O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação São destina-se a formação de professores para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como para funções pedagógicas em organizações escolares e não escolares, em áreas de serviço e apoio escolar ou em outras áreas nas quais sejam exigidos conhecimentos pedagógicos.
Conheça a Coordenadora do curso de Pedagogia:
O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luis elege algumas especificidades como metas a cumprir. Entre elas, enfatizamos:
O licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luis, tendo a docência como base da identidade profissional, deverá estar apto para exercer suas atividades na docência, na gestão educacional, bem como na produção e difusão do conhecimento em educação.
O curso de Licenciatura em Pedagogia oferece toda a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de aulas práticas e teóricas, além de uma estrutura de orientação para estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.
O acervo da biblioteca do curso de Pedagogia é composto de bibliografia básica e complementar catalogado por áreas de conhecimento. O acervo é composto de bibliografia ampla, atualizada e adequada às necessidades do curso.
Sempre que necessário, os docentes tem a sua disposição laboratório de informática equipados e adequados às necessidades do curso.
Infra-estrutura disponível
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) I: 45h
Seminário Interdisciplinar I: 65h
Filosofia da Educação I: 85h
História da Educação I: 85h
Sociologia Geral: 40h
Interpretação e Produção de Texto I: 65h
Psicologia do Desenvolvimento I: 45h
Metodologia Científica: 45h
Total: 475h
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) II: 40h
Seminário Interdisciplinar II: 65h
Filosofia da Educação II: 85h
Psicologia do Desenvolvimento II: 45h
Interpretação e Produção de Texto II: 65h
História da Educação II: 45h
Sociologia da Educação: 85h
Oficina Temática I: 45h
Total: 475h
Didática I: 85h
Seminário Interdisciplinar III: 65h
Psicologia da Aprendizagem: 85h
Educação Inclusiva e Diversidade I: 55h
Fundamentos da Educação Infantil I: 55h
Políticas Públicas e Legislação de Ensino: 40h
Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: 45h
Oficina Temática II: 45h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I: 25h
Estágio Supervisionado I (Educação Infantil): 25h
Estágio Supervisionado I (Séries Iniciais do EF): 25h
Total: 550h
Didática II: 85h
Avaliação Escolar e Institucional: 85h
Educação Inclusiva e Diversidade II: 60h
Alfabetização e Letramento: 85h
Fundamentos da Educação Infantil II: 55h
Arte-Educação: 60h
Oficina Temática III: 45h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II: 25h
Estágio Supervisionado II (Educação Infantil): 25h
Estágio Supervisionado II (Séries Iniciais do EF): 25h
Total: 550h
Gestão Educacional I: 45h
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa: 85h
Estatística Aplicada a Educação: 50h
Metodologia do Ensino da Geografia e História: 85h
Currículos e Propostas Pedagógicas: 60h
Jogos e Recreação: 60h
Oficina Temática IV: 45h
Orientação de TCC I: 45h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III: 25h
Estágio Supervisionado II (Séries Iniciais do EF): 25h
Estágio Supervisionado III (Séries Iniciais do EF): 50h
Estágio Supervisionado III (Gestão Educacional)*: 25h
Total:600h
* Com autorização do coordenador/a de estágios o/a aluno/a pode optar por permanecer realizando as atividades de Estágio Supervisionado III na Educação Infantil.
Gestão Educacional II: 45h
Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil: 55h
Metodologia do Ensino das Ciências Naturais: 85h
Metodologia do Ensino da Matemática: 85h
Alfabetização de Jovens e Adultos: 60h
Planejamento e Avaliação do Sistema de Ensino: 40h
Literatura Infantil: 60h
Orientação de TCC II: 45h
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV: 25h
Estágio Supervisionado IV (Educação Infantil): 50h
Estágio Supervisionado IV (Séries Iniciais do EF): 25h
Estágio Supervisionado IV (EJA ou Programas educativos de Instituições não-escolares)*: 25h
Total: 600h
* Com autorização do coordenador/a de estágios o/a aluno/a pode optar por permanecer realizando as atividades de Estágio Supervisionado IV nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Adriana da Silva Turqueti: Doutora em Educação – adriqueti@gmail.com
Daniela Ramos de Lima: Mestre em Imagem e Som - danramos98@hotmail.com
Danilo Martins Fontes: Mestre em Educação - danilo.mfontes@gmail.com
Elisangela Nascimento Iamamoto: Mestre em Psicologia - elis.iamamoto@terra.com.br
Fabiana Chinalia: Doutora em Educação - fchinalia@uol.com.br
Fabiana Cristina de Souza Stesse: Doutora em Educação - pedagogia@saoluis.br
Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck: Especialista e Intérprete de Libras – belitaheck2@gmail.com
Joselma Tarrafil de Sousa – Especialista em Docência do Ensino Superior- joselma.t@hotmail.com
Luciane Mialich Scadelai: Mestre em Psicologia - lumialich2017@gmail.com
Michelle Pereira da Silva Rossi: Doutora em Educação - mpsrossi@hotmail.com
Patricia Machado Domingues: Mestre em Psicologia Escolar - patriciamdpsi@gmail.com
Rosane Terezinha P. de Figueiredo: Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - rosanefigueiredo@saoluis.br
Sabrina Ap. Lamas de Castro: Especialista em Educação Escolar - sabrinaap_lamas@hotmail.com
Valdecir Kuhl: Especialista em Educação Especial -valdecirkuhl@gmail.com
Estágio Curricular
Carga horária do estágio: 300 horas
Entende-se por Estágio Supervisionado as atividades de aprendizagem, de caráter obrigatório, prevista no currículo do curso de Pedagogia. Estágio significa aprendizagem, ou melhor, primeiro ensino prático em determinado assunto ou profissão, buscando-se com ele, o aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o estágio supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada.
