Vale a pena começar uma faculdade no meio do ano?
15/08/2018
Departamento de Marketing
Entenda os motivos que tornam essa decisão tão boa quanto - ou até melhor - que iniciar os estudos no começo do ano. O período de meio de ano oferece vantagens primordiais e que podem contribuir para o seu futuro. Veja quais!

Entrar na faculdade é sempre uma grande conquista e também um enorme desafio. Contudo, muitas pessoas têm receio de iniciar os estudos no meio do ano, principalmente por não entenderem a duração do curso, se o conteúdo a ser administrado é igual ao da temporada regular, entre outros questionamentos que são comuns nesta fase.
Para entender mais sobre o assunto, esclarecemos se vale a pena começar sua faculdade no meio do ano, apresentando as vantagens e as características da escolha – mostrando, assim, que a busca pela formação universitária deve iniciar assim que você tiver oportunidade, seja no começo, seja metade do ano.

Formando-se antes

Esqueça quem diz que começar a faculdade em junho, julho ou agosto vai fazer você formar-se ‘seis meses depois’. Muito pelo contrário: se esperar até começar o novo período letivo, você perderá esse tempo e, no futuro, irá arrepender-se de não ter começado antes.
Vamos ao exemplo prático: você começa uma faculdade de cinco anos em julho de 2018. No mesmo mês de 2023 estará com o diploma em mãos. Agora, se esperar até fevereiro de 2019, só terá concluído o ensino superior neste período de 2024. Por isso, se houver a oportunidade, matricule-se o quanto antes.

A grade é a mesma? 

Sim. O curso pelo qual você optar, iniciando no começo ou fim do ano, precisará seguir a mesma grade curricular, pois isso é definido pelo próprio Ministério da Educação (MEC) e seus órgãos reguladores do ensino superior.
Não tenha medo: ao optar por uma formação na faculdade e pelo curso que deseja no meio do ano, terá as mesmas competências que os demais alunos. Vale uma análise: cursos em turnos diferentes, como manhã e noite, possuem a mesma grade curricular. Desta forma, não há como haver diferença quando os períodos são distintos.

E isso pode agradar seu bolso 

Como a demanda por cursos no ensino superior na metade do ano são menores em comparação ao início do período convencional, muitas faculdades e universidades oferecem descontos, condições ímpares de pagamento e bolsas de estudos para alunos que queiram matricular-se regularmente em suas instituições de ensino.
E, além deste fator econômico agradável, há outra vantagem ‘escondida’ nos vestibulares para ingressar no meio do ano: a concorrência tende a ser menor (em alguns casos, muito menor) que no começo da temporada – e isto pode ser o diferencial para cursos mais concorridos.

Outras vantagens 

Não para por aí: começar uma faculdade no meio do ano possui vantagens singulares, e saber explorá-las pode contribuir para sair formado – assim como qualquer outro universitário de seu curso.
- Você pode mudar de turma seis meses depois. Pense na seguinte situação: o turno que escolheu não é adequado para a sua rotina. Mas o período que começa no início do ano seguinte oferece a grade ideal. Assim, ao invés de esperar um ano, poderá recomeçar os estudos na metade do tempo.
- Se você acabou de se formar no Ensino Médio, terá mais seis meses adicionais de estudos – e tempo para pensar na decisão de qual curso buscará para seguir sua carreira, dando mais confiança e diminuindo a chance de sair precocemente da universidade.
- E, por fim, que tal quebrar a expectativa de parentes e amigos que esperam ansiosos a formatura e propiciar a eles uma festa no meio do ano, depois que se formar?
Conhecendo mais sobre a dinâmica das faculdades durante um período que muitos acreditam ser desvantajoso, é possível extrair ao máximo o que os cursos superiores têm a oferecer e conquistar o tão sonhado diploma.

Agora que você já conheceu as vantagens, não perca tempo!

A Faculdade de Educação São Luís está com o período de provas agendadas para o segundo semestre de 2018! Aproveite! Entre em contato e comece a estudar ainda neste ano. Você pode utilizar sua nota do ENEM e matricular-se diretamente ou agendar uma prova no melhor dia e horário para você!

 

  • Telefone: (16) 3209 1800
  • Site: http://www.saoluis.br/vestibular 
Vale a pena começar uma faculdade no meio do ano?