Geografia

Duração: 03 anos
Formação: Licenciatura
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

A Graduação em Geografia se propõe a estudar a Terra, sua geografia física, como o clima, o relevo e a vegetação, assim como estudar a relação do homem com o meio.

Objetivos do curso

O curso da Faculdade São Luís se propõe a formar os alunos para atuarem no magistério público ou particular, fazendo deles profissionais em Geografia capazes a trabalhar com a criação das ONGs e órgãos governamentais de planejamento e desenvolvimento, e, continuando os estudos, prestar assessoria e consultoria a empresas que necessitem de estudos geoeconômicos e de relatórios sobre impacto ambiental e áreas de manejo ecológico. Os profissionais formados na São Luís 



Carreira

Os princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade, neste Curso, estão sendo levados em consideração, tendo em vista a realidade regional e o perfil profissional que se pretende formar. Quanto à interdisciplinaridade, por exemplo, o currículo do Curso vai além da mera justaposição de disciplinas; elas se apresentam didaticamente solidárias, permitindo a integração de conhecimentos, competências e valores que permitirão o exercício de cidadania do profissional e a sua inserção flexível no mercado de trabalho. Os conhecimentos se enquadram, ainda, dentro de uma contextualização em que a prática ou experiência do aluno se coaduna com o significado das teorias transmitidas. A flexibilidade da proposta curricular, tal como consta dos objetivos do Curso, será uma alternativa para a adequação e ajuste às flutuações e necessidades do mercado de trabalho, possibilitando ao aluno seu acesso às Escolas públicas e privadas da região.



Diferenciais São Luís

O Curso de Geografia da Faculdade São Luís se propõe a formar alunos (as) para atuarem no magistério público ou particular, como professores PEB II de Geografia. O Curso capacita também para outras funções por meio de concursos públicos para atuarem em órgãos governamentais, como IBAMA, Polícia Ambiental, IBGE, etc., assim como em empresas particulares na área de planejamento e desenvolvimento ambiental. Atualmente, o profissional de Geografia encontra um leque de opções no mercado de trabalho, o que lhe torna singular. Nosso Curso é o único particular na região de Ribeirão Preto e há uma demanda no magistério de professores de Geografia, portanto, esse (a) profissional encontrará com maior facilidade vaga no mercado de trabalho.

 

1º Ano - Semestre 1

Introdução à Ciência Geográfica I: 80h

Geografia Humana: 80h

Elementos de Geologia: 80h

Métodos e Técnicas de Pesquisa: 40h

Geomorfologia: 80h

Sociologia: 40h

TOTAL: 400h

1º Ano - Semestre 2

Introdução à Ciência Geográfica II: 80h

Cartografia I: 80h

Psicologia da Educação: 40h

Geografia da População: 80h

Técnicas Estatísticas Aplicadas à Geografia: 80h

TOTAL: 360h

Atividades Científicas e Culturais: 40h

 

2º Ano - Semestre 1

Geografia do Brasil I: 80h

Cartografia II: 80h

Recursos Hídricos e Meio Ambiente: 40h

Geografia Agrária: 80h

Filosofia e Ética na Educação: 40h

Políticas Educacionais do Ensino Fundamental e Médio: 40h

TOTAL: 360h

Estágio Supervisionado: 100h

Atividades Científicas e Culturais: 40

 

2º Ano - Semestre 2

Geografia Urbana: 80h

Climatologia: 80h

Geografia do Brasil II: 40h

Didática: 80h

Antropologia: 40h

Biogeografia: 40h

TOTAL: 360h

Estágio Supervisionado: 100h

Atividades Científicas e Culturais: 40h

3º Ano - Semestre 1

Geografia Regional I: 80h

Geografia da Indústria: 80h

Cidadania e Educação Inclusiva: 40h

Prática de Ensino de Geografia I: 80h

Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento: 80h

TOTAL: 360h

Estágio Supervisionado: 100h

Atividades Científicas e Culturais: 40h

3º Ano - Semestre 2

Geografia Regional II: 80h

Geografia do Comércio e Circulação: 80h

Prática de Ensino de Geografia II: 80h

Legislação e Planejamento Ambiental: 80h

LIBRAS: 40h

TOTAL: 360h

Estágio Curricular Supervisionado: 100h

Atividades Científicas e Culturais: 40h

Resumo Geral

 

