Ir para o conteúdo

Posts from the ‘Pedagogia’ Category

18
ago

Inscreva-se para a Semana da Pedagogia!

A Semana de Estudos do Curso de Pedagogia da Faculdade São Luís vai acontecer em 26, 27 e 28 de agosto. O tema escolhido para o evento desse ano é “Saberes docentes e práticas pedagógicas: vivências e reflexões”.

As inscrições serão feitas no Departamento de Marketing da Instituição nos dias 20, 21, 24 e 25 de agosto, com a taxa de R$20,00.

Nessa edição do evento, os participantes deverão escolher entre as diversas opções de atividades e palestras durante os dias. As vagas são limitadas, então confira a programação completa, escolha sua atividade e inscreva-se!

Coordenação e Organização da Semana

Profª Drª. Adriana da Silva Turqueti

Profª Drª. Fabiana Cristina de Souza Stesse

Profª. Ms. Márcia Ferreira de Castro

 

Contatos: pedagogia@saoluis.br

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Quarta-feira (26/08)

Cerimônia de abertura – 19h às 19h30

I Mostra de Brinquedos e jogos Pedagogia/ Brinquedoteca/ – Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal

Nos dias 26 e 27 de agosto, será possível visitar e apreciar o Trabalho Acadêmico – Mostra de brinquedos e jogos confeccionados pelos alunos dos 5º semestres do Curso de Pedagogia (1º s/2015).  O Trabalho Acadêmico, coordenado pela docente, Profa. Fabiana Chinalia, na disciplina de “Jogos e Recreação”, propõe um estudo com atividades de pesquisa de campo, junto à realidade educacional, para a confecção de brinquedos e jogos, recorrendo ao reaproveitamento de materiais de sucata, adequados às necessidades de desenvolvimento de crianças nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais).

CICLO DE PALESTRAS

1ª palestra:  19h30 às 20h30  2ª palestra:  21h às 22h

Local: Faculdade São Luís – Salas de aula

  1. Ouvir alunos e repensar práticas: contribuições para formação e atuação docente. (Sala: E23. Vagas: 70)

Profª. Ma. Isabela Vicenzo Sgobbi

Doutoranda em Educação pelo Instituto de Biociências, UNESP Campus de Rio Claro. Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras – UNESP campus de Araraquara. Bolsista Capes durante o Mestrado. Graduada em Pedagogia pela UNESP Araraquara. Bolsista CNPq durante a graduação.

  1. A metodologia de projetos de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Sala: C31. Vagas: 60)

Profª. Ma. Patricia Bihari

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Especialização em Ensino de Biologia pela USP. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara. Atualmente é professora de Biologia na Educação Básica II da Rede Estadual de Ensino.

  1. Desenvolvimento e Aprendizagem infantil na contemporaneidade. (Sala: C23. Vagas: 50)

Profª. Ma. Ana Carolina Cavallini

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP. Graduada em Psicologia pela UNESP. Atualmente é psicóloga da Associação Cristiane da Costa. Docente do Centro Universitário Unifafibe e atua como psicóloga clínica.

4. Fora dos armários: discutindo gênero e sexualidade no espaço escolar. (Sala: C22.  Vagas: 70)

Prof. Me.Luiz Henrique Miguel

Graduado em Ciências Sociais pela UFSCAR, participou dos projetos de extensão “Música na Cidade”, “Fórum de Debates” e “Teatro e Audiovisual: reflexões e práticas”.. Atualmente trabalha como consultor sênior em uma empresa especializada em políticas públicas e de cultura. Mestrando em Sociologia pela UFSCar, pesquisando corporalidade e as relações entre travestis de diferentes gerações que se prostituem.

  1. Introdução às Altas Habilidades ou Superdotação: perspectivas e aspectos gerais. (Sala: C32. Vagas: 60)

Prof. Mestrando José Tadeu Acuna

Graduado em Psicologia pela UNESP- Bauru. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP-Bauru. Desenvolve um projeto que investiga as contribuições do psicólogo em parceria com professores de classe comum e do atendimento especializado de escolas municipais de Bauru. Em atuação profissional já desenvolveu trabalhos na área de: orientação profissional com jovens adolescentes; Formação de Professores e funcionários; Educação para a sexualidade.

