Publicidade e Propaganda

Duração: 04 anos
Formação: Bacharelado
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

Reconhecido desde 2005, pela portaria no. 2912 de 24 de agosto de 2005 (DOU 26-08-2005), o Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Educação São Luís, formou várias turmas, com profissionais atuantes no mercado de trabalho.

A formação adquirida busca soluções criativas para problemas de comunicação das empresas.

As disciplinas e atividades procuram unir teoria e prática, por meio da Agência Modelo e do Projeto Experimental de conclusão do curso.

Objetivos do curso

Formar profissionais que se ocupem das áreas de Criação, Atendimento, Mídia, Produção, Promoção e Eventos, através do enfoque interdisciplinar, que agrupa os conhecimentos humanístico e cultural, com as habilidades técnicas específicas das áreas da Publicidade e Propaganda. No desenvolvimento de suas atividades, o Publicitário considera as características e aspectos dos meios de comunicação social, assim como as características dos consumidores destes meios em seu contexto sócio-econômico-cultural e as potencialidades e limitações econômicas das diversas regiões brasileiras, para que possa otimizar os investimentos publicitários e obter os melhores resultados, sempre pautados na informação e na pesquisa.
Ainda, pretende obter um padrão de qualidade na formação oferecida, tendo em vista todos os aspectos necessários a uma carreira de sucesso, ou seja, precisão, credibilidade, valores éticos e conhecimentos aprofundados e ajustados ao dinamismo da área.
Para alcançar estes objetivos, a IES oferece um ensino com clareza e eficiência, que é reforçada e possibilitada, também, através de uma infraestrutura moderna e uma equipe de apoio preparada, além do corpo docente comprometido com a missão da Instituição.

Carreira

Com o intuito de promover uma visão global da publicidade, o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Luís busca valorizar a pessoa humana através de uma visão crítica sobre o papel do bacharel em Publicidade e Propaganda de hoje em relação à responsabilidade social e seu compromisso com a ética. Procura, com isto, capacitar o aluno a exercer atividades em: agências de publicidade (mídia, atendimento, planejamento e criação); produtoras de áudio e vídeo; assessoria de comunicação; assessoria de marketing e veículos de comunicação. Propõe-se, também, privilegiar o potencial de criação de seus alunos, além de incentivar a visão do profissional planejador de todo o processo de desenvolvimento da publicidade e propaganda, sejam elas de caráter comercial, institucional ou ideológica.

Diferenciais São Luís

O curso possui Laboratório de Rádio, Laboratório de TV e Vídeo, Laboratório de Fotografia e a Agência Modelo de Publicidade e Propaganda.

 

1º ANO - 1º SEMESTRE

Introdução à Publicidade - CA: 4 - CH: 72h
Filosofia - CA: 4 - CH: 72h
Língua, Códigos e Linguagens I - CA: 4 - CH: 72h
Programação Visual - CA: 4 - CH: 72h
Teoria da Comunicação - CA: 4 - CH: 72h

TOTAL - CA: 20 - CH: 360h

1º ANO - 2º SEMESTRE


Estética e Cultura de Massa - CA: 4 - CH: 72h
Língua, Código e Linguagens II - CA: 4 - CH: 72h
Pesquisa na Comunicação - CA: 4 - CH: 72h
Psicologia da Comunicação e do Consumidor - CA: 4 - CH: 72h
História na Comunicação - CA: 4 - CH: 72h

TOTAL - CA: 20 - CH: 360h

2º ANO - 3º SEMESTRE


Língua, Códigos e Linguagens III - CA:4 - CH: 72h
Antropologia de Cultura Visual - CA: 4 - CH: 72h
Comunicação Comparada - CA: 4 - CH: 72h
Fotografia Publicitária - CA: 4 - CH: 72h
Sociologia da Comunicação - CA: 4 - CH: 72h

TOTAL - CA: 20 - CH: 360h

2º ANO - 4º SEMESTRE


Tópicos Especiais I - CA: 2 - CH: 36h
Cultura Afro-Brasileira e Indígena - CA: 2 - CH: 36h
Produção Publicitária em TV e Cinema - CA: 4 - CH: 72h
Produção Publicitária em Rádio - CA: 4 - CH: 72h
Planejamento de Campanha - CA: 4 - CH: 72h
Redação Publicitária I - CA: 4 - CH: 72h


