Faculdade São Luís - Site
Home Matrícula Cursos Núcleos Tutoria Área do Aluno
Tutoria

Tutoria

A proposta metodológica dos Cursos de pós-graduação, em EAD, na Faculdade São Luís, prevêem a figura do Tutor, cuja função é orientar, auxiliar e incentivar o aluno, acompanhando-o na realização das atividades propostas pelos módulos. Se, atualmente, a escola, como instituição formadora, incorporou no seu cotidiano, o virtual, como condição a ser explorada no processo ensino e aprendizagem, incluindo a interatividade, a imagem e o movimento, impôs também, que surgisse um moderador, um mediador, na transformação das informações em conhecimentos. Assim, na modalidade de educação a distância, o docente/tutor desempenha um papel de fundamental importância.

O tutor é um profissional altamente capacitado, que além do domínio do conteúdo específico do Eixo Temático, pelo qual é responsável, possui conhecimentos e habilidade para utilizar as ferramentas de comunicação e informação constantes da plataforma adotada. È imprescindível, ainda, que tenha facilidade de interagir com o aluno tutorado, tratando-o de maneira respeitosa e seja bastante sagaz, para realizar as intervenções necessárias, no momento adequado. O tutor tornar-se-á um guia, que orienta, sem constranger, que apóia sem intervir no ritmo de aprendizagem do tutorado. Cada tutor orienta um grupo de cinqüenta alunos, que interagem com ele nos momentos combinados, em atividades que podem ser individuais ou em grupos, aprendizagem colaborativa. O tutor mantém o registro individual de cada aluno, pois a interatividade é avaliada e compõe a nota final do aluno. O tutor também é avaliado pelo aluno, na própria plataforma do Curso e, caso o seu desempenho não seja satisfatório, o mesmo poderá ser dispensado, independentemente, do período letivo.

O trabalho do tutor é acompanhado, de perto, pelo Coordenador do Curso/Programa, pois foi indicado por ele e designado pelo Coordenador Geral de EAD. Um dos grandes méritos da EAD é formar alunos participantes, ativos e autônomos, conscientes de que o conhecimento é construído pelo próprio sujeito, que detém competência virtual.

Cursos Presenciais
Cursos Semipresenciais

Autorização MEC