Áreas de Conhecimento: qual escolher?
17/05/2019
Departamento de Marketing
A vida é feita de grandes decisões. E para os vestibulandos, a principal delas reside em saber qual carreira seguir. Por isso, hoje trazemos um conteúdo para te ajudar a escolher qual é a área ideal para você! Confira!

A vida é feita de grandes decisões. E para os vestibulandos, a principal delas reside em saber qual carreira seguir. É um processo de autoavaliação muito natural para poucos e cheio de dúvidas para muitos. Há quem tenha muitas opções na manga e não tenha se decidido entre elas, enquanto outros sequer conseguem estabelecer uma afinidade com qualquer área.

Uma técnica que pode ser útil é dividir as graduações em grandes áreas do conhecimento. São basicamente três: ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas e da saúde. Está na dúvida entre qual área escolher? Nós vamos te falar um pouco mais sobre elas e o que você deve considerar antes de tomar a decisão que vai mudar sua vida. Confira:

Ciências Humanas: Esse campo de conhecimento tem o ser humano e suas relações sociais como objeto de estudo. São matérias constituídas pela complexidade do comportamento humano, pela subjetividade, e, também, pela profundidade do resgate histórico e dos fenômenos sociais. O perfil do profissional deste grupo normalmente está associado a alguém com afinidade com escrita e leitura, senso crítico aguçado, aberto a reflexões sociais e com facilidade para expressar suas ideias. Alguns dos principais cursos que abrangem as Ciências Humanas são: AdministraçãoDireitoHistóriaLetrasPedagogiaPublicidade e Propaganda.

Ciências Exatas: Na prática, as ciências exatas estudam expressões quantitativas, considerando métodos, medições quantificáveis e outras ações que possam ser resolvidas através do raciocínio lógico. Pode-se dizer, portanto, que o perfil de um estudante de exatas é aquele que possui facilidade com cálculos, tem raciocínio estratégico e gosta de inovações. Alguns dos cursos de exatas: Ciências Contábeis, MatemáticaSistemas de InformaçãoAnálise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ciências Biológicas e da Saúde: Neste campo, as ciências biológicas se caracterizam pelo estudo dos seres vivos e a interação deles com o meio ambiente. As ciências da saúde estão conectadas a essa área de conhecimento, e se baseiam no estudo sobre a vida, a saúde e a doença. Se você tem bastante interesse pelo meio ambiente, pelos animais e por laboratórios e pesquisas, considere este campo de estudo. Os principais cursos são: Ciências BiológicasEnfermagemNutrição.

Qual a melhor área para você?

Para escolher uma área de conhecimento não se guie pelos estereótipos que muitas vezes as envolvem, e sim pelas suas habilidades e pelo seu objetivo de vida! Muitos dizem, por exemplo, que pessoas tímidas não têm sucesso nas ciências humanas, mas isso não necessariamente é verdadeiro. A faculdade pode te preparar, não só para a profissão em si, mas para sua própria vida, oferecendo o suporte necessário para executar qualquer que tenha sido o trabalho escolhido. Por exemplo, se você é, como citamos acima, tímido, mas escolheu um curso que em que precisará falar em público, não se preocupe. Haverá trabalhos e orientações para que você treine e supere isso. Lembre-se que a decisão é sua, ainda que seja de bom grado ouvir opiniões de pessoas mais próximas e até mesmo fazer um teste vocacional.

Agora que você está craque nas áreas de conhecimento, faça a melhor escolha!

E lembre-se: O Vestibular da São Luís para o 2º Semestre é dia 29/06! Escolha sua área, escolha a São Luís e inscreva-se já!

Áreas de Conhecimento: qual escolher?