Enfermagem

AutorizaçãoPortaria Ministerial nº 2.984 de 18-12-2001, publicada no DOU de 20-12-2001.
ReconhecimentoPortaria Ministerial nº 820 de 30-12-2014, publicada no DOU de 02-01-2015.
PeríodoNoturno
Duração5 anos - 4000 horas)
CoordenadorProfª. Dra. Angelina Lettiere
E-mailenfermagem@saoluis.br
Home Pagehttp://www.saoluis.br/curso/graduacao/enfermagem
Denominação do CursoBacharelado em Enfermagem

Concepção

A Enfermagem é uma prática social que visa o indivíduo no seu conjunto biopsicossocial, sua integração na família e na sociedade, no processo saúde-doença. Seus profissionais atuam na promoção da saúde, na prevenção da doença, no tratamento e reabilitação de pacientes de forma integrada com outros profissionais da área da saúde. O exercício profissional do enfermeiro tem uma abrangência de atividades que tem sido ordenada em quatro grandes grupos: assistenciais, administrativas, educativas e de pesquisa, que são organizadas e regulamentadas por associações de classe e profissionais.

Finalidade

O curso de Graduação em Enfermagem tem como finalidade proporcionar ao educando uma formação, que possibilite o desenvolvimento técnico e científico para a atuação profissional, com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Para isso, tem como base uma concepção interdisciplinar, que possibilita uma visão integral do homem sadio no contexto sócio, econômico e cultural e no seu processo de adoecer. Desta forma, a formação profissional do curso visa atender às reais necessidades de saúde da população, no que diz respeito às competências de enfermagem.

Objetivos Gerais

O objetivo do curso de Graduação de Bacharelado em Enfermagem está em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem e à Lei do Exercício Profissional do Enfermeiro, segundo Conselho Federal de Enfermagem.

Desse modo, o Curso proposto tem como objetivo:

Perfil Profissional Pretendido

O Curso de Graduação em Enfermagem tem como proposta, formar um profissional com uma visão generalista da saúde e capaz de atuar com senso de responsabilidade social, política e ética e com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática profissional. Proporcionar formação técnico-científica pautados em princípios éticos a fim de desenvolver e gerenciar o processo do cuidado de enfermagem, individual e coletivo, na perspectiva da integralidade, do raciocínio clínico e epidemiológico, nos diferentes contextos de prática profissional, em consonância com a realidade social e de saúde. Desta forma, ser capaz de conhecer e intervir sobre as situações de saúde-doença identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes.

Dinâmica do Curso

Para atingir o perfil profissional pretendido, a grade curricular foi organizada de acordo com as áreas de formação propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (Resolução CNE/CES nº. 3, de 7 de novembro de 2001):

I-Ciências Biológicas e da Saúde,

II-Ciências Humanas e Sociais,

III-Ciências da Enfermagem (Fundamentos de Enfermagem, Assistência de Enfermagem, Administração de Enfermagem e Ensino de Enfermagem).

O curso apresenta uma visão da enfermagem, como uma prática em saúde, atuando em interdisciplinaridade com as demais profissões que compõem o contexto de saúde do país e em consonância com as políticas de saúde nacionais.

O profissional enfermeiro deve ter domínio das diferentes práticas assistenciais de enfermagem, com um amplo conhecimento das políticas de saúde vigentes no país, mas ciente das necessidades regionais e locais de saúde. Nesse sentido nosso currículo, apresenta componentes curriculares destinados à área assistencial, administrativa de pesquisa e de educação em saúde. Entendemos que desta forma, estes componentes curriculares possibilitam uma formação profissional voltada para a autonomia do aluno e para o desenvolvimento de uma prática profissional traçada para o perfil do egresso.

Nossa equipe compreende a formação do aluno como um processo integral e contínuo que acompanha o ser humano por toda sua vida, daí seu caráter permanente e construtor de uma constante reflexão sobre os saberes de referência da profissão. Nesse sentido, o currículo do curso foi elaborado de forma a propiciar a reflexão, não apenas como uma possibilidade de reconstrução, mas também de transformação da própria prática profissional. Dessa forma, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, o currículo compõe-se dos componentes curriculares básicos de formação do profissional de Enfermagem e de componentes curriculares voltados a desenvolver habilidades nas áreas ligadas à pesquisa e produção de conhecimento.