Secretariado

Duração: 03 anos
Formação: Bacharelado
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

O curso de Secretariado forma profissionais preparados para atuar em escritórios ou empresas assessorando executivos. Secretários possuem diversas funções que são essenciais para o funcionamento de onde trabalham, lidando com ofícios, comunicados, organização da agenda de executivos e ambiente de trabalho, além de ser capaz de informar, atender clientes, marcar reuniões, e até mesmo servir como intérpretes.

É uma profissão de muita responsabilidade e o curso de Graduação da Faculdade São Luís prepara os futuros secretários para as exigências desse mercado.

Objetivos do curso

Oferecer ao futuro profissional de Secretariado um conjunto de conhecimentos originários das várias esferas do saber como os tecnológicos, científicos, sociais, culturais e éticos que lhe propiciarão o desempenho das tarefas específicas de sua profissão, com alto padrão de qualidade.

O Projeto Pedagógico do Curso visa a uma formação completa do Secretário e, para isso, paralelamente às disciplinas básicas fundamentais como: Sociologia, Filosofia, Psicologia, Administração de Recursos Humanos, etc, outras específicas tais como: Técnicas de Secretariado, Teorias Administrativas, Legislação Social e Empresarial, Empreendedorismo, Marketing, Gestão Secretarial, Gestão da Qualidade, Redação Técnica e Empresarial, além das Línguas, Portuguesa, Espanhola e Inglesa compõem a grade curricular do Curso. Com essa formação, o Profissional de Secretariado Executivo se apresentará com habilidades tais como: raciocínio rápido e perspicaz, capacidade de liderança, poder de execução, espírito de organização, reflexos eficazes para tomada de decisões, comunicação em Língua Estrangeira, postura ética, etc. 

Carreira

O Secretário, com as características que o Curso lhe atribui, poderá atuar em empresas nacionais e multinacionais, estabelecer contato com o Mercosul, servindo de intérprete, assessor, e até mesmo de consultor sobre assuntos comerciais, culturais, de marketing, etc.

Em empresas, escritórios, indústrias, instituições financeiras e até mesmo de ensino, ele poderá exercer funções de chefia, gerente, assessor de direção e, após a aquisição da experiência nessas funções, poderá assumir os cargos mais significativos de mando, com responsabilidades inerentes às suas competências.

Diferenciais São Luís

Para que o profissional se integre de imediato no mercado de trabalho, alguns procedimentos didático-pedagógicos têm sido observados no transcorrer do curso, tais como:


- Na área de atividades científico-culturais, a Coordenação do Curso, com a colaboração de seu Colegiado, tem proporcionado aos alunos a oportunidade de participarem de eventos, não só daqueles específicos da área do Secretariado, como os Simpósios, realizados, anualmente, como também de outras atividades científico- culturais na própria Instituição e fora dela.

- Aulas dinâmicas, com a utilização de recursos audio-visuais, apresentação de palestrantes de alto nível, incentivo às manifestações pessoais de criatividade, aproveitamento de material pesquisado pelo corpo discente, dão aos alunos subsídios para a redação e apresentação de Seu TCC(Trabalho de Conclusão do Curso) .


- Oportunidade de estágios se apresentam frequentemente através de acordo de Cooperação entre a Escola e Empresas, parceria com o CIEE, como consequência da orientação e supervisão de uma coordenação específica para essa área.


- Valorização da oralidade e da escrita no processo de aprendizagem, relacionamento professor-aluno saudável, são todos procedimentos acadêmicos que oferecem um diferencial ao Curso.

A revisão periódica da grade curricular do Curso com o objetivo de atender as mudanças tecnológicas e a demanda do mercado de trabalho faz com que o egresso deixe a Faculdade, com segurança e uma visão de mundo atualizada e inerente à sua profissão.

Depoimento

  • Franciele Bassi dos Santos
    Cursou Secretariado entre 2014 e 2016

 

Quando terminamos o ensino médio, a pergunta que não quer calar e nos corrói por dentro é sobre nossa formação superior, a profissão que iremos seguir, e isso não é tarefa fácil, pois perguntas como: “Que curso fazer?” “Onde me encaixo melhor?” “Quais são meus talentos,” ou “Preciso de algo para ganhar dinheiro?”, nos enchem de incertezas, medo, e esses questionamentos requerem muita calma.

Nesse momento, ainda recebemos a cobrança dos pais, e enquanto vemos alguns amigos tão certos de suas futuras profissões, nós estamos perdidos e com medo da escolha errada.

Durante todo o tempo, estudei em escolas públicas e, com tantas opções no mercado, não fazia ideia de “por onde começar?”

Embora saibamos das muitas coisas que gostamos de fazer, a escolha sempre é difícil.

