Você já parou para pensar para que serve o ENEM?
16/08/2018
Departamento de Marketing
O porquê de as pessoas ficarem dois dias tentando resolver questões de português, matemática, história, geografia, física, química... e a temida redação?

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, foi realizado pela primeira vez em 1998 e tinha como objetivo avaliar o desenvolvimento dos estudantes no final do Ensino Médio.

Mas, com as reformulações que o exame sofreu ao longo dos anos, o Enem passou a ser uma das provas mais esperadas no calendário por milhões de brasileiros.

Além de o ENEM ser uma prova que testa os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Médio, muitas instituições superiores de ensino, sejam elas públicas ou privadas, adotaram a nota do ENEM como forma de ingresso nos cursos, e muitas delas substituíram o próprio vestibular pela nota do ENEM.

Além de substituir os vestibulares, a nota do Enem pode contribuir, e muito, para conseguir uma bolsa de estudos ou o financiamento em uma faculdade particular, como é o caso do Programa Universidade para Todos - (PROUNI), e o Fundo de Financiamento Estudantil - (FIES).

Para se candidatar a uma vaga nesses dois programas, ter feito o ENEM e atingir pontuação superior a 450 pontos, além de não zerar a redação, é essencial.

 

PROUNI

O Programa Universidade para Todos - (PROUNI), oferece bolsas parciais e integrais de 50% e 100% de desconto na mensalidade dos cursos superiores. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter cursado o Ensino Médio em escola pública, não pode ter diploma de curso superior e precisa ter prestado a prova do ENEM, obtendo, no mínimo, 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

Para concorrer à bolsa de 100%, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, e para concorrer à bolsa de 50%, o candidato deve ter a renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Outros requisitos para concorrer a uma bolsa e mais informações sobre o PROUNI, você encontra no link: http://siteprouni.mec.gov.br/oprouni.php.

 

 

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil - (FIES), é um programa do Ministério da Educação, que tem como objetivo financiar cursos superiores em instituições privadas, que tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - (SINAES).

Para os estudantes que queiram tentar o financiamento, é necessário ter renda familiar per cápita de até três salários mínimos, ter prestado o Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação.

Acesse as informações detalhadas pelo link: http://fies.mec.gov.br/?pagina=faq.

A Faculdade de Educação São Luís trabalha com Bolsas e Financiamentos estudantis para facilitar sua entrada na vida acadêmica.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas, ou baixe nosso E-BOOK sobre os assunto!

Você já parou para pensar para que serve o ENEM?