Atitudes que todo estudante deveria tomar durante as férias
06/12/2019
Departamento de Marketing
Finalmente, férias! Você pode simplesmente se jogar no sofá e aproveitar muitas festas durante todo esse período... ou pode ser produtivo. Escolher a segunda opção vai fazer uma diferença inacreditável. Leia nosso texto e confira o que você pode fazer!

Finalmente, férias! Depois de um ano todo estudando, se dedicando e, em alguns casos, trabalhando muito também, finalmente chegou aquele momento de descansar a mente e relaxar.

Você pode simplesmente se jogar no sofá e aproveitar muitas festas durante todo esse período... ou pode ser produtivo. Vamos admitir que a primeira opção é tentadora, mas escolher a segunda vai fazer uma diferença inacreditável.

Mas como assim, ser produtivo? Aí vai depender dos seus objetivos.

Onde você quer chegar?

Para começarmos a falar sobre o que você pode fazer, precisamos falar sobre o que você quer fazer. Quais são os seus objetivos a médio e longo prazo? Se você sabe, ótimo, vamos voltar a isso daqui a pouco! Mas se você não pensou sobre isso ainda, essa é a primeira atitude que você pode tomar nessas férias.

E por quê? Bom, independentemente de saber ou não onde você quer chegar, uma coisa é certa: todo mundo quer ser bem sucedido. Se você não tiver um objetivo e um plano para alcançá-lo, aí fica difícil!

Você quer fazer dinheiro para conseguir viajar? Quer se dedicar a um mestrado e doutorado depois de se formar? Pensando em abrir um negócio? Quer aprender algo novo? Ou ser muito bom em algo que já sabe?

No seu primeiro dia de férias, faça o seguinte: tome um banho, sente-se e defina o que você quer. Você pode mudar de opinião depois, sem problemas, mas comece a fazer algo por você agora!

O que você pode fazer nas férias?

Agora que você decidiu seus objetivos, vamos às dicas!

  • Fazer dinheiro

Se seu objetivo é ter mais dinheiro para viajar, comprar uma moto, ou o que for, você pode aproveitar as férias para conseguir um trabalho temporário. No final do ano surgem muitas vagas em lojas para suprir a demanda do Natal, assim como em hotéis, que lotam nas férias.

Outra opção é fazer algo para vender. Doces, artesanato, o que você souber melhor.

Falando em vender, você pode juntar duas atividades importantes. Arrume seu guarda-roupas, dê uma olhada na sua casa e separe coisas que você não quer mais e pode vender, até mesmo pela internet. Assim você organiza sua casa e ainda ganha dinheiro.

  • Planejamento

Nesse período com menos obrigações, você pode aproveitar para planejar seu ano novo e seu futuro. Trace estratégias. Pegue um caderno, um aplicativo, ou o que preferir, e defina o que você quer, o que precisa fazer para conseguir e estabeleça prazos para cumprir.

Você pode até mesmo fazer um mural com imagens que representem suas metas, assim você sempre olhará para ele para se motivar e inspirar.

  • Aprender

Tem algo que você sempre quis aprender e não teve tempo? Desenhar, tocar um instrumento, ou coisas mais práticas, como economia doméstica ou cozinhar? Chegou a hora! Você nem precisa gastar dinheiro com isso: existem inúmeros tutoriais no YouTube e cursos gratuitos pela internet!

  • Começar

Se já tem definido o que quer fazer depois da faculdade, você pode já dar os primeiros passos. Já decidiu o que vai fazer no TCC? Comece a buscar referências e ler a respeito. Quer abrir um negócio, ou um escritório? Pesquise como está o mercado atualmente. Existe uma empresa que sonha em trabalhar depois de formado? Pesquise os requisitos que ela preza, converse com funcionários. Comece agora!

  • Descansar

Não é porque você decidiu ser produtivo que não vai aproveitar para descansar. Faça maratona de filmes e séries que sempre quis ver, retome o hábito de ler por prazer, chame os amigos para dar uma volta. Visite lugares novos. Descanso não é só ficar jogado em casa dormindo! Faça coisas que te distraiam, mas que também agreguem!

Esperamos que este texto tenha sido interessante e motivador para você! Compartilhe com os amigos e faça seus planos!

Atitudes que todo estudante deveria tomar durante as férias