  1. O espaço escolar e a educação das relações étnico-raciais. (Sala: C25. Vagas: 70)

Profª. Ma. Maria Fernanda Luiz

Psicopedagoga pela Universidade Metodista. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSCAR. Docente na rede estadual e municipal do município de Araraquara. Professora formadora do Projeto Brasil-África/Histórias Cruzadas. Colaborada do Centro de Referência Afro do município de Araraquara. Integrante do NEAB-UFSCAR (Núcleo de estudos afro-brasileiros). Integrante da Comissão de verdade da escravidão – OAB Araraquara. Integrante do CONCEDIR – Conselho de combate à discriminação e ao racismo.

  1. Quando gênero e diversidade sexual vão para a aula: o uso da literatura como espaço de reflexão. (Sala: B11. Vagas: 60).

Proº. Me. Hamilton Édio dos Santos Vieira

Bolsista do CNPQ no Doutorado em Educação pela UFSCAR. Mestre em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara. Licenciatura Plena em História pela Fundação Educacional de Fernandópolis. Cursa Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Participa do grupo de estudos NUSEX (Núcleo de Estudos em Sexualidade) na UNESP de Araraquara. Tem experiência na área de educação básica e superior, e atuação profissional nas seguintes áreas: formação de professores, saberes docentes, educação sexual, relações de gênero, homossexualidades, diversidade sexual e sexualidades.

  1. Os diferentes ambientes de leitura:  descobertas e encantamentos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Sala: C27. Vagas: 100)

Profª. Mestranda Fabiana Fiorim Checconi

Mestranda Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.Centro Universitário de Araraquara, UNIARA, Brasil. Possui especialização nas áreas Gestão e Organização da Escola e Psicopedagogia Institucional. Graduação em Pedagogia- Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva. Coordenadora Educacional – Colégio de Aplicação – Fundação Padre Albino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Membro titular do Conselho Municipal de Educação do município de Catanduva representante da Fundação Padre Albino.

 

Quinta-feira (27/08)

Realização de Oficinas, das 19h às 22h

  1. Dificuldade e Distúrbios de Aprendizagem: uma abordagem para o contexto escolar. (Sala: C27. Vagas: 90)

Profª. Ma. Elisângela Nascimento Iamamoto

  1. A educação inclusiva e o ensino de habilidades de Comunicação Alternativa Aumentativa. (Sala: C23. Vagas: 50)

Profª. Dra. Sandra Cristina Lúcio Vellosa

  1. Produção e Correção de Textos: algumas diretrizes. (Sala: C22. Vagas: 70)

Profª. Ma. Suely Aparecida Zeoula de Miranda

  1. Educação Especial na Perspectiva inclusiva: (re)pensando a quebra de estereótipos (Sala: B11. Vagas: 50)

Profª. Ma. Fabiana Chinalia

  1. 1 2 3 e conte outra vez! Como brincar, cantar e contar histórias no cotidiano da sala de aula. (Sala: C32. Vagas: 50)

Profª., Intérprete de LIBRAS, Daiane Venteu

  1. Direitos humanos: aprender para ensinar. (Sala: C31. Vagas: 50)

Profª. Dra. Adriana da Silva Turqueti

  1. Entre o cuidar e o educar: desafios para a educação da infância. (Sala: C25. Vagas: 50)

Profª. Dra. Michelle Pereira da Silva Rossi

  1. Fazendo arte para aprender: uma proposta lúdica e prazerosa. (Sala: E23. Vagas: 50)

   Profª. Esp.Vânia Borges de Oliveira Senna

  1. Diversidade étnica e representação gráfica: compreendendo a construção da identidade cultural e ambiental dos povos indígenas, por meio da sua arte. (Sala: C26. Vagas: 50)

Profª. Dra. Dulcelaine Tenharim Lopes Nishikawa

 

Sexta-feira (28/08)

Oficinas, das 19h às 22h30

 

1.LIBRAS: uma língua que se vê. (Sala: C22.  Vagas: 60).

