Ir para o conteúdo

30 de junho de 2017

Docente da Faculdade São Luís desenvolve protótipo para portadores de lesão medular.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Educação São Luís, Profa. Dra. Roberta Lucas Scatolim, com orientação do Prof. Dr. João Eduardo Guarnetti dos Santos, recentemente defendeu sua tese de doutorado no curso de Pós-Graduação em Design com Ênfase em Planejamento de Produto da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

O projeto da Docente foi desenvolver um equipamento voltado para usuários de cadeira de rodas, denominado Apoio Eletrônico para os Pés, que tem como principal objetivo reduzir os problemas de circulação decorrentes do uso prolongado de cadeira de rodas.

Para o desenvolvimento desse equipamento, Profa. Roberta contou com ajuda de 14 voluntários para estudar as consequências da lesão medular e do sedentarismo vividas por eles, devido ao longo período sem movimentar os membros inferiores, influenciando no edema (aumento do volume) dos pés e trazendo diversas complicações para a saúde. O desenvolvimento desse projeto passou por coleta de dados, busca por referências, desenvolvimento do equipamento e teste do protótipo com os participantes.

No teste, os voluntários usaram o equipamento durante 50 minutos, sendo que houve diminuição no edema em todos eles, exceto por duas pessoas, que permaneceram com o mesmo volume de água em um dos membros. Assim, com o estudo e a eficiência do Apoio para os Pés, foram confirmadas as contribuições do design ergonômico para melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência física!

Parabenizamos a Profa. Dra. Roberta Scatolim pelo sucesso desse trabalho tão importante!

Acesse a tese “Apoio Eletrônico para os Pés: Uma opção para Portadores de Lesão Medular – Uma Contribuição do Design”:

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150964

Leia mais de Notícias

Comentários serão fechados.