Administração

Duração: 04 ANOS
Formação: BACHARELADO
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

O curso de administração pretende transformar alunos em administradores por meio de processos pedagógicos teóricos e práticos capazes de desenvolver habilidades e competências necessárias à gestão eficiente e eficaz das organizações, respeitando valores éticos e morais.

Objetivos do curso

  • Proporcionar ao aluno domínio dos conteúdos teóricos e práticos fundamentais da Administração para que ele possa reconhecer problemas e situações, propor mudanças estratégicas e operacionais, transferir conhecimento etc.
  • Proporcionar ao aluno instrumentação intelectual, cultural e tecnológica para que ele possa analisar de maneira crítica a sociedade e a própria organização.
  • Desenvolver entre os alunos um relacionamento social de cunho cooperativo, de respeito a valores éticos e de participação responsável e criadora, preparando-os para opções conscientes em relação às realidades profissionais.
  • Contribuir para a difusão do conhecimento da gestão de empresas e para o desenvolvimento da economia regional por meio da formação de quadros gerenciais e empreendedores competentes.
  • Ao final do terceiro ano (sexto semestre) o aluno opta por uma das duas Linhas de Formação do Curso: Gestão de Empresas ou Agronegócios.

▪ Linha de formação: Gestão de Empresas 

Preparar empreendedores com capacidade de liderança para enfrentar as mais diferentes situações de mercado, com iniciativa suficiente para interferir na realidade, antecipando-se aos fatos ou adequando-se às novas tendências. Nosso objetivo é preparar os gestores envolvidos em decisões e estratégias, para estabelecer vantagens competitivas num mercado globalizado.

▪ Linha de formação: Agronegócios

Difundir o conhecimento na área de administração e negócios numa das regiões mais desenvolvidas do país. Pretende-se contribuir para a formação de quadros gerenciais especializados em agronegócios. Demonstrar aos alunos a necessidade de uma abordagem adequada aos Agronegócios por meio de desenvolvimento de instrumentos de gestão, coordenação e controle do Sistema Agronegócios e seus subsistemas.

Carreira

Por tratar-se de um profissional multidisciplinar, o administrador pode trabalhar em qualquer tipo de empresa, tornando-se peça indispensável para o acompanhamento das modernas configurações industriais e comerciais. Como exemplo de indústrias onde o administrador pode trabalhar, temos as de alimentos, têxtil, supermercados, distribuidoras, comércio em geral, como empreendedores, em firmas estatais, em governos, consultorias e assessorias, etc.

Diferenciais São Luís

  • Ênfase no empreendedorismo;
  • Participação em projetos de consultoria por meio da Empresa Júnior;
  • Desenvolvimento de pesquisa sobre diversos temas da Administração;

 

 

1º Ano - Semestre 1

 

Informática Aplicada à Administração: 36h

Introdução à Administração: 72h

Macroeconomia: 72h

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico:72h

Métodos Quantitativos Matemáticos: 72h

Noções Gerais de Direito: 36h

Atividades Complementares: 25h

 

1º Ano - Semestre 2

Contabilidade Geral: 72h

Filosofia: 36h

Matemática Financeira: 72h

Microeconomia: 36h

Português Instrumental: 72h

Teorias da Administração: 72h

Atividades Complementares: 25h

 

2º Ano - Semestre 1

Contabilidade e Análise de Custos: 72h

Direito Empresarial e Tributário: 72h

Organização Sistemas e Métodos: 72h

Psicologia nas Organizações: 72h

Sociologia: 72h

Atividades Complementares: 25h

 

 

 

2º Ano - Semestre 2

 

 

Administração de Material e Patrimônio: 72h

Administração Mercadológica: 72h

Comunicação Empresarial: 36h

Finanças Corporativas: 72h

Métodos Quantitativos Estatísticos: 72h

Pesquisa Operacional: 36h

Atividades Complementares: 25h

 

