5 Playlists do Spotify para te ajudar a estudar
06/03/2019
Departamento de Marketing
Concentrar-se para os estudos nem sempre é uma tarefa fácil. São diversos fatores que podem nos distrair muito facilmente, e muitas preocupações que ocupam nossa mente, tornando o processo difícil. A boa notícia é que uma trilha sonora pode facilitar a tarefa. Uma pesquisa da organização britânica Mindlab comprovou que alguns tipos de música podem estimular o cérebro. Leia nosso artigo e conheça algumas playlists do Spotify que podem te ajudar!

Para se ter uma ideia, os alunos que estudaram ouvindo música clássica obtiveram um desempenho 12% melhor em testes matemáticos. Já as humanidades parecem se beneficiar melhor das batidas pop. O BPM entre 50 e 80 estimula o lado esquerdo do cérebro, alimentando o pensamento lógico e criativo. Gostou da ideia? Então prepare os seus fones de ouvido! Apresentaremos 5 playlists do Spotify para te ajudar a estudar.

 

1. Intense Studying: Você já ouviu falar no efeito Mozart? Segundo uma pesquisa do neurobiólogo Gordon Shaw a música do compositor austríaco poderia turbinar o nosso cérebro. Os estudos de 1989 foram confirmados recentemente. O que ocorre é que a concentração aumenta ao ouvirmos música clássica em geral.

Na coleção musical da Intense Studying estão 70 obras de compositores barrocos e românticos como Mozart, Beethoven, Bach e Debussy. Você encontra até mesmo versões instrumentais de sucessos modernos, como Perfect do britânico Ed Sheeran. São no total 4h e 7 minutos de benefícios para os seus estudos.

2. Nature Sounds: Aqui não há letras ou melodias, apenas sons da natureza: pássaros, o cair da chuva, o marulho do mar, etc. O benefício? Segundo a Scientific Reports este estímulo afeta diretamente a nossa massa cinzenta. O principal efeito é a redução nos níveis de estresse.

E convenhamos, diminuir a preocupação e ansiedade é algo que faz toda a diferença na hora de estudar. Afinal, quantas vezes não conseguimos nos concentrar pensando na nota que precisamos tirar naquela prova que se aproxima? Nada melhor do que a natureza para afastar estas preocupações.

3. Superior Study Playlist: Como as músicas instrumentais em geral apresentam resultados similares, você pode conferir esta lista preparada por Tyler Diem. Além de música clássica você encontrará algumas faixas instrumentais mais contemporâneas. Da trilha sonora composta por John Williams para Harry Potter, até os pianos de Yann Tiersen para Amélie Poulain.

Há ainda músicas do épico O Senhor dos Anéis e muitas outras composições famosas. São no total 242 obras, totalizando mais de 17 horas para você ouvir! Você quer encontrar algo ainda mais moderno entre as playlists do Spotify para te ajudar a estudar? Então confira a nossa próxima dica!

4. Foca no estudo: Na introdução mencionamos como o pop estimula o nosso cérebro. Quer um exemplo com estas músicas que ajudam na criatividade? Então a playlist Foca No Estudo é para você! Aqui as versões instrumentais são para clássicos do Pop e do Rock.

São clássicos de artistas como Pink Floyd, Linkin Park, Red Hot Chilli Peppers, Led Zeppelin e muitos outros. Para os fãs das composições mais pops há Justin Timberlake e One Direction também. Apenas um aviso: esta recomendação é apenas para aqueles com um foco maior. Afinal, não vale interromper os estudos para cantar junto!

5. Não perca a concentração: E que tal um set de música feito por um especialista em concentração? Bom o bastante para você? Então vale a pena conferir a playlist criada pelo coach de memorização Felipe Lima. Ela foi desenvolvida em parceria com a Exame.com e concentra a experiência de 16 anos do especialista.

São músicas que vão do clássico ao contemporâneo, incluindo Vivaldi e Avicii. Há também versões de músicas famosas em piano, como Over the Rainbow e Viva la Vida.

Gostou das sugestões? Então separe um livro, ponha seus fones de ouvido, e aproveite estes sons!

5 Playlists do Spotify para te ajudar a estudar