Filmes sobre mudanças e perseverança que vão te inspirar!
22/05/2020
Departamento de Marketing
Vivemos em um momento desafiador atualmente, em que é difícil para muitas pessoas manter o pensamento positivo e otimista. Assim, separamos alguns filmes essenciais para acreditar que tudo é possível!

Há muitos anos, a magia da sétima arte nos proporciona incríveis momentos. Muitos deles marcam para sempre nossas vidas. E aqueles que são exemplos de superação, mudança e perseverança tendem a ficar imortalizados em nossos corações, servindo de exemplo na nossa própria perspectiva de vida.

Se você aprecia uma boa história para se inspirar, confira nossas dicas!

 

A Procura da Felicidade (2006)

Se você ainda não viu, pelo menos já ouviu falar deste filme. A vida de vendedor de scanners de densidade óssea não está nada fácil para Chris Gardner, principalmente depois de ter investido todas as suas economias neste negócio, que parecia promissor.

Com os próprios médicos considerando o produto como um luxo desnecessário, Chris se deparou com o fracasso e acumulou diversas dívidas, a ponto de ser despejado de seu apartamento e abandonado pela própria esposa, que é mãe de seu filho, Christopher.

No olho da rua e passando por diversas dificuldades com o filho, o persistente e esforçado Chris acaba conseguindo um estágio não remunerado como corretor em uma empresa renomada. Com a possibilidade de efetivação e um bom salário, o homem se desdobra e procura o que está no limite dos seus conhecimentos para garantir uma vaga remunerada e conseguir proporcionar uma vida melhor para o seu filho.

"A Procura da Felicidade" possui frases que estão entre as mais compartilhadas dentre todos os filmes de Hollywood.

 

Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)

Essa é a história de um homem que busca a felicidade por meio da simplicidade e do prazer em poder ajudar outras pessoas.

Quando pequeno, Forrest tinha problemas mentais e físicos. Sempre sofria bullying e era perseguido pelos colegas da escola. Certo dia, Forrest correu tanto de seus perseguidores, que numa só corrida, quebrou os aparelhos que sustentavam suas pernas (as quais o proporcionavam dificuldades de locomoção) e como um milagre, começou a correr como o vento, como se nunca tivesse nenhuma deficiência nas pernas.

Desde então, sua velocidade e bom condicionamento físico o ajudaram em diversos momentos de sua vida.

Sentado no banco de um ponto de ônibus, Forrest narra sua trajetória para várias pessoas que passam por ali, relatando desde os momentos de suas intermináveis e notórias corridas, passando pela sua experiência na Guerra do Vietnã, a qual perdeu um de seus melhores amigos e viu o outro perdendo suas duas pernas, até a emocionante parte das mulheres de sua vida: sua mãe e sua amada Jenny.

"Forrest Gump - O Contador de Histórias" é um exemplo de perseverança. Um filme emocionante e inesquecível de um homem desprovido de inteligência, que provou que sua força de vontade pode ser o seu maior dom.

 

Quem Quer Ser Um Milionário? (2008)

Jamal Malik é um garoto da favela que consegue participar de um programa de TV que distribui prêmios em dinheiro aos vencedores. Com uma emocionante e difícil história de vida, o garoto surpreende a todos e consegue avançar em todas as etapas do programa.

Surpresos com o desempenho do garoto até a última etapa, as pessoas estavam ansiosas para assistir Jamal respondendo à pergunta final, mas o garoto erra, perdendo o grande prêmio. Acusado de trapaça pela própria polícia, por ser um pobre da favela que não teria como ser provido de tamanha inteligência, Jamal dá a volta por cima numa longa jornada para provar o seu potencial.

"Quem Quer Ser um Milionário" é um filme inspirador, com muitas mudanças e reviravoltas. Um verdadeiro exemplo de garra e perseverança.

 

Um Sonho de Liberdade (1994)

Essa é a história de Andy Dufresne, um banqueiro que vai preso em uma penitenciária de segurança máxima, acusado pelo assassinato de sua esposa e do amante dela.