TOTAL - CA: 20 - CH: 360h

3º ANO - 5º SEMESTRE


Marketing - CA: 4 - CH: 72h
Mídia - CA: 4 - CH: 72h
Produção Gráfica - CA:4 - CH: 72h
Redação Publicitária II - CA: 4 - CH: 72h
Arte Publicitária-Criação I - CA: 4 - CH: 72h


TOTAL - CA: 20 - CH: 360h 

3º ANO - 6º SEMESTRE


Pesquisa de Mercado - CA: 4 - CH: 72h
RTVC/Internet - CA: 4 - CH: 72H
Ética e Legislação em PP - CA: 4 - CH: 72h
Arte Publicitária-Criação II - CA: 4 - CH: 72h
Redação Publicitária III - CA: 4 - CH: 72h


TOTAL - CA: 20 - CH: 360h

4º ANO - 7º SEMESTRE


Tópicos Especiais II - CA: 4 - CH: 72h
Administração em Publicidade - CA: 4 - CH: 72h
Propaganda Ideológica e Política - CA: - 4CH: 72h
Novas Tecnologias em Comunicação - CA: 4 - CH: 72h
Língua Inglesa - CA: 4 - CH: 72h


TOTAL - CA: 20 - CH: 360h

4º ANO - 8º SEMESTRE


Projeto Experimental - CA: 8 - CH: 144h
Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) - CA: 4 - CH: 36h
Web Design - CA: 4 - CH: 72h
Monografia (ABNT) - CA: 4 - CH: 36h
Estágio Supervisionado - CH: 60h
Atividades Complementares - CH: 60h

TOTAL - CA: 20 - CH: 408h

TOTAL GERAL: 2928h

CA = Carga Aula
CH = Carga Horária

Dra. Adriana da Silva Turqueti
http://lattes.cnpq.br/8581244048560492

Me. André Luís Assumpção
http://lattes.cnpq.br/7287850303331501

Esp. Daniel Leoz Demonico
http://lattes.cnpq.br/3506944132272785

Ma. Daniela Ramos de Lima
http://lattes.cnpq.br/1008512070101673

Me. Emerson Rodrigo Camargo
http://lattes.cnpq.br/4045840334235287

Esp. Isabel Cristina Cisneros da Fonseca Heck
http://lattes.cnpq.br/2613051569605511

Esp. Jean Marce Alves Queiroz
http://lattes.cnpq.br/5909953402953313

Dr. Leandro Alcasar Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/7092658915016533

Me. Luciane Mialich Scadelai
http://lattes.cnpq.br/0016060421846527

Me. Marcelo Martins Laffranchi
http://lattes.cnpq.br/3506443319097802

Me. Marcio Huertas
http://lattes.cnpq.br/4171934462313529

Esp. Newton Kazumi Nakamura
http://lattes.cnpq.br/6624099564219856

Ma. Nicéia Aparecida Penharbel Nogueira
http://lattes.cnpq.br/3156720953643312

Dra. Roberta Lucas Scatolim
http://lattes.cnpq.br/4458912811844036

Esp. Rodrigo Moisés
http://lattes.cnpq.br/6571872247253267

Esp. Sérgio Henrique Pizzinato
http://lattes.cnpq.br/2379078745050124

Dra. Virginia Aparecida Castro
http://lattes.cnpq.br/8521991855021293

O perfil dos interessados em seguir a carreira de publicitários costuma ser o de pessoas comunicativas e criativas.

Gosta de trabalhar com pessoas e se manter bem informado. Tem uma boa capacidade de interpretação, são críticos, organizados e adaptáveis.

Para tirar suas dúvidas ligue para: (16) 32091800 ou mande um e-mail para:  comunicacaosocial@saoluis.edu.br 

 

Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda
Período Noturno
Coordenador Profa. Dra. Roberta Lucas Scatolim
Contato comunicacaosocial@saoluis.edu.br
Reconhecimento Portaria MEC/Seres n°250 de 31-05-2013, publicada em 03-06-2013.
Descrição