Participe do IV Fórum de Educação!
14/05/2018
Departamento de Marketing
O IV Fórum de Educação, promovido pelo curso de Pedagogia da Faculdade São Luís, será realizado nos dias 28 e 29 de maio. Essa edição contará com o tema: “A formação de professores leitores: interlocuções entre leitura e literatura infantil”.

Inscreva-se na Coordenação do curso de Pedagogia, das 19h às 22h, até o dia 18 de maio. A taxa de participação é de 15,00 e as vagas são limitadas!

Programação

Local: Auditório do Colégio Aurélio Arrobas Martins (Estadão)

Segunda-feira (28- 05)

19h às 19h40 - Solenidade de Abertura    

19h50 às 20h30 - Contação de história por Morada das Histórias.

Compartilhando contos de astúcia e humor e narrativas de humor e poesia. Travessuras, espertezas, adivinhas e sabedorias populares irão estar presentes na apresentação. As respostas inesperadas e certeiras da filha de um pobre homem para perguntas desafiadoras e difíceis de um poderoso czar são os ingredientes principais da saborosa história “A menina inteligente”, uma narrativa tradicional da Rússia recontada pelo escritor Ilan Brenman.

Um jovem lenhador muito pobre se apaixona por sua vizinha, nobre e rica. Mas o pai da moça não concorda com essa união e desafia o rapaz a conseguir três penas de ouro de um terrível dragão. Só assim ele conseguirá provar a força do seu amor. Será que ele vai conseguir ou o dragão irá devorá-lo? “As penas do dragão”, um conto oral da Alemanha, adaptado pela escritora holandesa Arnica Esterl, nos dá notícia dessa impressionante aventura tecida com muita coragem e afeto.

A velhinha que morava dentro da garrafa de vinagre”, uma história tradicional da Inglaterra adaptada por nós a partir dos escritos da pesquisadora inglesa Angela Carter, nos conta as peripécias de uma senhora que vivia insatisfeita com o lugar em que vivia e sonhava em mudar de casa.

Uma menina que tinha receio e se assustava com tudo, preferindo ficar em casa ao invés de brincar de pega-pega ou de amarelinha. “Chapeuzinho Amarelo”, livremente inspirada na obra do escritor e músico Chico Buarque, relata o que aconteceu com esta garota que tinha um pouco de medo e, ao mesmo tempo, muita coragem.

O Morada das Histórias desenvolve atividades de contação de histórias de narrativas orais populares e obras de literatura contemporânea desde 2014. Apresentou-se em diversos espaços de cultura, como: o Sesc Araraquara, o Senac Araraquara, o Espaço Museu do Boneco e foi também contemplado no ano de 2017 no Edital da Prefeitura de Araraquara para realização de sessões de contação de histórias no DAAE.

Atualmente, realiza uma oficina de Laboratório de Histórias para crianças de 05 a 10 anos na Escolinha de Belas-Artes do Espaço Museu do Boneco. Possui também em seu repertório um espetáculo de teatro de bonecos e teatro narrativo dirigido por Márcio Pontes – O Rouxinol e o Imperador. Já realizou também, em 2018, oficinas de arte-educação e contação de histórias para crianças na cidade de São Paulo. Em sua trajetória, tem se apresentado, além disso, em escolas públicas, orfanatos e festas de aniversário nas cidades de Araraquara, São Paulo, Santos, Brazópolis e Conceição da Aparecida (ambas em Minas Gerais).

Um pouco mais sobre nossas atividades:

moradadashistorias.wordpress.com

facebook.com/moradadashistorias

@moradadashistorias (Instagram).

 

20h30 - Palestra: O livro ilustrado, uma breve história do livro infantil.