Profª. Esp. Belita Heck e Prof. Esp. Fernando Liduvério

2.Alfabetizando com jogos. (Sala: C32.  Vagas: 50)

Profª. Ma. Daiane Roberta Basso Segura

  1. 1 2 3 e conte outra vez! Como brincar, cantar e contar histórias no cotidiano da sala de aula. (Sala: E23. Vagas: 60)

Profª., Intérprete de LIBRAS, Daiane Venteu

  1. A criança na sociedade atual: algumas representações a partir de textos literários. (Sala: C25. Vagas: 50)

Profª. Ma. Paula de Castro Escanuela

 

  1. O início da docência como política de formação de professores. (Sala: C23. Vagas: 50)

Profª. Dra. Ana Beatris Lia Vaccari

 

  1. Discutindo práticas tradicionais no processo de alfabetização. (Sala: C31. Vagas: 50)

Profª. Esp. Sabrina Aparecida Lamas de Castro

 

  1. O uso das tecnologias da informação e da comunicação na promoção da aprendizagem do(a) aluno(a). (Sala: C26. Vagas: 50)

Profª. Ma. Regiane Sedenho de Morais

8 SOROBAN e pessoas com deficiência visual: uma ferramenta lógica para cálculos aritméticos. (Sala: C22.  Vagas: 60)

Prof. Esp. Valdecir Kuhl e Profa. Esp. Tais Regian Desiderio

 

  1. A inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual: implicações e estratégias. (Sala: C27. Vagas: 90)

Profª Drª. Francine Tovo Ortigoso Droggio

26
out

Brinquedoteca “BrincAlegria” da Faculdade São Luís promove Oficinas de confecção de Brinquedos Recicláveis em Escola da cidade

 

 

A Coordenadora da Brinquedoteca “BrincaAlegria” da Faculdade de Educação São Luís, Profª. Ms. Fabiana Chinalia, juntamente com a Profa./Brinquedista Vânia Borges de Oliveira Senna estiveram na Escola Profº. “Milton Mattos Braga” uma vez por mês durante o primeiro semestre de 2012 para desenvolver um projeto de confecção de Brinquedos.

O desenvolvimento do projeto ocorreu na última sexta-feira de cada mês do primeiro semestre (março, abril, maio e junho), sendo realizadas oficinas de confecção de brinquedos com materiais recicláveis com cerca de 25 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Visando contribuir com a criatividade, a criação, bem como com outras estruturas cognitivas, as professoras da Brinquedoteca “BrincaAlegria”, desenvolveram com a crianças a confecção de brinquedos envolvendo as seguintes temáticas: água, dengue, dia das mães, festa junina.

Inicialmente, os alunos participaram de uma roda de conversas que teve como tema central “a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente”. Em seguida, foram orientados e convidados a refletir e a praticar ações corretas em relação ao descarte do lixo. Este momento que antecedeu a realização das oficinas com os alunos foi de extrema importância para sensibilizar os alunos sobre a educação ambiental, pois além de estimular a consciência e o comportamento ecologicamente responsável, também proporciona uma ação fora da rotina, integrando aprendizado e diversão.

A Brinquedoteca: “BrincaAlegria” da FESL é um projeto desenvolvido pelo curso de Pedagogia, a fim de criar um espaço para a prática do que é estudado ao longo da disciplina: Jogos e Recreação. Também evidencia junto aos alunos do curso Pedagogia e das outras Licenciaturas a importância da utilização do lúdico na educação escolar, além de prestar serviços à comunidade, promovendo a responsabilidade social e ambiental.

Visa, ainda, a promoção de ações lúdicas e de oficinas de criação/construção para atender crianças nas diversas áreas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, atividades estas que foram desenvolvidas no 1º e 2º semestres de 2012, na escola Profº. “Milton Mattos Braga” com os alunos do 2º ano C.

Aproveitamos para agradecer a Diretora e as professora Luciana Travaini Chinalia pela acolhida e pela oportunidade.

 

 

15
ago

Participe da Semana de Pedagogia da Faculdade São Luís!

As inscrições já estão abertas para a Semana de Estudos do Curso de Pedagogia da Faculdade São Luís, que esse ano acontece de 20 a 23 de agosto! O tema escolhido foi: “Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís: 40 anos formando Educadores”

Com a organização da Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti e da Coordenadora do Curso, Profa. Dra. Fabiana Cristina de Souza Stesse, o evento contará com exposição de trabalhos realizados pelos alunos de Pedagogia, homenagem aos 40 anos de curso, palestras e mais!

Os interessados podem se inscrever no Departamento de Comunicação e Eventos até a próxima sexta-feira, dia 17. A taxa de inscrição é de R$10,00. Lembramos que no dia 21, terça-feira, será solicitada a doação de 1 litro de leite na entrada do evento!

Confira a programação abaixo e participe!

 

Programação

Segunda-Feira – 20 de agosto

Abertura

Celebração de Graça.

