Quando vale a pena trocar de faculdade?
17/04/2020
Departamento de Marketing
Entrar na faculdade é um sonho para a maioria das pessoas; mas e quando você se decepciona? Será que vale a pena trocar de instituição? Se você tem dúvidas sobre isso, leia nosso post!

Depois que se entra na tão sonhada faculdade, pode acontecer de nem tudo ocorrer como o planejado.

Existem vários motivos que podem levar alguém a querer trocar de instituição depois que já está matriculado, e eles precisam ser considerados.

O essencial é entender quais são esses motivos e perceber se eles valem mesmo a pena. Muitas vezes, a troca garantirá um futuro melhor, apesar da dúvida inicial.

Vamos conhecer os principais motivos para trocar de faculdade e entender se eles são suficientes para tomar essa atitude.

 

Investimento financeiro

Um ponto muito importante em uma faculdade é o quanto de dinheiro é investido nela durante a formação do aluno.

Existem faculdades, como a São Luís, que oferecem descontos e projetos, além da possibilidade de negociação, o que torna a troca muito mais atrativa.

Distância da faculdade

Estudar perto do local de estudo é altamente recomendado, além de perto do trabalho. Isso facilita muito a vida do estudante que já tem inúmeras atividades e compromissos para conciliar.

Quanto menor for o tempo de deslocamento, menor será o desperdício em trânsito e em horas de transporte, sobrando espaço para estudar ou se divertir.

Quando a sua faculdade é longe da sua casa ou do seu trabalho, trocar pode ser uma boa ideia, remanejando o tempo que sobrará para outras atividades;

Atualmente estamos em um período em que se faz necessário estudar em casa, devido ao isolamento social imposto pelo novo coronavírus, mas essa situação não será permanente.

Um ponto importante que essa época mostrou é a importância de estudar em uma instituição preparada para oferecer aulas online, ou mesmo um corpo docente que consiga lidar com a situação, lecionando por vídeos ou áudios.

Infraestrutura inadequada

Muitos fatores influenciam na hora de oferecer um bom nível nos estudos, e a infraestrutura é um deles.

Uma faculdade que não é capaz de atender as necessidades do aluno acaba perdendo corpo discente para instituições com melhores condições. Isso nem sempre está relacionado com o valor da mensalidade.

 

Ar condicionado, lousas adequadas, laboratórios que atendem as necessidades do curso: tudo isso é muito importante.

Amigos em outras faculdades

Enquanto cursa a faculdade, o aluno ocupa a maior parte do seu tempo com assuntos relacionados a ela, seja em aulas, seja em atividades e trabalhos a serem feitos em casa.

Por isso, optar por mudar de instituição e frequentar aquela em que seus amigos estão matriculados pode ser uma boa ideia para tornar mais agradável o tempo do curso.

Estar cercado por pessoas queridas agrega bem-estar e conforto durante o período intenso que é a graduação.

Ensino ruim

O que se espera de uma faculdade é um nível de ensino elevado, afinal, ela irá ajudar o aluno a se tornar um profissional qualificado e competente.

Se esse quesito não está sendo cumprido, é recomendado procurar um local onde isso seja prioridade. É importante se manter no nível de exigência do mercado, e a faculdade tem um papel importante nisso.

Lembrando que você não deve se incomodar com professores exigentes. Alguns alunos podem achar isso ruim, já que a carga de trabalho na faculdade é muito superior ao que estão acostumados: mas isso é uma característica que se espera para a excelência do ensino!

Faça a melhor escolha

Se você se encaixou em pelo menos uma dessas situação é sinal de que você precisa considerar trocar de faculdade em busca de uma situação melhor.

Essa é uma etapa importante da vida e não devemos nos prender a uma instituição que não forneça o que precisamos. Você só tem a ganhar fazendo escolhas que alavanquem o seu futuro!

A Faculdade São Luís está aqui para te ajudar! Entre em contato com a gente para tirar suas dúvidas e negociar o valor do seu curso!

Quando vale a pena trocar de faculdade?