Começar a Faculdade depois dos 30? Será? Sim, e vamos te mostrar os motivos!
22/03/2019
Departamento de Marketing
“Faculdade é coisa de jovem”. “Uma carreira precisa ser iniciada quando estamos na casa dos 20 para dar certo”. Você sabe o que estas afirmações têm em comum? É bem simples: ambas estão equivocadas. Em dúvida se é possível começar a Faculdade depois dos 30? Nós garantimos que sim, e vamos mostrar os motivos!

Primeiro, vale lembrar a diferença que um diploma de nível superior pode fazer na vida profissional. Em termos de remuneração, o estudo representa um aumento de até 156% no seu salário. É o que nos mostra a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Conhecimentos acadêmicos possuem um valor inestimável. A formação pode resistir ao tempo, além de impactar em nossa visão de mundo. Com relação à idade, você não estará sozinho: a cada três universitários brasileiros, um possui 30 anos ou mais. Descubra mais motivos para você buscar pela graduação estando um pouco mais experiente continuando a leitura.

A empregabilidade será maior: Não há dúvidas quanto a este ponto: a empregabilidade de quem fez uma faculdade é muito maior. Afinal, a bagagem que vem com esta formação é um diferencial competitivo. Quanto mais anos de estudo você possuir menor será a chance de ficar desempregado. Este dado foi comprovado por um levantamento do Ministério do Trabalho realizado em 2016. Durante um período em que 2 milhões de brasileiros perderam vagas de emprego, a faixa graduada ganhou postos de trabalho. Portanto, a faculdade é um diferencial nos momentos de crise. Devemos relembrar também a estatística que mencionamos sobre o salário de quem cursou uma universidade. O aumento salarial de 152% é alcançado quando comparamos esta faixa com trabalhadores que possuem apenas estudo de nível médio. Se você está na casa dos 30 este acréscimo fará uma grande diferença para o seu futuro.

Tem pressa? Busque o diploma de tecnólogo: Muitas pessoas que chegaram aos 30 anos usam o tempo como justificativa para não fazerem uma faculdade. Há sobretudo uma sensação de que é necessário recuperar o tempo perdido. Evidentemente 4 ou 5 anos parece uma eternidade nestes casos. Uma das alternativas é o curso superior tecnológico. O MEC reconhece mais de 100 cursos nesta categoria. Por ser uma formação voltada para a atuação no mercado de trabalho sua duração é mais curta. Em 2 ou 3 anos você estará formado. Depois, não só poderá concorrer a vagas dentro da sua qualificação, como realizar concursos e até mesmo uma pós-graduação. Se você já tiver uma graduação, mas gostaria de mudar de área, pode ainda conversar, na instituição, sobre eliminação de matérias. Assim, a duração do curso pode diminuir.

Alavanque a sua carreira ou mude de profissão: Quem está no mercado de trabalho atuando em posições de nível técnico pode alavancar a carreira com uma faculdade. A formação dá acesso à cargos mais altos, e consequentemente, com melhor salário. Se você busca crescer na sua área, é obrigatório o diploma. Começar a Faculdade depois dos 30 pode ser também um caminho para mudar de profissão. Sobretudo quem começou a trabalhar muito jovem em uma determinada atividade pode não se identificar mais com aquilo que realiza. Aproveite a faculdade para seguir novos rumos.

Você não tem tempo? Procure uma graduação EAD: Outra opção para quem não tem muito tempo disponível são as graduações à distância (EAD). Com a tecnologia de que dispomos hoje você pode ter acesso a uma formação de qualidade através da internet. Deste modo é muito mais fácil conciliar os estudos com trabalho e família. As mensalidades aqui também costumam ser mais acessíveis.

O mais importante é que nunca é tarde demais para começar: O mais importante é que nunca é tarde demais para seguir os seus sonhos ou melhorar a sua qualificação. Começar a Faculdade depois dos 30 não é coisa de outro mundo. Além do mais, a graduação pode ser determinante para melhorar a sua qualidade de vida. Como existem opções que podem atender sua disponibilidade e necessidades particulares, não há por que não voltar aos estudos! 

Esperamos que esse texto tenha te inspirado! Conheça nossos cursos e comece agora mesmo a investir em você – não importa a sua idade!

Começar a Faculdade depois dos 30? Será? Sim, e vamos te mostrar os motivos!