Trabalho de Conclusão de Curso
A integralização do curso de Pedagogia inclui a realização de um trabalho de conclusão de curso (TCC). O TCC é um trabalho escrito e elaborado individualmente pelo aluno concluinte sobre um assunto específico da educação, por ele escolhido. Este, certamente, é um instrumento que possibilita a articulação entre a teoria e a prática. O TCC é obrigatório e um professor fará a coordenação do desenvolvimento do trabalho.
A organização curricular do curso de Pedagogia da Faculdade São Luis conta com Atividades Complementares que correspondem a 100h de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse do/a aluno/a, por meio da iniciação científica, da extensão e da monitoria, diretamente orientadas por membros do corpo docente do curso. Essas atividades podem estar articuladas às disciplinas, áreas de conhecimento, seminários, eventos científico-culturais, de modo a proporcionar vivências em algumas modalidades e experiências, entre outras, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia. Através de um regulamento próprio, o Colegiado do Curso de Pedagogia define critérios de avaliação e aproveitamento das atividades complementares realizadas pelo/a estudante, associados ao aprimoramento e ao enriquecimento de sua formação.
O aluno que o curso quer formar está identificado com o perfil do pedagogo, entendido como profissional que deve, antes de tudo, se comprometer com a formação societária de bases radicalmente democráticas através de uma atitude ética de solidariedade, honestidade, sentimento de indignação frente às injustiças sociais e humanas e compromisso com as transformações que beneficiam a maioria da população.
O campo de atuação dos egressos do curso de Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:
Entende-se por formação o desenvolvimento total, completo e harmonioso que envolve a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades, que referem-se a educação em geral e ao processo de ensino e aprendizagem que ocorre na escola e no espaço da sala de aula em particular. Considera-se que a técnica, o comprometimento com a educação e a criatividade são elementos essenciais à prática educativa. No entanto, antes de “saber fazer” o ensino é necessário saber “porque”, “para que” e a “quem” ensinar, o que requer um aprendizado lento e contínuo, a médio e longo prazo, buscando um aprofundamento do significado da prática e das diferentes maneiras de fazê-la. Nesse sentido, o curso de pedagogia, comprometido com a qualidade social da educação e atendendo os aspectos destacados nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, pretende desenvolver habilidades, estimular o raciocínio lógico e a visão crítica do educador, o que vai além do ensino de conteúdos pré-estabelecidos, uma vez que está preocupado, principalmente, com a mudança de comportamentos.
Para promover a Inclusão Social de crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual e/ou múltiplas, a Faculdade de Educação São Luis, junto ao curso de Pedagogia, implantou o Projeto de Responsabilidade Social Extensivo à Comunidade, denominado Unidade de Atendimento “Olhos da Alma”, criando condições e realizando ações que produzam a independência e a autonomia a cada ser. A Unidade de Atendimento “Olhos da Alma” destaca o atendimento à classe de Deficiência Visual associada ou não às outras deficiências, considerando que a Declaração dos Direitos Humanos garante educação para todos. Também, considerando que quaisquer que sejam as condições de um indivíduo, em todas as suas dimensões, ele deve ser promovido através de ações integradas que garantam a cidadania.
O projeto de Extensão Brinquedoteca: “BrindAlegria” tem como finalidade oferecer atendimentos lúdico-pedagógicos para alunos de escolas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem e/ou vulnerabilidade social. A promoção de momentos da socialização, da imaginação, da comunicação, da criatividade, da expressão, bem como a construção de situações-problemas e as possibilidades de solucioná-las, são colocadas ao alcance das crianças que frequentam a Brinquedoteca: “BrindAlegria”. Diante dessas considerações, o trabalho desenvolvido nesse local abre espaço para a efetivação de atividades que valorizam o lúdico e apresenta uma função educacional importante e necessária, já que pode contribuir para o desenvolvimento do auto conceito positivo, da construção dos conhecimentos e habilidades de forma natural e agradável.
Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para:
pedagogia@saoluis.br