Razões que vão te convencer a começar uma faculdade no meio do ano!
24/05/2019
Departamento de Marketing
É comum, para quem se prepara para iniciar um curso superior, pensar em começá-lo primeiro no semestre do ano. Parece uma escolha óbvia, certo? É aí que você se engana! Saiba que essa possibilidade pode te proporcionar algumas vantagens! Leia nosso texto e descubra quais!

É comum para quem se prepara para iniciar um curso superior pensar em começá-lo primeiro no semestre do ano. Parece uma escolha óbvia, certo? É aí que você se engana. Você já deve ter percebido que algumas faculdades abrem um novo período de matrículas no meio do ano, mas talvez nem tenha prestado atenção nisso. Pois pode estar exatamente aí a oportunidade perfeita para ingressar na faculdade!

Começar os estudos no meio do ano pode gerar uma sensação de estranheza, especialmente porque nossa mente está acostumada ao conceito de ano letivo nas escolas. Mas saiba que essa possibilidade pode te proporcionar algumas vantagens. Conheça cinco razões para você começar uma faculdade no meio do ano:

 

Menos concorrência e mais chances de negociar: Esse “estranhamento” no imaginário popular em relação a começar uma faculdade no segundo semestre faz com que a demanda de inscrições neste período seja consideravelmente menor. O que isso significa? Que as instituições estão mais propensas a negociar parcelamentos e valores que sejam mais vantajosos para os alunos. Portanto, a maior chance de conseguir melhores preços está justamente neste período.

 

Mais tempo para pensar no curso: Uma das maiores incertezas no momento de transição para a faculdade está justamente na escolha do curso ideal. No entanto, muitos alunos se sentem desconfortáveis em sair do Ensino Médio e ficar um ano parados simplesmente por não saberem o que fazer. É aí que começar uma faculdade no meio do ano pode te ajudar: você ganha seis meses para analisar suas opções, comparar grades curriculares, e, também, se preparar melhor para que a sua jornada seja bem sucedida.

 

Maior chance de formação da turma: Para quem decide começar a faculdade em janeiro/fevereiro, não raro é se deparar com a notícia de que a sua turma não foi formada. Quando você ingressa no segundo semestre, não há esse risco. Isto porque as turmas que se formaram acabam passando por muitas mudanças, especialmente por conta de desistências – pessoas que se iludiram com o curso ou que o usaram como “ponte” para outra graduação. Assim, sempre haverá espaço para que você ingresse.

 

Mais vias de acesso: O caminho natural para entrar na faculdade é fazer o vestibular, certo? Bem, se você ingressar no meio do ano é provável que nem precise fazê-lo. Isso porque existem outras vias de acesso. Algumas instituições aceitam que você utilize a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, como processo seletivo.

 

Mais orientações: Mais uma vez, como a demanda no início do ano é frenética, aqui você terá a oportunidade de ser melhor orientado pela instituição que escolher. Afinal, a faculdade é um mundo novo, e quanto melhor você for guiado, melhor será a adaptação!

 

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos e comece a estudar ainda em 2019! Nosso Vestibular está com inscrições abertas, e a prova é dia 29/06! 

Razões que vão te convencer a começar uma faculdade no meio do ano!