Há 4 anos, tive a oportunidade de trabalhar como secretária em uma escola de idiomas na cidade em que resido, e foi nessa época que uma colega de trabalho que já estava concluindo o curso de secretariado, falou-me sobre a formação. No momento, não imaginei que faria tanta diferença, mas passei a observar seu comportamento e sua maneira de trabalhar. Comecei a interessar-me, e foi então que decidi pesquisar mais a respeito. Naquela época, infelizmente, precisei mudar de trabalho devido ao horário em que exercia. Trabalhei por alguns meses num hotel da cidade e surgiu a oportunidade de trabalhar em um escritório que estava iniciando suas atividades.

Quando digo que era início, realmente, era!

Acabei sendo responsável por toda a montagem da sala, equipamentos, material necessário para trabalho, e com o passar do tempo, passei a administrar tudo, desde a agenda pessoal, reuniões, pagamentos, viagens, conta bancária e negociações com empresas maiores dentro e fora do estado.

Nada disso seria possível sem o auxílio do curso de secretariado, pois foi com ele que pude colocar em prática todo o conhecimento sobre organização e funcionamento de uma empresa.

Além da língua estrangeira, como inglês, que eu já amava, tive a oportunidade de conhecer a Língua Espanhola, assim como regras básicas de etiqueta em cerimoniais, comportamento, até mesmo como se vestir adequadamente.

A grade curricular do curso é completa, e inclui matérias que trazem um diferencial dos demais cursos, não apenas pelo idioma (com carga horária relevante para a boa formação do profissional), mas, principalmente, por ir além da teoria da gestão organizacional, como palestras e minicursos de excelência que provam o quanto uma secretária é importante; os valores que podem agregar na empresa e o conhecimento, em todas as áreas sempre fará total diferença nas atividades desenvolvidas na empresa.

Com o fim do curso chegando, as ideias vão nascendo e a vontade de crescer profissionalmente é cada vez mais atraente, principalmente quando vemos um curso com um mercado de trabalho tão amplo quanto o curso de secretariado, e profissionais da área que são extremamente reconhecidos por sua capacidade de exercer uma função diferenciada e de exigência.

Em meu último ano na faculdade, decidi que entrar de cabeça na profissão seria essencial para viver uma experiência de importância no currículo, então decidi mergulhar na pós-graduação. Há algum tempo já estava procurando um novo trabalho e nada dava certo, já estava desistindo. Há praticamente seis meses ou mais, antes de chegar à conclusão da faculdade, já havia feito várias entrevistas através de uma empresa de RH na cidade e não entendia o porquê nada dava certo. Até que, num momento inesperado, recebi a ligação para uma entrevista novamente e, sem nenhuma expectativa, aceitei.

O retorno da empresa foi rápido e, com isso, fui para mais uma entrevista. Mas dessa vez, estava feliz pelo local em que estava criando possibilidades. Ao chegar, respondi a todas as perguntas comuns de uma entrevista de trabalho, e meu entrevistador deu-me a oportunidade de falar sobre minha formação, e era minha maior chance de conseguir a vaga.

Fiz um teste prático de organização e pacote office, organizando tabelas financeiras.

Embora eu soubesse bem o que fazia, as pernas ficaram bambas, e as emoções começaram a chegar. Nesse momento, veio a confiança de que estava tudo certo.

Passados alguns dias, recebi e notícia esperada, e agora estou aqui, exercendo todas as funções de Secretária Executiva, e tive a honra de saber que o que fez toda a diferença para que isso ocorresse, foi sim, foi a formação em Secretariado Executivo.

Sou grata à Faculdade de Educação São Luís e a todo o corpo docente, que sempre esteve presente, prestando todo auxílio e dedicação aos alunos.