Na prisão, conhece Red, encarcerado até o fim de sua vida. Apesar de todas as crueldades e injustiças que o cercam, Andy se depara com as condições desumanas que ali encontra e começar a tentar mudar a realidade da prisão.

Com Red, aprende todos os valores de uma verdadeira amizade e de como a esperança pode ser a melhor coisa na vida do ser humano. Com isso, Andy alimenta o único objetivo de escapar daquela prisão, motivado com unhas e dentes a realizar a tarefa mais difícil de sua vida.

"Um Sonho de Liberdade" é baseado na obra homônima de Stephen King e proporciona uma verdadeira lição de vida.

 

A Vida é Bela (1998)

Um dos mais belos filmes de todos os tempos, A Vida é Bela conta história de Guido, um judeu pobre que se apaixona por Dora, uma mulher de família burguesa completamente oposta aos princípios de Guido.

Mesmo de casamento marcado com outro homem, por conta da pressão de sua família, Dora resolve abandonar o noivo e sua própria família para viver junto a simplicidade de Guido. Os dois se casam e têm um filho, Giousué.

Poucos anos depois, durante os eventos da Segunda Guerra Mundial, assim como as demais famílias judias daquela região, Guido é levado a um campo de concentração nazista com o pequeno Giousué e ambos são separados de Dora.

Sabendo que o pior poderá acontecer a qualquer momento, o criativo Guido utiliza sua própria imaginação para amenizar todo o terror e crueldade que os cercam e faz o filho acreditar que tudo aquilo é uma brincadeira que consiste no prêmio de um tanque de guerra para quem sair vitorioso, fazendo com que o menino resista bravamente, sonhando com o prêmio final.

"A Vida É Bela" é um exemplo de superação de um pai, que busca mudanças na realidade do filho por meio da própria experiência que ele tem através de tudo que acontece no cotidiano.

 

A Teoria de Tudo (2014)

O filme conta a trajetória do físico britânico Stephen Hawking, que aos 21 anos foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa e sem cura.

Apesar dos médicos apontarem que o quadro da doença seria irreversível e que Hawking teria apenas mais alguns anos de vida, o jovem não se deixou levar pela tristeza e a força de vontade para lhe inspirar estava mais forte do que nunca, fazendo com que seu sonho de seguir a carreira de astrofísico continuasse a todo vapor.

Apesar de sua fragilidade física e dependência de outras pessoas, Stephen conseguiu superar todas as adversidades e emplacou uma série de conquistas, não apenas para benefício próprio, mas também para toda a humanidade.

"A Teoria de Tudo" vai te inspirar com a história de um dos físicos mais importantes de todos os tempos.

 

Cinema Paradiso (1988)

Para encerrar essa lista, indicamos um clássico do cinema europeu que grande parte da nova geração talvez não conheça, mas que é essencial quando o assunto é perseverança e força de vontade para fazer as coisas acontecerem!

 

Essa é a história de Salvatore Di Vita, um cineasta que vive em Roma e é bem-sucedido na carreira. Ele recebe uma ligação de sua mãe, que o avisa que Alfredo, seu velho amigo de infância, faleceu.

Após essa ligação, Toto (apelido de Salvatore quando pequeno), se emociona e faz uma viagem de volta no tempo, em suas memórias da infância, quando ainda era um coroinha que ia para o Cinema Paradiso após a missa. Foi lá que conheceu o projecionista Alfredo, um velho homem que mostrou toda a magia de seu cinema para Toto.

Toto se encantou com a magia do cinema e começou a frequentar o local onde o velho Alfredo passou a ensiná-lo como tudo aquilo funcionava, despertando em Toto, a certeza de que ele queria ser um cineasta.

"Cinema Paradiso" mostra com simplicidade que nossos sonhos podem se tornar realidade se tivermos persistência, mesmo que seja a partir de um sonho de criança. Com certeza essa obra vai te inspirar!

 

Aproveite o final de semana, separe esses filmes e faça uma pipoquinha! Esperamos que essas dicas ajudem a te motivar!

 

Fontes Consultadas:

Quero Evoluir.

Lotto Land.

Revista Bula.

Incrível Club.

Filmes sobre mudanças e perseverança que vão te inspirar!