1o Semestre: 400h

2o Semestre: 360h

3o Semestre: 360h

4o Semestre: 360h

5o Semestre: 360h

6o Semestre: 360h

TOTAL: 2200h

Estágio: 2600h

Atividades Científico-Culturais: 2800h

 

 

Profa. Dra. Adriana da Silva Turquetti: Formação - Ciências Sociais

Prof. Me. Baltazar Fernandes Garcia Filho: Formação - Geografia

Prof. Dr. Carlos Eduardo Mangili: Formação - Geografia e Filosofia

Prof. Esp. Eduardo José Chioda: Formação - Geografia

Profa. Esp. Isabel Cristina C. da Fonseca Heck: Formação - Pedagogia e Educação Artística

Prof. Me Leandro Alcasar: Formação: Geografia, História e Pedagogia

Prof. Me. Milton Carneiro Junior: Formação - História

Prof. Esp. Rafael da Silva Afonso: Formação - Filosofia

Profa. Ma. Rosane Teresinha Petroróssi de Figueiredo: Formação - Geografia e História

As propostas pedagógicas do curso de Geografia demonstram, tanto no ensino, como nas atividades pedagógicas, a formação de profissionais críticos e éticos para o mercado de trabalho, capazes de contribuir para o desenvolvimento social e para o bem comum na medida de suas habilidades e competências. Esta preocupação está em consonância com a missão da IES de produzir e difundir o conhecimento, em consonância com os objetivos maiores de uma sociedade menos injusta, mais humana e solidária.

Da mesma forma, ela também tem a clara preocupação com a preparação de um profissional capaz de suprir as demandas sociais específicas no seu campo de trabalho, como o magistério no Ensino Fundamental e Ensino Médio. O egresso deverá ser capaz de identificar obstáculos didáticos, atuando em situações variadas, para as quais deverá responder adequadamente e fazer intervenções produtivas.

O licenciado em Geografia estará capacitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento geográfico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, para que possa desempenhar, com competência, a tarefa como docente. Deverá, para tanto, ter pleno conhecimento dos PCNs para Ensino Fundamental e Médio em Geografia, estando capacitado à adequação da teoria com o mundo real e relacionando o aprendizado no curso superior com a prática em sala de aula, sendo capaz de aplicar de forma crítica o conhecimento Geográfico a outras disciplinas, proporcionando um aprendizado interdisciplinar. Sob esta perspectiva, o formando deverá, além de conhecer o conteúdo básico do conhecimento geográfico a ser ministrado, saber lidar com este conhecimento dentro da perspectiva dos temas transversais. É fundamental também que o professor de Geografia tenha consciência da diferença existente entre a ciência acadêmica e a Geografia escolar, seus diferentes objetivos e métodos.

O professor e a professora de geografia estarão capacitados a compreender e analisar as estruturações espaciais em suas diversas formas, quer em ambientes naturais, quer em ambientes construídos pelo homem, interferindo criticamente em suas realidades, podendo também realizar estudos sobre as características físicas e climáticas do meio ambiente. Dessa forma, a Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal se preocupa em formar profissionais capacitados para contribuírem para uma melhor qualidade do meio ambiente, questão crucial nos dias de hoje, e preparados para contribuir com a melhoria das condições de vida das populações.

Este profissional, em sua atuação como docente, deverá estar capacitado para trabalhar com seus alunos, metodicamente, a produção do conhecimento geográfico, preparando nos níveis Fundamental e Médio a capacidade crítica que se pretende do cidadão futuro.

Dessa maneira, formamos profissionais competentes e cidadãos conscientes, portanto, capazes de vincular a análise e a reflexão crítica, o que ultrapassa a mera repetição de manuais, distanciando-se da postura reprodutora do conhecimento, para garantir um salto qualitativo desenvolve, estudar a distribuição das populações e das atividades humanas, a estrutura econômica e a organização social e política em determinadas áreas e países. Além disso, os formandos poderão desempenhar funções de assessoria educacional na área de Geografia no ensino ministrado nos ciclos que antecedem a formação superior.


Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: geografia@saoluis.edu.br 

Geografia
Geografia
Período Noturno
Coordenador Profa. Ma. Rosane Terezinha Petroróssi de Figueiredo
Contato geografia@saoluis.edu.br
Reconhecimento Portaria Ministerial no. 2917 de 24 de agosto de 2005 (DOU 26-08-2005).
Descrição