafiaram e teorizaram as grandes mudanças impostas pelas novas visões de mundo”, conta a professora.

Além de Pablo Picasso, Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Sigmund Freud, Albert Einstein e os brasileiros Carlos Drummond de Andrade, Paulo Freire e Tarsila do Amaral compõem o time dos escolhidos.

A pintura do mural vem acontecendo graças ao empenho do grupo de alunos do último ano do curso de Educação Artística e da supervisão dos professores Paulo Tosta e José Ruiz Sanches. A coordenadora do curso, Profª Nicéia Aparecida Penharbel Nogueira, comenta que as razões que enriquecem essa atividade dos alunos são diferentes e extremamente expressivas: de um lado, o vigor artístico de cada um dos graduandos em Arte e, de outro, a angústia que pelo fim de uma jornada de aprendizagem e troca de experiências vividas nestes três anos de curso. “O gesto é uma busca por tornar permanente a passagem deles pela Faculdade”, concluiu Nicéia.

A atividade faz parte dos eventos que integram a Semana do Artista, uma homenagem da Faculdade São Luís à Arte, manifestação e expressão humana tão lembrada nessa época do mês de agosto. Para saber mais sobre os outros eventos que integram a semana e estão sendo preparados pelo Colegiado de Artes da Instituição acompanhe também o blog e a página da Faculdade nas redes sociais.