6 maneiras de superar o medo de falar em público e apresentar trabalhos com sucesso!
15/03/2019
Departamento de Marketing
Uma situação que muitos alunos compartilham é o medo de falar em público e, assim, se dar mal em apresentações de trabalhos e tirar uma nota ruim. Para ajudar vocês, aqui estão 6 dicas para vencer esse problema e se dar bem em qualquer apresentação!

Não há nada de errado na introspecção e, felizmente, há muitas formas de superar esse desafio. Em pouco tempo, é possível vencer a timidez! Principalmente na vida acadêmica, onde é necessário se apresentar para uma plateia (principalmente no TCC), conhecer métodos nesse sentido faz toda a diferença. Então, confira 6 maneiras de superar o medo de falar em público e apresentar seus trabalhos com sucesso - e, quem sabe, despertar o ótimo palestrante que há em você!

1. Confiança é dominar o conteúdo: Em determinadas ocasiões o problema não está tanto no interlocutor que tem medo da apresentação: a insegurança de falar algo errado pode fazer as pessoas adquirirem esse receio. Por isso, o primeiro ponto que você deve focar é dominar o conteúdo, estudá-lo (e não decorar). Assim, você mostra ser autoridade no assunto, desperta a atenção e tem confiança.

2. Mantenha postura e contato visual: Você sabia que o seu corpo pode te sabotar nas apresentações? Uma postura rígida e olhando para baixo ou ‘para o vazio’ só tende a te deixar mais nervoso. Mantenha-se ereto, olhando diretamente nos olhos de toda a turma, passando de um por um. Pode parecer difícil, mas é justamente o contrário: ganha-se autonomia quando a postura e o contato visual estão ajustados para se apresentar aos colegas.

3. Tenha auxílio de recursos audiovisuais: Tirar um pouco da atenção da sua fala também é uma ótima maneira de superar o medo de falar em público. Utilize de slides, vídeos, imagens ou faça anotações no quadro: tudo conta para que, em alguns momentos, as pessoas desviem a atenção de você. Isso ajuda a ganhar confiança durante a fala - e, ainda, é um ótimo complemento para fortalecer seu trabalho.

4. Pratique e treine o máximo possível: Uma boa maneira de começar a perder o medo é, junto a um grupo de amigos, falar sobre algo que lhe interessa. Treinar na frente do espelho, observando e imaginando a plateia, também contribui para encontrar mecanismos que te ajudem a perder esse receio. E, claro, nada melhor que ir praticando sempre que tiver uma oportunidade de falar em cada trabalho que realiza.

5. Relaxe antes. E também durante: Respire fundo. Essa não será sua primeira apresentação de trabalho - e, com certeza, muito menos a última. Por isso entenda isso como um desafio a ser superado. Não é preciso sofrer antecipadamente. Durante a apresentação, para mandar estímulos relaxantes para o cérebro, esfregue as mãos de forma lenta e contínua. Pode testar: isso dá uma segurança e energia para superar seu medo.

6. Esqueça os erros e que o foco está em você: Por fim, e muito importante, lembre-se: errar é comum, então se ocorrer isso continue com a sua explanação. Ainda: o foco está em você apenas no momento que apresentar seu trabalho. Depois disso, ninguém irá se recordar de como se saiu - o que permite perder aquela ansiedade das pessoas ficarem lembrando dos seus equívocos. Esse é um caminho natural e deve ser percorrido de cabeça erguida.

Com esses métodos é possível, dia após dia, ganhar uma autonomia para apresentar seus trabalhos. Assim, você vai crescendo e chegará ao seu principal trabalho, o TCC, como um exímio apresentador - tornando-se referência no que fala e mais um dos inúmeros exemplos de que é possível vencer a timidez e fazer apresentações de forma tranquila.

 

6 maneiras de superar o medo de falar em público e apresentar trabalhos com sucesso!