Será que começar a faculdade no 2º semestre vale a pena?
16/08/2020
Departamento de Marketing
Esperar só o ano que vem, ou começar os estudos no segundo semestre? Se você está cansado de deixar as coisas para depois, mas está se perguntando se começar a faculdade agora é uma boa ideia, leia nosso post de hoje e tire a dúvida!

A maior parte dos estudantes anseia por começar a faculdade nos primeiros meses do ano. Mas será que essa é a única opção?

O costume de iniciar o ano letivo após o verão vem desde o Ensino Básico, pois é assim que o calendário escolar se aplica no Brasil. No entanto, as instituições de Ensino Superior trabalham com semestres. Então, começar a estudar no 2º semestre não vai lhe prejudicar em nada.

Essa alternativa não só é viável como também é uma ótima oportunidade de começar a graduação com o pé direito.

 

Dê tempo ao tempo

 

Ao não conseguir entrar na faculdade no começo do ano, por qualquer que seja o motivo, alguns estudantes podem se ver tristes, pois sentem que perderam ou desperdiçaram um ano inteiro.

Mas tenha calma! Você não precisa perder o ano todo se der uma chance para os Vestibulares do 2º Semestre.

Aliás, você pode usar o vestibular de verão apenas como um treinamento, um teste. É interessante passar pela experiência de prestar um vestibular para ficar mais preparado para o próximo.

Além disso, começar a faculdade no 2º semestre é um meio-termo para quem não se vê preparado para a graduação, logo após sair do Ensino Médio, mas também não quer esperar um ano inteiro para recomeçar os estudos.

Portanto, é uma escolha que vale a pena para começar 100% focado na graduação e que lhe dá tempo de escolher o curso ideal para você.

 

Vestibular não é a única opção

 

Se você prestou o Enem, como milhões de brasileiros, saiba que sua nota segue valendo. É isso mesmo! Se por algum percalço você não conseguiu ingressar na faculdade no 1º semestre, pode usar sua nota para começar a estudar na metade do ano.

E o mesmo vale para os programas que o Enem possibilita que você se inscreva. O Prouni, que proporciona bolsas de até 100%, vale para os dois semestres.

 

Assim como o Fies, que é o programa de financiamento estudantil, que possui taxas menores e grande período de carência para o estudante começar a pagar só depois de formado.

 

Qualidade é a mesma o ano inteiro

 

Um dos receios que os estudantes possuem ao começar a faculdade no 2º semestre é sobre a estrutura que vão encontrar, sobre as turmas e os professores.

Iniciando no 2º semestre as turmas já estarão formadas, o que é ótimo. Mesmo encontrando com colegas que já começaram a estudar, a transmissão do conhecimento é a mesma. E você não perderá nenhum conteúdo que foi dado, uma vez que a Instituição organiza a sua grade para que você tenha acesso a tudo.

Instituições de ensino se preocupam em fornecer aos estudantes do 2º semestre as mesmas capacidades do início do ano, justamente para não haver discrepância no nível de aprendizado de seus alunos.

Ao decidir entrar na graduação no meio do ano, busque descontos e bolsas. As faculdades possuem também programas que dão vantagens aos seus alunos.

 

As vantagens em começar a faculdade no 2º semestre são muitas. Então, prepare-se e mantenha o foco para atingir seus objetivos!

Na Faculdade São Luís ainda dá tempo de começar, e o Vestibular é 100% online, para sua segurança nesse período de pandemia. É só acessar: www.saoluis.br/vestibular

Será que começar a faculdade no 2º semestre vale a pena?