Semíramis Nery Paterno

A autora nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1956. Estudou desenho aos 12 anos, com o Professor Orfeu Branchini em Ribeirão Preto (SP). Graduou-se em Arquitetura pela FAU Farias Brito (SP) em 1980, tendo realizado seu trabalho de conclusão de curso baseado em 5 artistas gráficos que retrataram a cidade e sua evolução, em seus aspectos urbano, arquitetônico, social e cultural. Foi assistente de arte nos estúdios de Zélio e Ziraldo Alves Pinto. (1980/1983). Trabalhou no departamento de criação em diversas agências de publicidade de Ribeirão Preto. Tornou-se definitivamente ilustradora e autora de livros infantis, com mais de cem títulos publicados para diversas editoras brasileiras: Scipione, Atual, Saraiva, Moderna, Abril, Franco, Lê, Compor, Ática, FTD, Editora do Brasil, Cortez, dentre outras. Pelo seu livro de Imagem DONA TRICOTINA TAPECEIRA/ Editora Lê, ganhou o prêmio da FNLIJ (Altamente Recomendável/1994). Durante 10 anos (2003/2013) foi editora do Caderno Infantil A CIDADE CRIANÇA, suplemento do jornal A CIDADE, de Ribeirão Preto. Ministra cursos, palestras e oficinas em feiras de livro, SESC e Oficina Cultural Cândido Portinari do estado de São Paulo. Frequentou o Atelier de Gravura do Professor Geraldo Lara, durante 3 anos, e continua se dedicando à pesquisa da gravura em metal. Atualmente está produzindo em parceira com Nave Mãe Animações, LIVROS ANIMADOS, a partir de seus livros de imagem.

Informações e trabalhos: www.semipaterno.art.br

21h Palestra: Ler pode ser tão gostoso quanto brincar.

Prof. André Ferreira de Oliveira

Nasceu em Ribeirão Preto, em 1964. Pedagogo, com especialização em psicopedagogia clínica. Iniciou em 1983, no Colégio Pequeno Príncipe como recreacionista. Fundou a Escola Calidoscópio (Ribeirão), atuando durante 10 anos como diretor da Educação Infantil. Em Campinas, foi instrutor pedagógico na Fundação Síndrome de Down. Na  Universidade de Franca exerceu durante 4 anos a função de docente nos cursos de Fonoaudiologia e Pedagogia. Em 2000, retornou ao Colégio Pequeno Príncipe, onde atua como diretor e psicopedagogo, desenvolvendo projetos de Jogos Corporais e atividades ligadas à leitura e escrita. Ministra cursos e oficinas para professores, além de oferecer atendimento psicopedagógico clínico para crianças. É autor de vários livros para o público InfantoJuvenil. Criou o JOGO DA ACESSIBILIDADE (2007) – Ministério da Educação – Ministério das Cidades – MEC. André é colunista na revista “Leque” e colunista do Portal EDUCA2. 

21h30 - Sessão de fotos e de autógrafos.

Os palestrantes irão expor e comercializar suas obras. Diversos livros de literatura infantil estarão disponíveis para venda, os quais:

*Dani Down, Um Menino Legal

O que tem um abraço de tão especial?

Pode ter tudo, se for dado por Dani Down, um menino legal.

* Calma Martim! foi só um dia ruim...

Quem nunca teve um dia ruim? Quem nunca acordou, como se diz, com o pé esquerdo ou de ovo virado? Um dia, Martim acordou assim, tudo parecia dar errado. Ficou preso no transito engarrafado, perdeu a prova para a qual tinha estudado e, na final de um campeonato da escola, bateu um pênalti e chutou pra fora.

Acontece com todo mundo, não é mesmo? Não! Nunca tinha acontecido com Martim.

O menino que colecionava sucessos em tudo que fazia ficou ressabiado, pois estava mal acostumado. De tanto ser paparicado, o menino que só andava de nariz empinado, de repente, ficou cheio de perguntas e, pela primeira vez, descobriu coisas que sempre estiveram bem debaixo do seu nariz.

* Canguri - O destemido

Vão começar os jogos da bicharada!

Bichos de todo planeta chegam às savanas australianas para o emocionante  evento.

No torneio de natação, o crocodilo deve ser o campeão; na ginástica acrobática, dizem, não tem para ninguém, o favorito disparado é o macaco Espoleta acostumado a travessura e piruetas. Na pista, Guepardo é o recordista.Há também o grande saltador: o Canguri. Opa, esperem aí, na casa do Paiguru está o maior rebu. Contrariando a tradição, é no boliche que Canguri quer disputar a medalha de campeão.

* Poemas Siderais

Cinco meninos peraltas,

Cinco meninos sonhadores

Que queriam ser astronautas,

Mas viraram escritores.

Num dia de inspiração,

Viajaram na na imaginação,

Querendo desvendar os mistérios do céu.

Foram para o espaço

Num foguete de papel.

* A Cidade dos Cachorros

"Esta é uma ótima história! Tem cachorros, gatos e ratos; tem a praça onde eles vivem, tem problemas para serem resolvidos, discussões, disputas e... uma bela solução no final! Tudo isso contado de um jeito gostoso, rimado, alegre, como criança gosta!

[...] É, assim, uma história que leva o leitor a um empolgante passeio pelo grande desafio de como viver junto."        

