Indeciso sobre qual curso de graduação escolher? Vamos te ajudar!
12/11/2018
Departamento de Marketing
Se você está aqui é porque já está na hora de escolher um curso e começar sua faculdade! É completamente normal que você tenha receio de se decidir, afinal é uma das escolhas mais importantes da sua vida! Mas calma. Vamos conversar um pouco sobre o que você pode fazer para facilitar essa etapa. Vamos lá?

Bem, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que essa não é uma decisão irreversível. As coisas e as pessoas mudam o tempo inteiro, e isso não depende da idade. Mudar de carreira é muito comum, então não precisa se preocupar com um futuro tão distante.

Essa é uma escolha que exige, sim, comprometimento. Afinal, serão anos de estudos. Mas você não estará preso a ela. Caso você perceba que não gosta do curso, logo no início, você pode transferir-se para outro, lembrando que é possível eliminar matérias, de modo que não saíra prejudicado.

Agora que você já está mais tranquilo, vamos às nossas dicas!

Conhece-te a ti mesmo! 

Agora é hora de separar um tempo para refletir. Autoconhecimento é essencial e não pode ser negligenciado. Mas como? Bem, você pode tirar um final de semana para refletir, pensar em você mesmo: o que você gosta de fazer, no que se dava melhor na escola, o que não gosta, etc.

Faça uma lista de todas essas coisas. Seu passado, seus gostos, seus desejos, enfim, coisas que podem te dar uma pista sobre a melhor atividade que você pode se dedicar. Você é tímido? Prefere trabalhar com pessoas ou sozinho? É comunicativo? Gosta de ficar ao ar livre?

Se ainda assim achar que não conseguiu descobrir quem você é, pode marcar uma consulta com um psicólogo, que irá ajudar não só com o autoconhecimento em si, mas a descobrir sua vocação.

Falando nisso, realizar um teste vocacional pode ser interessante. Mas não saia fazendo qualquer um que encontrar na internet. Isso pode prejudicar mais do que ajudar. Procure um profissional para avaliar sua situação de modo adequado.

Uma dica importante é que você não se deixe ser influenciado por outras pessoas. Claro, você pode pedir opiniões e conselhos, porém não deixe que família e amigos te convençam a fazer algo só porque eles acham melhor, porque acham que você terá mais dinheiro, etc. Essa é uma escolha sua!

O que deve ser prioridade na hora da escolha?

O grande e mais comum dilema na hora de escolher o curso é: Escolho fazer algo que eu gosto ou algo que me dê dinheiro? Muitas vezes a profissão escolhida tem fama de não ter um bom salário e é isso que nos faz ter receio.

Dinheiro é muito importante, claro. Porém, você não precisa ser refém disso. Dedicar sua vida a algo que você não quer fazer por causa de dinheiro não é tão sábio: é clichê, mas é verdade que o dinheiro não vai comprar sua felicidade.

Você pode estar pensando: isso é muito bonito, mas eu preciso pagar as minhas contas. E você está certo! Mas trabalhar no que se gosta não quer dizer que você não pode ganhar muito dinheiro. Hoje o emprego tradicional não é mais a única opção. Quantas pessoas começando startups hoje em dia? Se você gostar do que faz, vai fazer bem, e você pode pensar em formas diferentes de ganhar a vida com o seu talento.

Você quer ser escritor ou artista? Vai fundo! Você pode escrever sobre o que quiser, ser redator, enquanto planeja seu livro. Se você quer trabalhar como ilustrador, então pode ser um designer e ganhar bem em uma empresa, e até ser freelancer.

O segredo é saber que você pode ser e fazer o que quiser, se trabalhar para isso!

 

Agora, conheça as opções a fundo

Depois que você já pensou e listou suas características, já deve ter ideia de quais cursos são mais adequados para você. Então, agora é hora de conhecer a fundo as opções que selecionou.

Leia bastante sobre os cursos. Mas não se baseie apenas nas disciplinas, aulas, e a faculdade em si. Pense nas atividades do dia a dia do profissional, já formado. Pense nas áreas de atuação da graduação que te interessa.

Você pode querer fazer jornalismo, mas de jeito nenhum quer aparecer em frente às câmeras. Bem, então dedique-se à área da escrita. Você quer fazer Ciências Biológicas, mas não tem interesse nenhum em dar aulas? Opte pelo Bacharelado.  

Existem diversas opções dentro de cada profissão para você se dedicar. E dentro dessas opções de atuação, há especializações. Você poderá fazer uma pós-graduação após o término da faculdade e se dedicar exatamente ao que te interessa.

Analise os prós e contras da profissão

Tenha atenção ao seguinte: Nenhuma profissão que escolher será um mar de rosas o tempo inteiro! Analise quais problemas você está disposto a enfrentar na vida profissional e quais você não suportaria. Por exemplo, você pode ser uma pessoa tímida, mas está disposto a superar isso para trabalhar com comunicação, pois é apaixonado por design e está se decidindo pelo curso de Publicidade e Propaganda. Por outro lado, você gosta muito de animais, mas não conseguiria de jeito nenhum ver sangue, logo, não há como ser veterinário.

Anote tudo isso sobre as opções que tem em mente e vá eliminando o que não se encaixa com você.

Converse com pessoas, peça opiniões de quem estuda alguns dos cursos que você quer, e converse com profissionais já formados da área.

Também é muito importante analisar o mercado, saber como estão as vagas de emprego, como é a qualidade de vida dos profissionais, o salário, a necessidade de obter curso superior, a concorrência no vestibular e demais detalhes desse tipo.

Foque em você.

Visualize o seu futuro. O que você consegue se ver fazendo se não houvesse nenhum obstáculo? O que você gosta tanto de fazer que poderia fazer até de graça?

A maneira mais eficiente de perceber o que você realmente gosta, e que vale a pena dedicar sua vida nisso, é quando você está realizando uma atividade que te faz esquecer de você mesmo, ou de pensar quantas horas faltam pra acabar a sexta-feira e ir sair com os amigos, e, principalmente, faz o tempo passar de forma imperceptível.

Esperamos que esse texto tenha ajudado você! Boa escolha, e boas aulas!

Indeciso sobre qual curso de graduação escolher? Vamos te ajudar!