Ir para o conteúdo

2 de maio de 2017

Curso de Pedagogia promove III FÓRUM DE EDUCAÇÃO.

O III Fórum de Educação, promovido pelo curso de Pedagogia da Faculdade São Luís, irá abordar o tema: “Inclusão e Acessibilidade – Análise e Perspectivas Educacionais”.

Promovido nos dias 17 e 18 de maio, o evento acontecerá no Auditório da Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins (Estadão). As inscrições estão sendo feitas por alunos do PIBID do curso de Pedagogia com a taxa de R$20,00.

As vagas são limitadas: confira a programação e inscreva-se!

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 Quarta-feira (17/05)

 19h às 19h30 Solenidade de Abertura    

 19h30 às 20h Apresentação do Coral Olhos da Alma; Apresentação de Dança: Bailarina Especial .

 20h Palestra: O ensino de leitura e escrita para o aluno com Dificuldade de aprendizagem e Deficiência Intelectual Profa. Dra. Miryan Cristina Buzetti

Pedagoga pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCLAr, 2004). Especialista em Psicopedagogia (2005), Educação Especial (2008) e Planejamento Implementação e Gestão da Educação a Distância (2013). Mestre (2010) e Doutora (2015) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós Doutoranda pela Unesp Marília na área de Educação. Experiência docente na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental com mais de 10 anos), experiência como professora na sala de recursos multifuncional, pedagoga na APAE. Experiência como tutora em cursos na área de Educação e como docente em cursos de Especialização. Publicações na área de dificuldade de aprendizagem – ensino de leitura e escrita – deficiência intelectual- formação de professores.

20h40 Palestra: O papel do intérprete de LIBRAS: Atuação e desafios que vão além da sala de aula.

 Profa. Esp. Daiane de Fátima Venteu

Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Luís. Professora de Educação Especial e Intérprete de LIBRAS da Faculdade São Luís. Atuação como perita judicial (Libras) do Poder Judiciário. Coordenadora Pedagógica do SAEEB (Serviço de Apoio Especializado `a Educação Básica) – Monte Alto- SP. Gerente de Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Monte Alto

 21h20 Palestra: Vivências, sentimentos e experiências de uma mãe com três filhos com deficiência: relato acerca da inclusão escolar

Alessandra Domingues Vicentin

22h Mediadora

Profª. Drª. Sandra Cristina Lúcio VellosaDoutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Mestre em Educação Escolar (2004). Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). É professora de Educação Especial e da Educação Complementar da Prefeitura Municipal de Araraquara. Também, é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Educação Especial e docente na Faculdade de Educação São Luís em Jaboticabal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, desenvolvimento, educação especial, escola, didática, inclusão, deficiências e tendências pedagógicas.

 Quinta-feira (18/05)

 19h às 19h30 Solenidade de Abertura    

 19h30 às 20h Apresentação cultural:  

“Uma história de superação ” com a estudante Ana Cristina Silva Serrano.

 20h Palestra: Adaptação curricular no processo de inclusão escolar Profa. Dra. Márcia Duarte Galvani Graduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade (1999). Mestre (2003) e Doutora (2008) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP (UNESP). É professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down, adaptação e acomodação do currículo escolar, prática pedagógica e formação de professores.

 20h40 Palestra: Adaptações curriculares no contexto das salas de recursos multifuncionais: um estudo de caso municipal

Profª. Ma. Lisiane Fonseca Diogo Flóro

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2011) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2016). É educadora​ nos municípios de Pontal e Sertãozinho, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial e política pública, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, política educacional e currículo.

21h20 Palestra: Inclusão e acessibilidade: limites e possibilidades dos sujeitos com deficiência visual no ensino superior

 Mayra Ribeiro de Oliveira

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Foi Representante Discente da Comissão do Conselho de Departamento de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), da UNESP Franca no ano de 2015. De 2012 a 2014, integrou o Núcleo Agrário Terra e Raiz. De 2012 a 2013, integrou o Grupo Margaridas Alves. De 2012 a 2016, participou do Grupo de Estudos do Mundo do Trabalho e Serviço Social (GEMTSSS). Participou de 2014 a 2016 do Grupo de Estudos Teoria Social de Marx. De 2012 a 2016, participou do Grupo de Estudos de Filosofia e Totalitarismo (GETEFITO. Realizou o Estágio Supervisionado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC) no ano de 2014 e no grupo de extensão universitária CPEUSS, no ano de 2016. Integrou entre 2014 e 2017 o projeto auto-gestionado “Cursinho Popular Irmã Dorothy”, a qual era coordenadora em conjunto com outros discentes, e também como educadora na área de Sociologia e Literatura. Atualmente, é aprimoranda na área de Psiquiatria e Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC) da USP de Ribeirão Preto.

22h Mediadora

Profa. Esp. Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (1983). Formação em Psicopedagogia Institucional (2007) e Psicopedagogia Clinica (2015). Diretora de escola de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Jaboticabal. Professora de LIBRAS da faculdade de Educação São Luís. Experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução.

Realização

NDE do Curso de Pedagogia da Faculdade São Luís de Jaboticabal

Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti

Profa Dra. Fabiana C. de Souza Stesse

Profa Dra. Fabiana Chinalia

 Público Alvo:

Sindicatos dos Profissionais da Educação, Supervisores de Ensino, Diretores de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Professores e Estudantes envolvidos ou interessados no tema Inclusão e Acessibilidade.

 Inscrições limitadas:

400 vagas

Leia mais de Notícias

Comentários serão fechados.