 E outros!!!!!!

Terça-feira (29/05)

19h às 19h50 - Solenidade de Abertura    

19h50 às 20h20 - Apresentação cultural: Todo mundo tem uma história para contar

Alunos/as da escola EMEB Norival Mendes/ Monte Alto

Organização: Daiane de Fátima Venteu

  20h20 - Contação de histórias por Míriam Fontana

1- A EMA E O SONHO, de Cordeiro de Sá

Emas são aves, mas não voam, não nadam, não cantam. Ué, mas então o que a ema da nossa história faz? Ela sonha e isso pode trazer seríssimas consequências.

2 - A COR DA VIDA, de Semíramis Paterno

Duas mães, duas crianças e entre elas as cores variadas. Mas o que era importante para as mães, não era para as crianças. Resultado: confusão, briga, discussão até que ...

Míriam Fontana é atriz, diretora teatral, contadora de história, professora. Tem como formação acadêmica os cursos de Pedagogia e Artes Cênicas pela UNICAMP, e desde 88 integra o Grupo Fora do sériO.  A partir do espetáculo, “Arlecchino”, de Dario Fo, dirigido por Neyde Veneziano, intensificou seus estudos da máscara teatral, da commedia dell’arte, do teatro de rua, o encontro com o espectador contemporâneo, as possibilidades do espaço teatral além do palco, e o exercício da colaboração criativa entre todos da equipe. Trabalhou como professora e coordenadora do Curso de Teatro / Artes Cênicas do Centro Universitário Barão de Mauá de 1998 a 2015 em Ribeirão Preto. Seus trabalhos em direção teatral exaltam a força do ator nos trabalhos que dirige.  São exemplos os espetáculos “Quase um Bibelô”, “Helênica”, “A História do Barquinho”, “O Asno”, “Rei do Mundo”, “Gulliver – um gigante diferente”. Como produtora cultural destaca a realização do I e II Encontros de Teatro de Grupo, na cidade de Ribeirão Preto, a revista Máscara, o vídeo “Viagem ao Mundo da Máscara”, e a gerência artística do Theatro Pedro II (2001–2004). Em 2014/2015 foi integrante da Comissão de Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura do Estado de São Paulo. Recentemente participou do CONADRAMA (Congresso Nacional de Dramaturgia - online) como palestrante. Atualmente tem intensificado sua atuação como contadora de histórias e é Coordenadora do Núcleo dos Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Como atriz está em cartaz com o espetáculo “ferramentas da casa quebrada”, baseado em conto de Nikolai Leskov.

21h Palestra: Como pais que não leem podem transformar os filhos em grandes leitores

Jornalista e escritor: Galeno Amorim

Fundador do Blog do Galeno em 2007, é jornalista e escritor. É presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, palestrante e consultor de políticas públicas do livro e leitura para organismos internacionais. Presidiu a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco) e foi o responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Ministério da Educação e Ministério da Cultura. Até 2015, foi CEO da Árvore de Livros, startup digital, no Rio de Janeiro, do qual foi um dos fundadores. É autor de 17 livros, entre ensaios (como Retratos da Leitura no Brasil 2) e obras de literatura infantil. Foi membro do Conselho Estadual de Leitura nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. É formado em Comunicação Social e possui especialização em Educação e MBA em Marketing (pela Fundação Getúlio Vargas/FGV). Foi secretário de Cultura de Ribeirão Preto (SP) e professor de Ética no Jornalismo (Universidade de Ribeirão Preto) e Políticas Públicas do Livro e Leitura (MBA na Fundação Getúlio Vargas/FGV e na Universidade Estadual Paulista/UNESP). Em 2017, completou 40 de jornalismo. Como repórter atuou em O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e Rede Globo, entre outros. Criou e dirigiu inúmeros programas e instituições ligadas à área, entre os quais o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do qual foi o primeiro coordenador, Ano Ibero-Americano da Leitura (Vivaleitura), Comitê Organizador das Homenagens ao Brasil na Feira do Livro de Franfurt, e Fundação Feira do Livro, a Fundação Palavra Mágica e a Fundação Instituto do Livro, estes três últimos em Ribeirão Preto (SP).

Realização

NDE do Curso de Pedagogia da Faculdade São Luís de Jaboticabal

Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti

Profa Dra. Fabiana C. de Souza Stesse

Público Alvo:

Profissionais da educação e estudantes dos cursos de licenciatura.

Inscrições limitadas:

400 vagas

Participe do IV Fórum de Educação!