Por que o networking é importante para a sua carreira?
17/07/2019
Departamento de Marketing
Uma rede de relacionamentos é praticamente tão importante quanto a qualidade e o talento do profissional. Não é à toa que o Linkedin, a rede social focada no mercado de trabalho, tem tanto sucesso em todo o mundo. O networking, hoje em dia, é uma das principais ferramentas que existem a disposição dos profissionais, não somente para conseguir novos empregos, mas para se desenvolver. Entenda melhor sobre a importância do networking lendo esse conteúdo completo!

Afinal, o que é networking?

De maneira bem resumida, “networking” é um termo que engloba todas as atividades necessárias para a construção e manutenção de uma rede de relacionamentos com pessoas que tenham alguma ligação com a sua carreira. Essa rede é extremamente variada. Podem ser colegas de profissão ou faculdade, professores, fornecedores de certo material e até mesmo profissionais de outras áreas. Ter uma rede vasta é muito positivo, mas também é importante conhecer as pessoas certas. Isso traz muitos benefícios para a sua carreira.

Qual a real importância do networking?

Todo mundo já ouviu falar que para conseguir emprego, é importante ter QI: quem indique. Isso é verdade, especialmente hoje em dia, em que a competição é extremamente acirrada, com profissionais de muito talento que estão procurando uma oportunidade. Além disso, muitas empresas mudam um pouco a forma como contratam. Por exemplo, a indicação passa a ser ainda mais forte, pois existe uma preocupação de como o funcionário irá se encaixar na cultura da organização. Por isso, o networking é importante para sua carreira, de modo a facilitar as indicações. Porém, o networking vai além disso, sendo também uma excelente forma de se desenvolver como profissional, e até mesmo na sua vida acadêmica, sendo importante durante a faculdade. Manter uma rede de contatos pode significar oportunidades de aprender, desde uma simples conversa com alguma experiência pela qual o colega passou, ou com uma indicação de algum curso, ou um conteúdo mais aprofundado.

Como fazer o networking?

Primeiramente, ele deve ser feito desde a faculdade. O aluno pode já assistir a palestras e se apresentar ao palestrante e participar de grupos da área, mesmo sem ainda ter se formado, ou se aproximar dos professores e do corpo docente. Estes, especialmente, estão sempre à disposição e tem uma lista de contatos enorme. Fazer networking desde cedo é a melhor forma de construí-lo com uma base forte, além de ser muito importante para a vida acadêmica. Mas e no decorrer da carreira? Como manter a rede ativa? Não adianta apenas ter o contato no Facebook ou em alguma outra rede social. Ter o número do WhatsApp do contato salvo e só falar quando precisar de alguma indicação para uma vaga não é networking!

Para fazer de maneira certa é preciso mostrar presença. O contato pessoal é fundamental, assim como as trocas de experiências. Essa rede é uma via de mão dupla, então uma ótima forma de estabelecer uma relação é tentando agregar valor também para o colega. Por exemplo: alguma recomendação de um curso ou de algum artigo interessante. Ao se relacionar com um colega, procure trocar informações. Por fim, o networking é algo que dura por bastante tempo. Procure sempre manter as portas abertas, principalmente com os colegas mais talentosos, pois eles podem trazer grandes oportunidades no futuro.

Gostou desse texto? Aproveite para por em prática o networking e compartilhe esse conteúdo com seus contatos!

Por que o networking é importante para a sua carreira?