3º Ano - Semestre 1

Administração da Produção: 36h

Administração Financeira e Orçamentária: 72h

Comportamento Organizacional: 72h

Direitos Humanos: 36h

Logística Empresarial: 36h

Sistemas de Informações Gerenciais das Organizações: 72h

Estágio Supervisionado I - Análise Financeira e Mercadológica: 60h

Atividades Complementares: 25h

 

3º Ano - Semestre 2

Administração Estratégica: 72h

Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing: 72h

Gestão de Pequenas e Médias Empresas: 72h

Gestão de Pessoas: 72h

Planejamento e Controle da Produção e de Operações: 72h

Estágio Supervisionado II - Análise de Recursos Humanos de Produção e Serviços: 60h

Atividades Complementares: 25h

 

 

 

4º Ano - Semestre 1

Análise de Risco e Decisão de Investimento:72h

Cultura Africana e Indígena: 36h

Ética nos Negócios: 36h

Gestão da Qualidade Total: 72h

Política de Negócios e Jogos de Empresas: 72h

Trabalho de Conclusão de Curso I: 36h

Estágio Supervisionado III - Elaboração do Projeto de TCC: 60h

Atividades Complementares: 25h

 

4º Ano - Semestre 2

Economia Brasileira: 36h

Elaboração e Análise de Projetos: 72h

Mercado de Capitais: 72h

Negociação Empresarial: 72h

Politica de Educação Ambiental e Gestão Ambiental: 72h

Trabalho de Conclusão de Curso II: 36h

Estágio Supervisionado IV - Elaboração do TCC: 60h

Atividades Complementares: 25h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Nome: Prof. Esp. Carlos Alberto De Vitto
    Formação: Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática. Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal - SP (1990)
    Lattes: http//lattes.cnpq.br/6317216474606283
  • Nome: Prof. Esp. Thiago Henrique Caraski
    Formação: Bacharel em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade Tecnologia Taquaritinga (2004)
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5370646782988498

O Núcleo de Práticas e Pesquisas busca estimular o espírito de pesquisa dos alunos e docentes do Curso de Administração, através de ação integrada entre as atividades teóricas e práticas. O Núcleo integra a Infra-estrutura do curso de Administração, tendo como Coordenador o Prof. Me. Domingos Sávio de Mecenas (nppadm@saoluis.br).

Projetos em Desenvolvimento:

  • Integração de Estágio: Tem como objetivo buscar oportunidades de estágio junto à Comunidade Empresarial e Órgãos Públicos, para serem oferecidas aos alunos da São Luís em seus diversos cursos. Promover a seleção, treinamento e controle das atividades de estágio, essenciais ao desenvolvimento de sua experiência.
  • Planos de Negócio: Em fase de desenvolvimento o "Site Plano de Negócios do Núcleo de Empreendedorismo", vai disponibilizar aos alunos, ou pessoas da sociedade, simular pela Internet planos de negócios, bem como, buscar a capacitação nos cursos de extensão ou oficinas, promovidas pelo Núcleo de Empreendedorismo, desenvolvendo suas habilidades e adquirindo informações necessários para atitudes empreendedoras na busca do sucesso. Atualmente oferecemos orientações aos interessados pessoalmente.

Documentos Oficiais - Estágio/TCC

Links para download

Resolução do Conselho Nacional de Educação

Regulamento das AACCs

Quadro Regulamentar das AACCs

Dicas e links de cursos gratuitos para aquisição das AACCs

CRA-SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo)

Através do PRA (Programa de Relacionamento Acadêmico):

http://www.crasp.gov.br/crasp/WebForms/interna.aspx

iPed (Instituto Politécnico de Ensino a Distância): http://www.iped.com.br/

Cursos na Fundação Getúlio Vargas: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

Fundação Bradesco: http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx

Como enviar documentação para o Supervisor de AACC

Encaminhar via e-mail ao Supervisor de AACC a documentação comprobatória da(s) atividade(s) realizada(s), no seguinte formato:

1. Documento no formato PDF;

2. Documento com a seguinte nomenclatura: Nome Completo_AACC_Curso. Exemplo: José Augusto Gonçalves_AACC_ADM;

3. Em caso de certificados, deverá constar nos mesmos: carga horária trabalhada, título do evento/curso, data da realização, assinatura do responsável com a devida identificação deste.

