Ir para o conteúdo

Archive for agosto 14th, 2017

14
ago

A Semana da Pedagogia está com inscrições abertas!

A Semana de Estudos do curso de Pedagogia desse ano irá acontecer de 21 a 23 de agosto, com o tema: “45 anos do curso de Pedagogia: REFLEXÕES SOBRE ENSINAR, APRENDER E DESENVOLVER”.

As inscrições estão sendo feitas nas salas de aula do curso, pelas alunas do PIBID, com a taxa de R$20,00.

Lembramos aos participantes que devem levar o folder recebido na inscrição para que suas presenças no evento sejam marcadas.

Confira a programação completa e inscreva-se!

 

PROGRAMAÇÃO

SEMANA DA PEDAGOGIA

Dias: 21/08 a 23/08

Local: Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins.

Endereço: R. São Sebastião, 294 – Centro

 

Segunda-feira (21/08)

Cerimônia de abertura (19h às 19h30)

Espetáculo teatral (19h30 às 20h30):

Clara, Clarisse, Olhos de Botão

Ficha Técnica do Espetáculo: Nome: Clara, Clarisse, Olhos de Botão. Gênero: Drama Adulto – Teatro de Bonecos. Temática: Violência Sexual Infantil. Ator/ Manipulador: Adriano Correia. Ator/Manipulador: Vagner Cotrim. Criação de Adereços/Bonecos: Geraldo Oliveira.

Sinopse: “Clarisse” é mais uma entre tantas meninas que sofrem em silencio, mas não só de violência retrata o espetáculo. O público adentra no universo de amigos de infância que tem como cenário os dramas e conflitos pertinentes ao cotidiano familiar e escolar. O espetáculo ilustra de maneira criativa e realista importantes temas sociais em busca da reflexão do indivíduo/cidadão para as melhorias e providências a serem discutidas em comunidade. O estranhamento causado pelo universo soturno dos personagens alia- se à suas necessidades, sonhos e aflições. Mergulhe nesse excêntrico universo de realidades, destinos cruzados e de caminhos muitas vezes sem volta… Premiações: Indicação para melhor maquiagem e Prêmio especial do júri no XVII FACE; Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete-MG.

 Palestra (20h30 às 21h30):

Saúde física e mental: os benefícios para a educação e qualidade de vida (do educador e do educando)

 Profa. Ma. Lucilaine Nunes Lasaretto

Pedagoga e Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Araraquara, tendo como tema de pesquisa “A formação de Microgrupos e a tribalização do mundo, baseada no socioantropologia de Michel Maffesoli”. Experiências no ensino superior na área de Didática, Filosofia da Educação, Democratização do Ensino e Prática Docente na Educação de Jovens e Adultos. Atua como docente na rede SESI e na EaD da Universidade de Mogi das Cruzes.

 

 

Terça-feira (22/08)

 Apresentação de poesia: William Cesar Serra

 Palestra (20h30 às 21h30):

Gostar de ler é ter companhia fiel!

 Profa. Ma. Márcia Maria Sant’ Ana Jóe

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Mestra em Linguística. Universidade de São Paulo-USP. Especialista em Fundamentos da Cultura e das Artes e em Literatura: Teoria e Crítica pela UNESP. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da rede particular de ensino do Collegium Sapiens. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, análise, pintura, História da Arte, semiótica e literatura.

 

Quarta-feira (23/08)

 Apresentação musical: Thaís Fernanda de Souza

Palestra (20h30 às 21h30):

“Educação” da criança de 0 a 3 anos de idade: desafios e perspectivas.

 Profa. Dra. Muriane Sirlene Silva de Assis

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Especialista em Gestão e Planejamento de Organizações Educacionais; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP. Atualmente é Supervisora de Ensino na Prefeitura Municipal de Araraquara e ocupa o cargo de Gerente da Educação Infantil. Pesquisadora do “GEPIFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização” da UNESP.

 

Quinta-feira (24/08)

Exposição (18h às 19h e 20h30 às 21h)

Local: Pátio de entrada da Faculdade.

 III Mostra de Brinquedos e Jogos – Brinquedoteca/Pedagogia – Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal

No dia 24 de agosto será possível visitar e apreciar a Mostra de jogos confeccionados pelos alunos do 5º semestre do Curso de Pedagogia (1º s/2017). A criação e a construção de brinquedos e jogos é parte das atividades desenvolvidas na disciplina de “Jogos e Recreação”, sob a docência da Profa. Dra. Fabiana Chinalia, que propõe um estudo de atividades de pesquisa, com a revisão da literatura acerca do lúdico na educação escolar. Nesse ano, a proposta focalizou a confecção de jogos nas áreas da Matemática e das Ciências Naturais para alunos das etapas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir do reaproveitamento de materiais de sucata. Uma ficha com a identificação do jogo é anexada à sua embalagem, visando sua utilização no espaço escolar de modo a favorecer experiências lúdicas promotoras de desenvolvimento pleno.

Organizadoras e expositoras: Profa. Dra. Fabiana Chinalia e Profa. Esp. Vânia Borges.

14
ago

Já estão abertas as inscrições para o Nivelamento do 2º semestre.

O Nivelamento é uma atividade complementar gratuita inserida nas horas de AACC [Atividade Acadêmico-Científico Cultural] dos cursos da Faculdade de Educação São Luís e tem a finalidade de desenvolver as habilidades básicas de matemática e língua portuguesa dos alunos, na forma de aula presencial aos sábados.

As aulas são voltadas para os alunos ingressantes a partir do primeiro semestre de 2016, de todos os cursos de Graduação da Instituição. A inscrição é gratuita e deverá ser feita na Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, do dia 14 a 25 de agosto de 2017.

O Nivelamento é composto por aulas presenciais aos sábados das 8h às 12h30 e atividades disponibilizadas para os alunos. Os participantes terão aulas nos seguintes sábados: 26/08 – 02/09 – 16/09 – 23/09 – 30/0.

Para esclarecer qualquer dúvida a respeito do Programa, entre em contato com o CAPE [Centro de Apoio Psicológico e Educacional], de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30, pelo telefone 3209-1800 – Ramal 1889.