Ir para o conteúdo

Posts from the ‘Filosofia’ Category

14
set

Confira como foi a Semana de História, Filosofia e Geografia desse ano!

De 27 a 30 de agosto aconteceu a Semana de Estudos dos cursos de História, Filosofia e Geografia da Faculdade São Luís! O colegiado das graduações escolheu abordar um tema de extrema relevância para os alunos e futuro profissionais: “Violência, Exploração e Exclusão no Brasil Contemporâneo”.

Realizadas no Colégio Santo André, as palestras captaram a atenção de todos. A conferência de Abertura foi apresentada pelo Prof. Dr. Sérgio Kodato, que falou sobre motivação, criatividade e sentido para a vida escolar. A segunda noite chamou bastante a atenção com o relato da experiência da Profa. Maria Aparecida dos Santos, na época da Ditadura Militar no Brasil.

Encerrando as atividades, a Profa. Dra. Regina Aparecida Leite de Camargo discursou sobre a Concentração Fundiária e Violência no Campo. A palestrante passou pela história da vida no campo, contando como a violência passou a acontecer devido, principalmente, aos conflitos por acesso a terra e explicou ainda as origens dos migrantes canavieiros.

“A terra é um bem comum. O acesso a esse bem não pode ser regulado apenas pelo capital. A terra tem que produzir, cumprir a legislação trabalhista e ambiental”, colocou a professora, que acrescentou alguns caminhos para a solução dos problemas da terra, como a reforma agrária, a atualização dos índices de produtividade da terra e a mudança de como é calculada essa produtividade.

A interessante temática da Semana de Estudos contou com a participação de todos os presentes, que ouviram com atenção e colaboraram com perguntas e colocações.

 

 

20
set

Semana de Filosofia, Geografia e História da Faculdade São Luís aborda a Cultura Islâmica

Realizou-se, de 31 de agosto a 02 de setembro, a Semana de Estudos dos cursos de Filosofia, Geografia e História da Faculdade São Luís, que explorou o tema: Identidade, Cultura e Tolerância. Segundo a Profa. Liamar Izilda Tuon, Coordenadora do Curso de História,foi uma Semana inovadora, porque pela primeira vez foi abordado um tema de interesse mundial e que serviu para quebrar muitos preconceitos com relação ao Islamismo”.

A convidada para abrir o ciclo de palestras foi a Profa. Dra. Francirosy Campos Barbosa Ferreira, Doutora e Mestre em Antropologia, que abordou a temática: “Um outro olhar sobre o Islã”. Na conversa com os estudantes, a professora falou principalmente sobre as mulheres dessa cultura. Segundo ela, os islâmicos as respeitam muito, e elas podem, inclusive, trabalhar. Outra curiosidade é o fato de ser permitido a elas pedir o divórcio.

A segunda palestra, “Islamismo em Questão: Análise de Trajetória – Formação, Doutrina e Radicalismo sobre a ótica do século XXI”, foi ministrada pelo Prof. Ms. Fábio Luis Cabral, Graduado em História, mestre e doutor em Ciências Políticas, que explicou questões de poder e a relação da religião com a democracia e sociedade. Ao longo de sua fala, o professor sugeriu o documentário Fahrenheit 11-09, que conta teorias sobre a tragédia do World Trade Center. Falando sobre conflitos políticos que resultam em violência, ele salientou a necessidade de se pensar sobre a democracia na América Latina. “A democracia não é apenas comparecer no dia da eleição e colocar seu voto. É muito mais que isso”, afirmou.

Comentou ainda que a generalização e classificação do povo mulçumano como violento é equivocada, uma vez que os princípios da religião Islâmica são os mesmos de outras, como o catolicismo. “Até a década de 60 e 70 era praticamente proibida a entrada de mulheres na igreja, sem o véu”, exemplificou o professor. Todos os ouvintes se mostraram interessados nessa quebra de padrões, como diz a Profa. Ms. Rosane Terezinha P. de Figueiredo, Coordenadora do curso de Geografia: “A Semana foi um momento de reflexão sobre culturas, religiões e identidades diferentes. Apesar de, neste ano, o desastre com o World Trade Center ter completado 10 anos, os alunos apresentaram mais curiosidade sobre a própria cultura Islâmica.”

Prof. Fábio falou também sobre as práticas religiosas, como as orações feitas, as regras que devem ser seguidas para realizar doações e o jejum ritual, ou Ramadan, praticado durante o nono mês lunar, com o intuito de aprender a ter força de vontade, abandonar vícios e educar-se espiritualmente. De acordo com o palestrante, para o Islamismo, não há controvérsia entre a religião e a ciência. A 1ª civilização a possuir uma biblioteca pública foi a mulçumana, que contribuiu com avanço tecnológico popularizando a ciência e o conhecimento.

Encerrando o evento com chave de ouro, a Semana contou com a presença do Sheikh Ahmad Mazloum, Vice Diretor da Wamy (Assembleia Mundial da Juventude Islâmica). Ele discursou sobre os “Aspectos Gerais do Islamismo e sua contribuição para a Humanidade”, juntamente com Girrad Mahmoud Sammour, advogado e presidente da Mesquita de Barretos – SP. Sheikh Ahmad esclareceu muitas dúvidas dos presentes sobre a religião, os costumes e crenças; foram respondidas questões sobre pecado, conversão, e até mesmo vestimentas.

Para a Coordenadora do Curso de Filosofia, Profª Neusa Mª Fernandes dos Santos, “A troca de experiências entre os palestrantes convidados e os participantes desta Semana de Estudos, Identidade, Cultura e Tolerância, predominantemente alunos e professores da Faculdade, possibilitou o intercâmbio de informações sobre os povos mulçumanos que não nos chegam pela mídia. Também pudemos tirar dúvidas e lidar com a questão de preconceitos.”

Veja abaixo os títulos referentes a temática que estão disponíveis para consulta na Biblioteca da Faculdade São Luís:

ABDALATI, H. O Islam em foco. Centro de Divulgação do Islam para América Latina. [S.l] [s.d]

ALCORÃO SAGRADO. Tradução de Samir El Hayek. Federação das Associações Islâmicas do Brasil. [S.l] [s.d]

AZIM, S. A. A mulher no Islam. São Bernardo do Campo: Makkah. [s.d]

EL AED, S. I. H. O direito dos não-mulçumanos sob um governo islâmico. WAMY – Assembléia Mundial da Juventude Islâmica. [S.l] [s.d]

IBRAHIM, I. A. Um breve guia ilustrado para compreender o Islã. Tradução de Maria Christina da S. Moreira. Londres: Darussalam, 2008.

MOHAMAD, A. Mohamad, o mensageiro de Deus. WAMY – Assembléia Mundial da Juventude. [S.l] [s.d]

SAIFI, H. A. Islam segurança e paz. São Paulo: RG Editores, 2010.

UR-RAHIM, M. A. Jesus, um profeta do Islão. WAMY – Assembléia Mundial da Juventude Islâmica. [S.l] [s.d]