Técnicas valiosas para manter o foco nos estudos
29/05/2020
Departamento de Marketing
Situações diversas podem fazer com que você não consiga focar nos estudos da faculdade. Ansiedade, acontecimentos externos, mudança de rotina, etc... Mas não desanime: separamos algumas dicas para te ajudar a manter o foco. Continue a leitura!

Todo estudante gostaria de ter características como disciplina, organização, foco e dedicação para, assim, estudar da forma mais eficiente possível e se destacar.

Mas é claro que isso não é tão fácil de colocar em prática, principalmente agora, em que o mundo todo vive um período desafiador.

Pensando em te ajudar nessa missão, reunimos algumas técnicas que ajudarão a ter mais foco nos estudos e, consequentemente, a alcançar os melhores resultados. Preparado?

 

Escolha ambientes silenciosos e se desligue de tudo

Essa pode parecer uma dica simplória, mas acredite, fará uma grande diferença na hora dos estudos. Isso porque muitos estudantes costumam estudar com a televisão ligada, ainda que sem som, e com o celular ao lado, no modo vibratório.

Ainda que você não pare para ver as mensagens, acaba sendo distraído pelas notificações. Mesmo que a televisão esteja com volume baixo ou até no modo mute, é provável que, vez ou outra, você “se perca” olhando as imagens e perdendo o foco do que está sendo estudado.

Portanto, a recomendação é: desligue tudo e opte sempre por um local silencioso e calmo, com todos os materiais necessários. Isso vai te ajudar a se manter focado no conteúdo a ser estudado, sem dúvidas.

Teste seus conhecimentos com exercícios

De maneira geral, é comum que os alunos se dediquem durante muito tempo à parte teórica de determinada disciplina, mas é com a realização de exercícios que, de fato, você vai saber se aquele conhecimento foi apreendido.

Portanto, faça o caminho inverso, resolva questões, confira as respostas, verifique os erros e, então, retorne para consultar a teoria e achar a resposta correta.

Mantenha a disciplina

Para que você consiga manter o foco nos estudos, é importante tornar isso um hábito. Estabelecer horários fixos durante a semana com um plano de estudos te ajudará a fazer deles uma rotina e, por consequência, um hábito, auxiliando na manutenção do foco e da concentração.

Analise quais são os horários em que você é mais produtivo e possui disponibilidade, bem como os dias em que está mais cansado e a partir daí desenhe o seu planejamento semanal.

 

Desenvolver o foco requer disciplina e constância, portanto, se você quer alcançar bons resultados, esta dica te ajudará a estar preparado mental e fisicamente.

Estabeleça pausas

Falamos sobre a importância da constância e do plano de estudos com horários determinados, mas isso não quer dizer que você tenha que passar horas a fio estudando, sem pausa para descanso.

Isso deixará seu cérebro cansado e estressado e provocará o efeito oposto do desejado: você não vai conseguir assimilar o conteúdo que está sendo estudado e não conseguirá manter o foco.

Sendo assim, dê pequenas pausas a cada 30 minutos estudados para esticar o corpo, se alongar, beber água. Isso vai te ajudar a retomar os estudos com foco e concentração. Só não vale esticar muito essa pausa e se perder no objetivo principal, ok?

 

Quando nos acostumamos com nossa rotina, é difícil lembrar dos hábitos que nos comprometemos a seguir e ser persistente. Então, sempre que desanimar, leia este texto novamente e decida manter o foco!

Técnicas valiosas para manter o foco nos estudos