Música: Conquistando o Impossível. Apresentação: Dagmá Cristina da Silva e Noemi Angelita Queiro.

Dinâmica de Grupo em Libras: “Pedagogia: a arte de aprender brincando”.

Organização: Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck (Belita).

Descerramento da placa alusiva aos 40 anos do curso de Pedagogia.

Exposição e apresentação de trabalhos dos alunos do curso de Pedagogia.

Local: Pátio Central da Faculdade São Luís.

 

Terça-Feira – 21 de agosto

Homenagem aos ex-alunos do curso de Pedagogia.

Vídeo em homenagem aos 40 anos do curso de Pedagogia.

Palestra: Trabalho Docente no Início da Carreira: Reflexões. Prof. Dr. André Luiz Sena Mariano

Local: Cine Teatro Municipal

Observação Importante: Neste dia será solicitada a doação de 1 litro de leite na entrada.

 

Quarta-Feira – 22 de agosto

Apresentação Cultural: Educação com o coração

Alunos do 3º ano da E.M.E.B Profa. Laídes Trindade – Monte Alto

Organização: Daiane de Fátima Venteu

Palestra: Gênero na educação. Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti

Local: Cine Teatro Municipal

 

Quinta-Feira – 23 de agosto

Resultado e premiação do I concurso Literário do curso de Pedagogia

Palestra: O Poder do abraço bem dado! Enfermeira Wanda Arena

6
jun

Alunos do Curso de Geografia e Pedagogia participaram do VIII CEBIO.

O CEBIO, Colóquio sobre Educação do Curso de Biologia da UNESP de Jaboticabal, é um evento anual, voltado para a formação de professores e alunos; foi realizado na semana de 14 a 18 de maio, no campus da UNESP de Jaboticabal.

Tratou-se de um evento gratuito aberto à comunidade. A configuração do Colóquio partiu das demandas encontradas no campo da educação, especialmente nos estágios desenvolvidos pelos alunos.

 O objetivo do CEBIO é complementar a formação acadêmica de seus participantes que são convidados a refletir criticamente sobre os processos educacionais, contribuindo a atuação no campo da educação e estabelecer um espaço de diálogo de diferentes saberes que compõem o campo educacional.

O VIII CEBIO debateu várias questões relevantes à área da Educação:

  • Ensino Superior – José Marcelino de Rezende Pinto (USP – RP) e Lizete Diniz Ribas Casagrande (USP-RP).
  •   Diversidade Racial na Escola – Prof. Dr. Douglas Verrangia Corrêa da Silva (UFSCAR- Campus de Araras)
  • História de Filosofia da Ciência na formação do Professor  – Prof. Dr. Nélio Bizzo (USP/SP).Educação Ambiental – Prof. Dra. Rosa Maria Tóro Tonissi (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) e Prof. Ms. Daniel Fonseca Andrade (Centro Universitário Barão de Mauá)

Oficinas:

Astronomia – Prof. Dr. Gustavo Rojas (UFSCar)

Sexualidade e o cotidiano escolar Grupo S.E.Ju. (FCAV/UNESP)

Parabém a todos os alunos (as) e professores que participaram do VIII CEBIO. Um parabéns especial ao professor de Geografia Baltazar Fernandes Garcia Filho, que muito empenhou-se para que nossa participação fosse possível!

Profª Ms Rosane T. Petroróssi de Figueiredo

Coordenadora do Curso de Geografia

 

 

17
maio

Palestra – Abertura das comemorações dos 40 anos das Licenciaturas da Faculdade São Luís

No dia 23 de maio, às 19h, no Cine Teatro Municipal, ocorrerá uma palestra com o tema “Os conhecimentos sobre o cuidar da voz com enfoque para os profissionais da educação”. O evento abre as comemorações dos 40 anos de funcionamento dos cursos de Artes, Letras, Geografia, História, Matemática e Pedagogia.

A palestrante é Raquel Aparecida Pizolato, graduada em Fonoaudiologia  pela Faculdade de Odontologia de Bauru- USP, Mestre em Odontologia- UNICAMP (Área de Concentração Fisiologia Oral) e Doutoranda em Odontologia- UNICAMP (Área de Concentração Saúde Coletiva).

Para participar da palestra é preciso levar um litro de leite, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade do Município de Jaboticabal. Será emitido certificado de participação no evento.