Pedagogia

Duração: 03 anos
Formação: Licenciatura
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação São destina-se a formação de professores para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como para funções pedagógicas em organizações escolares e não escolares, em áreas de serviço e apoio escolar ou em outras áreas nas quais sejam exigidos conhecimentos pedagógicos.

Objetivos do curso

    O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luis elege algumas especificidades como metas a cumprir. Entre elas, enfatizamos:

  • a formação de um profissional da educação engajado na comunidade de forma geral, considerando que esta se configura num espaço privilegiado da educação e fonte de parcerias na busca da construção do bem-estar humano, a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida
  • a educação permanente como forma de enfrentar os desafios e as necessidades do mundo contemporâneo
  • a preparação para atuação profissional em diferentes campos do saber em instituições escolares e não-escolares, aspecto que abrange a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental
  • a produção e a difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional, considerando também a gestão educacional como campo de ação e possibilidades desse profissional

Carreira

O licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luis, tendo a docência como base da identidade profissional, deverá estar apto para exercer suas atividades na docência, na gestão educacional, bem como na produção e difusão do conhecimento em educação.

Diferenciais São Luís

O curso de Licenciatura em Pedagogia oferece toda a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de aulas práticas e teóricas, além de uma estrutura de orientação para estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.

O acervo da biblioteca do curso de Pedagogia é composto de bibliografia básica e complementar catalogado por áreas de conhecimento. O acervo é composto de bibliografia ampla, atualizada e adequada às necessidades do curso.

Sempre que necessário, os docentes tem a sua disposição laboratório de informática equipados e adequados às necessidades do curso.

Infra-estrutura disponível

  • Biblioteca com salas individuais e coletivas para que o aluno possa desenvolver suas atividades de estudo.
  • Salas de aulas adequadas e compatíveis com o desenvolvimento das atividades propostas e contempladas no Projeto Pedagógico do Curso.
  • Laboratório de Informática que possibilita ao estudante o acesso ao uso do computador e à Internet.
  • Laboratório da Pedagogia: LALUPE - Laboratório Lúdico Pedagógico se configura como um espaço do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, a fim de integrar a formação teórica e prática dos graduandos. Teve sua origem a partir da Disciplina: Jogos e Recreação que traz em seu plano de ensino a organização de conhecimentos teórico-práticos acerca da temática - ludicidade, na perspectiva do jogo e da brincadeira. A execução desse projeto visa à organização de um espaço adequado, não apenas para a execução prática da teoria estudada na disciplina: Jogos e Recreação, como também, uma interdisciplinaridade com as disciplinas que focalizam as Metodologias de Ensino no curso de Pedagogia.
  • Jornal Educ&Aprende: É uma atividade da disciplina Oficina Temática II e tem como objetivo envolver os alunos do curso de Pedagogia com temas voltados à área da educação. Os assuntos são abordados através de entrevistas com profissionais de áreas específicas, pesquisas, artigos, indicações de sites, além de outras atividades. O resultado final é o jornal, que é divulgado para os alunos da pedagogia, de outras licenciaturas e escolas da região. O objetivo é ressaltar a importância da educação, como parâmetro e diretriz para a formação de uma sociedade mais solidária, consciente e atuante, na busca de melhores horizontes para as futuras gerações.

1º Ano - Semestre 1

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) I: 45h

Seminário Interdisciplinar I: 65h

Filosofia da Educação I: 85h

História da Educação I: 85h

Sociologia Geral: 40h

Interpretação e Produção de Texto I: 65h

Psicologia do Desenvolvimento I: 45h

Metodologia Científica: 45h

Total: 475h

1º Ano - Semestre 2

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) II: 40h

Seminário Interdisciplinar II: 65h

Filosofia da Educação II: 85h

Psicologia do Desenvolvimento II: 45h

Interpretação e Produção de Texto II: 65h

História da Educação II: 45h

Sociologia da Educação: 85h

Oficina Temática I: 45h

Total: 475h

2º Ano - Semestre 1

Didática I: 85h

Seminário Interdisciplinar III: 65h

Psicologia da Aprendizagem: 85h

Educação Inclusiva e Diversidade I: 55h

Fundamentos da Educação Infantil I: 55h

Políticas Públicas e Legislação de Ensino: 40h

Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: 45h

Oficina Temática II: 45h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I: 25h

