5 livros que todo estudante de Direito precisa ler!
24/07/2019
Departamento de Marketing
No curso de Direito é importante não ficar preso somente aos livros teóricos e técnicos da profissão. É essencial sair da lista de livros obrigatórios para conhecer outros conteúdos, que também agregam de forma profissional e pessoal, trazendo inspiração e reflexão para a profissão escolhida. Então, veja a lista que selecionamos de cinco livros que todo estudante de Direito precisa ler!

Vigiar e Punir, de Michel Foucault: Nessa obra, o renomado filósofo francês, Foucault, faz um traçado da evolução histórica humana no que se refere às formas de punição. Para estudantes de Direito, é muito interessante para as áreas de Direito Penal e Direito Processual Penal, por conta da abordagem e tema. O autor faz uma exposição de métodos punitivos, desde épocas de violência física até a implementação das instituições de correção. Foi publicado em 1975 e chegou traduzido ao Brasil apenas em 1987.

O sol é para todos, de Harper Lee: Em um viés mais narrativo, essa obra traz a história de um advogado que defende a causa de um homem negro, acusado injustamente de estuprar uma mulher branca. A narrativa é por conta da filha desse advogado e se passa na cidade americana do Alabama. Com sua publicação em 1960, o tema é racismo, tolerância e conceito de justiça dentro desse contexto. A obra recebeu diversos prêmios e possui tema extremamente relevante, ainda muito tempo depois de publicada.

A condição humana, de Hannah Arendt: Com a ideia de que a modernidade coloca a vida humana em risco, Hannah Arendt traz em seu livro relatos sobre a evolução do discurso e da ação humana. Ela aborda atividades como o trabalho, a obra e a ação como fundamentais na vida ativa e as relacionam entre si. Ele foi publicado em 1958, traça o histórico das ações humanas desde a Grécia Antiga até a Europa Moderna. É uma das principais obras teóricas dessa autora.

A arte da guerra, de Sun Tzu: Um clássico conhecido por muitos, ainda que não o tenham lido, essa obra pode ser muito interessante ao estudante de Direito. Com base em estratégias de guerra, o autor demonstra como é importante estarmos preparados para agir em situações difíceis de forma estratégica. Com valor a ser agregado em diferentes cursos, a filosofia do autor é, principalmente, adquirir uma postura de ação e evitar se colocar como vítima em situações diversas.

Teoria Geral do Processo, de Cintra, Grinover e Dinamarco: Essa obra já passou por várias edições e possui uma abordagem mais teórica da área de Processo Civil. O foco da obra é a organização judiciária brasileira, abordando as funções do STJ e STF, com destaque para os serviços auxiliares existentes na justiça do Brasil. O estudante encontra a abordagem de aspectos existentes no processo moderno (civil, trabalhista e penal), além de outros temas, como jurisdição e ação, entre muitos outros.

Não apenas de livros da bibliografia do curso vive o estudante de Direito. Anote essas recomendações e coloque em sua lista de leitura! Esses livros, que você precisa ler, podem agregar muito em sua vida profissional e ser um diferencial em sua carreira! Se você gostou, compartilhe com seus amigos e colegas!

5 livros que todo estudante de Direito precisa ler!