Ir para o conteúdo

18 de março de 2011

4

Programa de nivelamento gratuito

1. O que é o Programa de Nivelamento?

É uma atividade complementar obrigatória gratuita inserida nas horas de AACC [Atividade Acadêmico-Científico Cultural] dos cursos da Faculdade de Educação São Luís, tem a finalidade de desenvolver as habilidades básicas de matemática e língua portuguesa dos alunos ingressantes na instituição, ofertada por meio duas linhas de estudos, Numeramento (Matemática – 45h) e Letramento Lingüístico (Língua Portuguesa – 45h), na forma de aula presencial aos sábados.

 

2. O Nivelamento é voltado para quais alunos da Faculdade de Educação São Luís?

Para os alunos ingressantes a partir do primeiro semestre de 2011, de todos os cursos de Graduação: Direito, Administração, Biologia, Comunicação Social, Enfermagem, Filosofia. Geografia, História, Letras, Matemática Pedagogia, Secretariado e Sistema de Informação.

ATENÇÃO! Os alunos que tiverem dúvidas sobre a necessidade de realização do Nivelamento devem entrar em contato com o CPAE [Centro de Apoio Psicológico e Educacional], de segunda- feira a quinta-feira das 13h30 as 16h30, pelo telefone 0800 770 2120 – Ramal 1889.

3. Como é feita a inscrição dos alunos?

A inscrição é gratuita e deverá ser feita na Central de Atendimento, de Segunda-Feira a Sexta-Feira da 13h as 22h, no período de 14/03/2011 a 23/03/2011.

4. Como é feita a inscrição dos alunos veteranos, alunos que ingressaram na Instituição em semestres anteriores a 2011?

Alunos veteranos que não cursaram o Nivelamento terão o direito de participarem do programa e poderão efetuar a inscrição no mesmo período dos ingressantes.

5. Como funciona o Programa de Nivelamento

O Programa Nivelamento é composto por aulas presenciais aos sábados das 8h às 12h30 e atividades disponibilizadas para os alunos. No primeiro semestre os alunos terão aulas nos seguintes sábados: 26/03; 02/04; 09/04; 30/04; 14/05/; 28/05/; 04/06; 11/06; 25/06.

6. Como o aluno fará os seus estudos?

O aluno deverá assistir às aulas, fazer a leitura dos conteúdos das aulas de Matemática e de Língua Portuguesa. Ao final de cada módulo, deverá realizar as atividades correspondentes, compostas por questões de múltipla escolha. O aluno terá a possibilidade de fazê-las até quatro vezes, na tentativa de aumentar o seu aproveitamento em cada atividade.

7. O que o aluno deve realizar para estar apto e concluir o Nivelamento?

1)       O aluno deverá ter 75% de presença;

2)       O aluno deverá participar de 100% das atividades de acompanhamento da aprendizagem por meio de exercícios;

3)       O aluno deverá obter 80% de aproveitamento nas avaliações presenciais que serão realizadas no final de cada módulo.

8. Se o aluno não atingir o percentual de aproveitamento e for considerado “inapto” e “não concluinte”, ele perderá qualquer tipo de bolsa?

Não, a inaptidão do aluno no Nivelamento não irá impactar sobre as bolsas, descontos, financiamentos ou sobre a Bolsa Escola da Família.

9. Haverá algum apoio aos alunos?

Sim. O aluno contará com o apoio da coordenadora do CAPE que o atenderá fornecendo orientações iniciais do nivelamento que, em parceria com a Diretora Acadêmica e Coordenador específico do curso, irá deliberar sobre casos específicos e dúvidas acadêmicas.

Leia mais de Eventos
4 comentários Escrever um comentário
  1. Taís
    mar 21 2011

    Muito importante esse programa, deveria ser estendido aos funcionários que tenham disponibilidade aos sábados.

  2. Sara
    mar 24 2011

    Muito importante mesmo, deveria ser estendido aos alunos que já concluiram, dada a relevante importância da disciplina em qualquer estágio de formação acadêmica.

  3. Fernanda
    mar 24 2011

    estou no 5 semetre e acho que seria interessante para todos os semestre, tenho apenas problema com h. pois trabalho aos sabados até a 13:00h.
    qualquer novidade por favor me envie.
    obrigada.

  4. Thaís
    mar 25 2011

    Achei muito interessante o programa. Porém, infelizmente não poderei participar pelo fato de trabalhar aos sábados no período da manhã. Conheço outras pessoas que pelo mesmo motivo não vão participar.

    Fica uma sugestão: aulas ao sábado à tarde.

    Obrigada!

Postar um comentário.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscrever aos comentários