Endereço de e-mail: aacc1@saoluis.edu.br

Supervisor de Atividade Complementar: Prof. Me. Anderson Ricardo Cornelian

  • Capacidade de atuar nas organizações: reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
  • Capacidade de comunicação: desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais.
  • Capacidade de posicionamento crítico: refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.
  • Capacidade de desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
  • Capacidade de empreender: ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
  • Capacidade de Aprendizagem: desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

O curso de Administração constituiu sua Empresa Júnior no ano de 2002. Existem dois caminhos para a formação da Empresa Júnior:

O primeiro consiste na inscrição de chapas formadas pelos próprios alunos e abertura de votação para eleição.

O segundo corresponde à formação de uma equipe, selecionada por professores, composta de alunos comprometidos com o projeto. No caso da Faculdade São Luís, optou-se pela segunda alternativa, ou seja, criação de uma equipe, como meio de garantir maior probabilidade de sucesso.

Desta forma, são selecionados anualmente oito alunos do curso de Administração com o perfil adequado e com disponibilidade para execução das atividades programadas. Esses alunos têm a missão de estruturar a Empresa Júnior e, fundamentalmente, criar bases para renovação constante de seus quadros.

Os participantes da Empresa Júnior podem usufruir das seguintes vantagens:

  • Oportunidade de gerir uma pequena empresa;
  • Desenvolvimento de habilidades gerenciais;
  • Formação de Networks;
  • Acesso a treinamento profissional;
  • Conhecer o mercado local;
  • Motivação e liderança.


Sobre a composição da Empresa Júnior do curso de Administração:

A Empresa Jr. atualmente é composta por 12 membros, sendo eles 1 presidente, 1 vice-presidente , 2 coordenadores e os demais, são alunos do curso de Administração.

A Empresa participa de vários eventos dentro da Faculdade São Luís, sendo eles sociais, culturais, educacionais, etc.

As reuniões ocorrem sempre no horário do intervalo a fim de discutir melhorias , e projetos a serem desenvolvidos ou já em andamento.

Os projetos são divididos entre os membros para que todos tenham a oportunidade de mostrar seus conhecimentos e habilidades.

Todos os alunos do curso de Administração podem participar da Empresa Jr. desde que estejam comprometidos às responsabilidades a eles determinadas.

Os alunos passam por um processo seletivo e entregam seus respectivos currículos.  Seleciona-se os candidatos que passam por uma entrevista e, após, são chamados a participarem.

Projeto de Extensão - Curso de Administração: Empresa Júnior

As Empresas Juniores são instrumentos essenciais na formação acadêmica e profissional do aluno, possibilitando a utilização de conhecimentos aprendidos em sala de aula e desenvolvendo habilidades valorizadas no mercado de trabalho como: criatividade, trabalho em equipe, liderança etc.

Uma Empresa Júnior é uma Associação “sem fins lucrativos”, constituída por alunos de uma Instituição de Ensino, que visa prestar serviços e desenvolver projetos para empresas, contando com a orientação de professores e profissionais especializados. O conceito surgiu na França em 1967, já é realidade em muitas faculdades brasileiras e constitui-se num empreendimento estimulado e valorizado por representantes do Ministério da Educação (MEC).

Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: ADMINISTRACAO@SAOLUIS.EDU.BR

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Período NOTURNO
Coordenador PROF. ME. DOMINGOS SÁVIO DE MECENAS
Contato administracao@saoluis.edu.br
Reconhecimento PORTARIA MINISTERIAL NO. 3.148 DE 04 DE OUTUBRO DE 2003 (DOU 06-10-2004)
Descrição