Será que você está aproveitando TUDO o que sua faculdade pode oferecer?
05/04/2019
Departamento de Marketing
Você começou a sua faculdade e está empolgado com quanto pode aprender e, um dia, colocar em prática na sua profissão. Além de levar os estudos com bastante dedicação, existe uma forma de você aproveitar ainda mais tudo o que a faculdade pode te oferecer, para já ingressar no mercado de trabalho com o pé direito! Todas as áreas possuem diversos caminhos nunca antes explorados, e você pode pensar em uma ideia inédita para um empreendimento de sucesso! Saiba mais sobre como funciona esta experiência lendo esse texto completo!

Como aproveitar mais a faculdade para começar a carreira: Não precisa esperar a faculdade terminar para ir atrás do emprego dos seus sonhos. Como isso é possível? O primeiro passo para aproveitar o período dos estudos para se inserir no mercado de trabalho é ter bastante disciplina, especialmente nas matérias que mais têm a ver com a sua área de interesse. O estágio também é importante para visualizar como você trabalhará na prática e para adquirir experiência. No entanto, para aproveitar de fato o período da faculdade focando no mercado de trabalho você precisa ir além destes passos básicos.

Educação e empreendedorismo: Assim que você entra na faculdade, já pode começar a desenvolver um projeto que seja passível de execução após o término dos seus estudos. Não importa a sua área: você pode estudar educação física e ter a ideia de montar seu próprio negócio com uma especialização específica. Você pode estudar letras e ir além de ser um professor em uma escola da sua cidade: quem sabe montar um negócio de tradução especializado em artigos científicos de determinada área? O mais comum é que estes projetos sejam desenvolvidos durante o Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Então, aproveite ao máximo os conhecimentos de seus professores, que poderão te orientar e ajudar a desenvolver a ideia. Algumas empresas inclusive orientam alunos que querem transformar o seu TCC em alternativa real de trabalho. Portanto, não deixe a sua boa ideia morrer.

Como começar: Para levar adiante o seu projeto de TCC e torná-lo viável, é preciso levar em conta algumas coisas. A primeira delas é que faz toda diferença se você realmente gostar do que está fazendo. Se você escolher um tema ou uma área apenas porque acha que vai render muito dinheiro, mas ela não atrai tanto a sua atenção, são grandes as chances de você desanimar de continuar com essa ideia depois de formado. Também é essencial pesquisar o quanto sua ideia é inovadora e viável. Será que ninguém tentou fazer isso antes? É possível fazer uma projeção do quanto sua ideia é rentável? O que outros profissionais têm a dizer?

Usufrua de tudo o que a faculdade tem a oferecer: O bom de começar a desenvolver seu produto ou empresa dentro da faculdade é que você também tem um campo maior de divulgação já que seus colegas e professores poderão acompanhar todo o desenvolvimento do seu trabalho. Uma coisa muito importe de se lembrar e aproveitar é que a faculdade te oferece  o espaço, a estrutura, os equipamentos, e até mesmo as pessoas (colegas e professores que possam se interessar) para desenvolver cada passo do seu negócio. Se você faz Publicidade, pode aproveitar os laboratórios de Fotografia, TV e Rádio, por exemplo.

 

Esperamos que esse texto tenha te inspirado a colocar seus objetivos e projetos em prática, sem esperar mais! Aproveite ao máximo os conhecimentos, a experiência e os materiais que você tem à disposição nessa época maravilhosa que é a da faculdade!

Será que você está aproveitando TUDO o que sua faculdade pode oferecer?