1º Ano - Semestre 1

>Língua Portuguesa I: 80h

>Língua Inglesa I: 80h

>Língua Espanhola I: 80h

>Informática: 40h

>Comportamento Organizacional: 40h

>Técnicas de Secretariado I: 40h

>Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico: 40h

>TOTAL: 400h

1º Ano - Semestre 2

>Língua Portuguesa II: 80h

>Língua Inglesa II: 80h

>Língua Espanhola II: 80h

>Matemática Aplicada: 40h

>Técnicas de Secretariado II: 40h

>Teorias Administrativas I: 40h

>Gestão Estratégica e Empreendedorismo: 40h

>Atividades Complementares: 20h

>TOTAL: 420h

2º Ano - Semestre 1

>Língua Portuguesa III: 80h

>Língua Inglesa III: 80h

>Língua Espanhola III: 80h

>Contextos Brasileiros: 40h

>Técnicas de Secretariado III: 40h

>Teorias Administrativas II: 40h

>Didática da Filosofia: 40h

>Atividades Complementares: 20h

>TOTAL: 420h

2º Ano - Semestre 2

>Língua Portuguesa IV: 80h

>Língua Inglesa IV: 80h

>Língua Espanhola IV: 80h

>Economia: 40h

>Direito Empresarial: 40h

>Estatística: 40h

>Gestão Secretarial e Desenvolvimento Organizacional I: 40h

>Estágio Supervisionado I: 60h

>Atividades Complementares: 20h

>TOTAL: 480h

3º Ano - Semestre 1

>Inglês Instrumental I: 80h

>Espanhol Instrumental I: 80h

>Comunicação empresarial e correspondência: 40h

>Gestão Secretarial e Desenvolvimento Organizacional II: 40h

>Contabilidade: 40h

>Legislação Social: 40h

>Administração de Recursos Humanos: 40h

>Ciências Sociais nas Organizações: 40h

>Estágio Supervisionado II: 120h

>Atividades Complementares: 20h

>TOTAL: 540h

3º Ano - Semestre 2

>Inglês Instrumental II: 40h

>Espanhol Instrumental II: 40h

>Leitura e Produção de Textos: 40h

>Libras: 40h

>Geografia Econômica: 40h

>Marketing: 40h

>Gestão da Qualidade: 40h

>Ética e Cidadania: 40h

>Trabalho de Conclusão de Curso: 40h

>Estágio Supervisionado III: 120h

>Atividades Complementares: 20h

>TOTAL: 500h

Carga Horária do Currículo

>Componentes Curriculares: 2320h

>Estágio Supervisionado: 300h

>Atividades Complementares: 100h

>TOTAL: 2720h

Profa. Esp. Ana Maria Garcia Moreno Ramos - Especialista em Administração com ênfase em Recursos Humanos

Prof. Me. Baltasar Fernandes Garcia Filho - Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental.

Prof. Esp. Carlos Alberto de Vitto - Especialista em Educação e em Metodologia do Ensino-Aprendizagem da Matemática no Processo Educativo

Profa. Esp. Isabel Cristina Cisnero da Fonseca Heck - Especialista em Psicopedagogia Clínica e Intérprete de Libras

Profa. Ma. Lígia De Grandi - Mestra em Linguística e Língua Portuguesa

Profa. Esp. Luciana Cristina Sousa - Especialista em Controladoria e Finanças e Gestão Estratégica de Pessoas

Profa. Ma. Luciane Mialich Scadelai - Mestra em Psicologia Educacional

Profa. Ma. Márcia Ferreira de Castro - Mestra em Educação Escolar

Prof. Esp. Marcos Guariz - Especialista em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos

Profa. Esp. Maria Aurora Piffer Cardozo - Especialista em Didática- Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica e Docência do Ensino Superior.

Profa. Esp. Marisa Lamas - Especialista em Especialista em Metodologia do Ensino de História

Profa. Dra. Roseli Batista de Camargo - Doutora em Estudos Literários

Prof. Esp. Sérgio Henrique Pizzinato - Especialista em Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa

Profa. Dra. Virginia Aparecida Castro - Doutora em Administração

Prof. Esp. Thiago Henrique Caraski - Especialista em Didática: A Prática Escolar Nos Diferentes Níveis; Docência do Ensino Superior; MBA em Controladoria e Finanças e MBA em Gestão Contábil (cursando)

Prof. Esp. Waldomiro Camilotti Neto - Especialista em Direito Processual do Trabalho pela Faculdade São Luís de Jaboticabal - SP (2011). Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade São Luís de Jaboticabal - SP (2015)

As principais características dos estudantes de secretariado são, sem dúvida, gostar e ter facilidade com organização e ser uma pessoa versátil. A versatilidade é importante pois o profissional poderá trabalhar em qualquer tipo de empresa, o que também torna importante que o estudante goste de ler e seja bem informado. Como essa é uma área em que se atua auxiliando outras pessoas, é importante que goste de trabalhar em equipe.

O secretário trabalha com documentos e os redige, portanto, um bom domínio da língua portuguesa também é necessário. Porém, durante o Curso, até os que tem dificuldade poderão se aprimorar.

Como parte do Projeto Pedagógico do Curso, visando a fixar e aprofundar os conhecimentos das Línguas Espanhola e Inglesa, e como um serviço de extensão à comunidade, foi implantada uma Oficina de Tradução na qual alunos do Curso de Secretariado e Letras poderão estagiar, fazendo traduções ou versões de textos, de documentos ,de abstrats, etc, para profissionais das diversas áreas acadêmicas e comerciais.

Para tirar suas dúvidas ligue para: (16) 32091800 ou mande um e-mail para:  ligia@saoluis.br

Secretariado
Secretariado
Período Noturno
Coordenador Profa. Ma. Lígia De Grandi
Contato ligia@saoluis.br
Reconhecimento Decreto nº 2912 de 24 de agosto de 2006
Descrição