Estágio Supervisionado I (Educação Infantil): 25h

Estágio Supervisionado I (Séries Iniciais do EF): 25h

Total: 550h

2º Ano - Semestre 2

Didática II: 85h

Avaliação Escolar e Institucional: 85h

Educação Inclusiva e Diversidade II: 60h

Alfabetização e Letramento: 85h

Fundamentos da Educação Infantil II: 55h

Arte-Educação: 60h

Oficina Temática III: 45h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II: 25h

Estágio Supervisionado II (Educação Infantil): 25h

Estágio Supervisionado II (Séries Iniciais do EF): 25h

Total: 550h

3º Ano - Semestre 1

Gestão Educacional I: 45h

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa: 85h

Estatística Aplicada a Educação: 50h

Metodologia do Ensino da Geografia e História: 85h

Currículos e Propostas Pedagógicas: 60h

Jogos e Recreação: 60h

Oficina Temática IV: 45h

Orientação de TCC I: 45h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III: 25h

Estágio Supervisionado II (Séries Iniciais do EF): 25h

Estágio Supervisionado III (Séries Iniciais do EF): 50h

Estágio Supervisionado III (Gestão Educacional)*: 25h

Total:600h

* Com autorização do coordenador/a de estágios o/a aluno/a pode optar por permanecer realizando as atividades de Estágio Supervisionado III na Educação Infantil.

3º Ano - Semestre 2

Gestão Educacional II: 45h

Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil: 55h

Metodologia do Ensino das Ciências Naturais: 85h

Metodologia do Ensino da Matemática: 85h

Alfabetização de Jovens e Adultos: 60h

Planejamento e Avaliação do Sistema de Ensino: 40h

Literatura Infantil: 60h

Orientação de TCC II: 45h

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV: 25h

Estágio Supervisionado IV (Educação Infantil): 50h

Estágio Supervisionado IV (Séries Iniciais do EF): 25h

Estágio Supervisionado IV (EJA ou Programas educativos de Instituições não-escolares)*: 25h

Total: 600h

* Com autorização do coordenador/a de estágios o/a aluno/a pode optar por permanecer realizando as atividades de Estágio Supervisionado IV nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Adriana da Silva Turqueti: Doutora em Educação - adriqueti@yahoo.com.br

Ana Beatris Lia Vaccari: Doutora em Educação - anabeatrislia@yahoo.com.br

Elisangela Nascimento Iamamoto: Mestre em Educação - elis.iamamoto@terra.com.br

Emerson Rodrigo Camargo: Mestre em Educação - emersonbedin@hotmail.com

Fabiana Chinalia: Doutora em Educação - fchinalia@uol.com.br

Fabiana Cristina de Souza Stesse: Doutora em Educação - pedagogia@saoluis.br

Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck: Especialista e Intérprete de Libras - belitaheck2@gmail.com

Márcia Ferreira de Castro: Mestre em Educação - marciaferreiradecastro@gmail.com

Michelle Pereira da Silva Rossi: Doutora em Educação - mpsrossi@yahoo.com.br

Regiane Sedenho de Moraes: Mestre em Psicologia - regianesm@ig.com.br

Rosane Terezinha P. de Figueiredo: Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - rosanefigueiredo@saoluis.br

Sabrina Ap. Lamas de Castro: Especialista em Educação Escolar - sabrinaap_lamas@hotmail.com

Sandra Cristina Lúcio Vellosa: Doutora em Educação Escolar - sandravellosa@saoluis.br

Suely Aparecida Zeoula Miranda: Mestre em Estudos Literários - suelyzm@ig.com.br

Taís Regina Desidério: Especialista em Didática - tasdesiderio@yahoo.com.br

Valdecir Kuhl: Especialista em Educação Especial - valdecirkuhl@icloud.com

Valéria Aparecida Chechia: Doutora em Psicologia - valeriachechia@terra.com.br

Estágio Curricular

Carga horária do estágio: 300 horas

Entende-se por Estágio Supervisionado as atividades de aprendizagem, de caráter obrigatório, prevista no currículo do curso de Pedagogia. Estágio significa aprendizagem, ou melhor, primeiro ensino prático em determinado assunto ou profissão, buscando-se com ele, o aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o estágio supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada.

