Qual é a hora certa para começar a Faculdade?
12/09/2019
Departamento de Marketing
Estamos abordando, há alguns posts, dúvidas que os alunos que estão saindo do ensino médio possam ter com relação à faculdade. Uma dessas dúvidas diz respeito a hora certa para começar o ensino superior! Continue a leitura e tome sua decisão!

Vale a pena ingressar em um cursinho preparatório ou se ganha mais entrando de cara em um curso superior? E se for preciso mudar de área depois? Enfim, essa não é uma dúvida pequena!

Por isso, alguns estudantes sequer consideram o curso superior a essa altura e preferem investir em concursos públicos. Os cursos universitários, nesse caso, ficam para bem depois dos 20. Mas, com a crise econômica e os cortes nos gastos públicos, no entanto, trata-se de uma escolha que tende a se tornar menos usual.

Também há exemplos que vão ao sentido oposto, ou seja, estudantes que ingressam na faculdade antes mesmo de finalizar o ensino médio. Esse tipo de situação vem se tornando cada vez mais comum. O detalhe é que você precisará de uma decisão judicial para fazer o curso. E pode ser que você tenha ainda que finalizar o que resta do médio.

Qual a hora certa para começar a faculdade: 17 anos? 20? E agora?

O que fazer diante de todas essas possibilidades? Não é fácil decidir se vale começar logo aos 17, 18 ou depois dos 20. É verdade que pesa contra a pouca idade a questão da maturidade. Acontece que este é ao mesmo tempo um bom momento para iniciar uma carreira.

Especialmente para quem pretende seguir em áreas que derivam dos assuntos estudados no ensino médio. Afinal, eles ainda vão estar fresquinhos na sua memória. Adaptar a rotina caso mudanças mais drásticas sejam necessárias também é mais simples antes dos 20 anos.

Depois a situação pode até não ser muito diferente a princípio, mas vai mudando com o passar dos anos. Com 25, você seguramente estará trabalhando, o que reduz a disponibilidade. Se já estiver formando uma família, então, as mudanças de rotina não poderão ser drásticas.

Ainda dá tempo de errar!

A princípio uma vantagem de começar a faculdade depois dos 20 anos é que a indecisão com relação ao curso, provavelmente, será menor. Ocorre que a margem de erro e novas tentativas diminui também. Nesse quesito quanto mais cedo, melhor para errar e ir experimentando o que serve para você.

Até mesmo porque muita coisa só se pode descobrir na prática. Em outras palavras: assistindo às aulas do curso. Não são poucas as pessoas que têm certa ideia de uma área e se veem equivocados ao iniciar os estudos. Uma surpresa que pode vir para o bem ou para o mal.

Você não tem certeza do que quer fazer ao finalizar os seus estudos? Não se preocupe, é absolutamente normal sentir-se inseguro ao iniciar a vida adulta. Além do mais, é preciso admitir que ninguém é obrigado a saber como tomar uma decisão de caráter definitivo aos 17 ou 20 anos. Dito isso, será que podemos definir qual a hora certa para começar a faculdade?

Conclusão

Se você quer aproveitar para experimentar uma área antes de se decidir; quanto antes entrar em um curso superior, melhor. Assim haverá tempo suficiente para trocar se for necessário. Caso a sua escolha já esteja bem encaminhada, também vale começar logo a vida acadêmica.

Nesse caso, o tempo que seria gasto no preparatório é mais bem aproveitado no curso de sua preferência. O que realmente importa é não perder tempo na hora de construir a sua jornada acadêmica, pois isso resulta igualmente em um início de carreira promissora.

Esperamos que essas dicas ajudem você a decidir qual a hora certa para começar a faculdade! Compartilhe esse texto com seus amigos!

Qual é a hora certa para começar a Faculdade?