Como conseguir cumprir as metas de ano novo?
18/12/2020
Departamento de Marketing
Todo final de ano nós paramos para pensar nas nossas conquistas e nas coisas que deixamos de fazer. A famosa lista de resoluções para o ano novo é algo muito legal de criar, mas como conseguir ter persistência e realizar todas elas? Separamos algumas dicas pra vocês: continue a leitura!

O final do ano chegou e, com ele, a vontade de fechar um ciclo e começar coisas novas. Finalmente iniciar aquele projeto que estava pensando, aquele curso, hábitos para adquirir ou para abandonar.

É hora de pegar papel e caneta (ou o celular mesmo) e criar sua lista de metas de ano novo! É um processo divertido, muito interessante para nos organizar e motivar a realizar mudanças e melhorias na nossa vida.

Mas cumprir com essa lista é outra história...

A maioria das nossas metas acaba esquecida e, quando nos damos conta, já é dezembro de novo e não fizemos nada! Bate aquela frustração, mas não precisa ficar assim! Isso é muito comum com todo mundo!

Não se sinta culpado e lembre-se de que muitas coisas não dependem só de você, e sim de fatores externos. 2020 foi um exemplo disso. Muitas coisas precisaram ser adiadas.

Mas agora, vamos focar no que depende de suas ações, sim! Você pode ter algumas atitudes que vão aumentar suas chances de, no final de 2021, ter conquistado tudo o que quis! Vamos lá?

 

Faça uma lista de metas dentro das metas!

 

Fez sua lista? Está objetiva? Ótimo! Uma dica legal agora é separar cada meta definida e listar as atitudes que vão te ajudar a chegar lá. Quer um exemplo?

Digamos que você tem o objetivo de ser fitness em 2021. Algumas pequenas metas para atingir esse objetivo podem ser:

- Decidir que tipo de atividade quer fazer. Pode ser dança, crossfit, caminhada, algum esporte etc;

- Encontrar uma academia perto de você, com o preço que você pode pagar e que ofereça a atividade que você quer;

- Encontrar um amigo pra fazer isso com você;

- Fazer uma consulta com um médico e um nutricionista antes de começar;

Ou, se você quer fazer a viagem dos seus sonhos em 2021, embaixo dessa meta, liste:

- Definir quanto dinheiro vou precisar para a viagem;

- Preciso de roupas específicas? Se precisar, faça as compras. (Você não pode ir para o Canadá no inverno sem roupas certas, por exemplo)

- Verificar o que é preciso para tirar o passaporte;

- Já definir o período para combinar as férias no trabalho.

Isso são as metas dentro das metas! Assim você já vai estar mais organizado sobre os passos a seguir para chegar mais perto do seu objetivo. Conforme for riscando cada etapa, vai se sentir mais motivado e confiante para continuar.

 

Estipule prazos para cumprir seus objetivos

Quando você coloca uma data para realizar as coisas, elas deixam de ser um sonho, um pensamento, um devaneio, e passam a ser reais e concretas.

Uma sugestão é dividir as metas em 12, sendo uma por mês. Comece pelas mais simples nos meses iniciais. Por exemplo:

- Janeiro: cortar o refrigerante;

- Fevereiro: começar uma rotina de leitura diária para ler mais este ano;

- Março: começar a malhar;

- Dezembro: viagem dos sonhos!

 

Deixe suas metas visíveis o tempo todo

 

Se você escrever sua lista de objetivos e jogar numa gaveta, nunca mais vai olhar para ela e vai acabar esquecendo de tudo o que planejou.

Deixe tudo à vista! Você pode colocar post its de cores diferentes na sua mesa e, conforme for conquistando as metas, é só retirar.

Ou pode criar um mural bonito, e aproveitar para colocar imagens que inspirem e representem o que você quer.

Você pode ser criativo e criar algo diferente e decorativo, ou pode simplesmente escrever em um papel e colar na parede com fita crepe. O importante é estar visível para não esquecer!

 

Celebre e se dê recompensas!

 

Cada vez que você conseguir uma nova vitória, não importa qual, comemore. Não precisa ser o objetivo final. Se você definiu que quer fazer um curso x, e acabou de se matricular, celebre!

Pode ser comendo o seu prato favorito, tirando um tempo só para você, se dando um presente, como uma blusa nova, ou mesmo saindo para comemorar com os amigos.

Essa atitude vai te incentivar a continuar se dedicando ao que quer, aumentar sua autoestima, além de ser muito divertido.

 

Mude os planos

 

Ao longo do ano, você pode mudar de opinião. Ou alguns fatores externos podem trazer a necessidade de desistir de algo. Você ainda pode perceber um jeito muito melhor de perseguir seus objetivos.

Não tenha medo de mudar e ajustar as coisas. Faça adaptações, mude o curso, ajuste.

 

Tenha calma!

Não tenha pressa, não deixe a ansiedade tomar conta de você. Tenha em mente que você deve fazer uma coisa de cada vez e não se cobre. Os prazos estão ali para você se organizar, não para se desesperar.

Faça o possível, dê o seu melhor e entenda seus limites. Se não cumprir um objetivo, tudo bem, foque nas coisas que conseguiu. Não existe conquista pequena. Todo passinho para a frente é incrível e merece ser valorizado e celebrado!

Sua lista de metas para o ano novo serve para você evoluir e não é algo que deva inspirar cobrança e culpa. Cada etapa pode ser muito divertida, mesmo se você não atingir o objetivo. O que importa, muitas vezes, é o processo, é a viagem, não o destino final

Como conseguir cumprir as metas de ano novo?