Trabalho de Conclusão de Curso

A integralização do curso de Pedagogia inclui a realização de um trabalho de conclusão de curso (TCC). O TCC é um trabalho escrito e elaborado individualmente pelo aluno concluinte sobre um assunto específico da educação, por ele escolhido. Este, certamente, é um instrumento que possibilita a articulação entre a teoria e a prática. O TCC é obrigatório e um professor fará a coordenação do desenvolvimento do trabalho.


A organização curricular do curso de Pedagogia da Faculdade São Luis conta com Atividades Complementares que correspondem a 100h de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse do/a aluno/a, por meio da iniciação científica, da extensão e da monitoria, diretamente orientadas por membros do corpo docente do curso. Essas atividades podem estar articuladas às disciplinas, áreas de conhecimento, seminários, eventos científico-culturais, de modo a proporcionar vivências em algumas modalidades e experiências, entre outras, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia. Através de um regulamento próprio, o Colegiado do Curso de Pedagogia define critérios de avaliação e aproveitamento das atividades complementares realizadas pelo/a estudante, associados ao aprimoramento e ao enriquecimento de sua formação.

Projeto de Extensão da Instituição: Olhos da Alma

Para promover a Inclusão Social de crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual e/ou múltiplas, a Faculdade de Educação São Luis, junto ao curso de Pedagogia, implantou o Projeto de Responsabilidade Social Extensivo à Comunidade, denominado Unidade de Atendimento “Olhos da Alma”, criando condições e realizando ações que produzam a independência e a autonomia a cada ser. A Unidade de Atendimento “Olhos da Alma” destaca o atendimento à classe de Deficiência Visual associada ou não às outras deficiências, considerando que a Declaração dos Direitos Humanos garante educação para todos. Também, considerando que quaisquer que sejam as condições de um indivíduo, em todas as suas dimensões, ele deve ser promovido através de ações integradas que garantam a cidadania.

Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia: Brinquedoteca BrindAlegria

O projeto de Extensão Brinquedoteca: “BrindAlegria” tem como finalidade oferecer atendimentos lúdico-pedagógicos para alunos de escolas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem e/ou vulnerabilidade social. A promoção de momentos da socialização, da imaginação, da comunicação, da criatividade, da expressão, bem como a construção de situações-problemas e as possibilidades de solucioná-las, são colocadas ao alcance das crianças que freqüentam a Brinquedoteca: “BrindAlegria”. Diante dessas considerações, o trabalho desenvolvido nesse local abre espaço para a efetivação de atividades que valorizam o lúdico e apresenta uma função educacional importante e necessária, já que pode contribuir para o desenvolvimento do auto conceito positivo, da construção dos conhecimentos e habilidades de forma natural e agradável.

    O aluno que o curso quer formar está identificado com o perfil do pedagogo, entendido como profissional que deve, antes de tudo, se comprometer com a formação societária de bases radicalmente democráticas através de uma atitude ética de solidariedade, honestidade, sentimento de indignação frente às injustiças sociais e humanas e compromisso com as transformações que beneficiam a maioria da população.

    O campo de atuação dos egressos do curso de Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

  • docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • docência nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal
  • docência na Educação Profissional na área de serviços e de apoio escolar
  • gestão educacional, compreendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área da educação
  • produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional
  • Entende-se por formação o desenvolvimento total, completo e harmonioso que envolve a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades, que referem-se a educação em geral e ao processo de ensino e aprendizagem que ocorre na escola e no espaço da sala de aula em particular. Considera-se que a técnica, o comprometimento com a educação e a criatividade são elementos essenciais à prática educativa. No entanto, antes de “saber fazer” o ensino é necessário saber “porque”, “para que” e a “quem” ensinar, o que requer um aprendizado lento e contínuo, a médio e longo prazo, buscando um aprofundamento do significado da prática e das diferentes maneiras de fazê-la. Nesse sentido, o curso de pedagogia, comprometido com a qualidade social da educação e atendendo os aspectos destacados nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, pretende desenvolver habilidades, estimular o raciocínio lógico e a visão crítica do educador, o que vai além do ensino de conteúdos pré-estabelecidos, uma vez que está preocupado, principalmente, com a mudança de comportamentos.

Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para:

pedagogia@saoluis.br

Pedagogia
Pedagogia
Período Noturno
Coordenador Profa. Dra. Fabiana Cristina de Souza Stesse
Contato pedagogia@saoluis.br
Reconhecimento Decreto nº 76861 de 17-12-75.
Descrição