COLAÇÃO DE GRAU

Colação de Grau

A colação de grau é o ato oficial obrigatório de conclusão do curso. Somente o discente que tiver cumprido integralmente todas as exigências previstas no projeto pedagógico do curso em que se encontra inscrito e estiver em situação regular no ENADE, terá a sua colação de grau agendada pelo Setor de Eventos, não sendo permitida a participação daqueles que ainda tenham atividades pendentes para integralização do curso e/ou situação de irregularidade perante ao ENADE.

O formando que não puder participar da colação de grau pode nomear outra pessoa, inclusive, um colega de sala que vá comparecer, ou qualquer outra pessoa que seja maior de idade, por meio de procuração simples com firma reconhecida ou procuração simples com cópia do documento de identidade do signatário para comparação das assinaturas. Caso o formando não participe do evento e não nomeie outra pessoa para comparecer ao evento, não terá a sua participação efetiva e o seu documento ficará retido até que participe da Colação de Grau.

Obs. Serão aceitas somente procurações originais.

 

- Clique para acessar o Modelo de Procuração

 

Perguntas frequentes:

Falta apenas uma disciplina para eu me formar. Posso colar grau ainda esse semestre?

Não. Para colar grau, você precisa ter cumprido integralmente todas as exigências previstas no projeto pedagógico do curso e estar em situação regular no ENADE. Não há possibilidade de colar grau mesmo que falte apenas uma disciplina para sua integralização.

O que acontece se eu me formar depois do tempo previsto de integralização do meu curso? Como ocorre a colação de grau? 

Acontece normalmente, sem nenhuma complicação. Para colar grau, basta concluir integralmente todas as exigências previstas no projeto pedagógico do curso e estar em situação regular no ENADE, e você automaticamente terá direito a participar da colação seguinte ao semestre em questão.

 

Colação de Grau Antecipada

Para solicitar a antecipação da colação de grau o estudante deve ter integralizado toda a carga horária curricular do curso (todas as notas devem estar digitadas no sistema acadêmico) e atender/comprovar os seguintes critérios:

  • Estar em situação regular no ENADE;
  • Ter sido convocado em concurso público; ou
  • Ter sido aprovado para ingresso em curso de pós-graduação (especialização ou mestrado); ou
  • Estar em situação de contratação próxima devidamente comprovada por carta de empresa pública ou privada em papel timbrado com CNPJ, endereço, e-mail, telefone e data da previsão de contratação.

 

Solicitação:

Enviar o requerimento de antecipação de colação de grau, bem como os documentos comprobatórios (convocação/nomeação em concurso público, curso de pós-graduação etc.) que justifiquem o requerimento para: atendimento@saoluis.br ou protocolar na central de atendimento.

 

- Clique para acessar o Modelo solicitação

 

Colação de grau solene:

O evento de colação de grau é uma cerimônia realizada pela Instituição, onde os alunos concluintes assinam a Ata de Conclusão de Curso e recebem os documentos: declaração de conclusão e histórico escolar, a participação neste evento é OBRIGATÓRIA a todos os alunos concluintes.

Para o evento, cada turma deve escolher os 2 professores para homenagear: o patrono e paraninfo da turma. E deve ser escolhido 1 aluno para realizar o juramento do curso.

O coordenador do curso já irá participar obrigatoriamente do evento, podendo também ser escolhido como patrono ou paraninfo.

 

Paraninfo

O paraninfo é um professor que tenha grande destaque no corpo científico para os formandos, é o profissional no qual os alunos se inspiram, de preferência, da profissão da turma. Este homenageado é escolhido por ser mais que um professor, ele é um mestre, é o padrinho da turma.

Patrono

É uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico. Em geral, é uma pessoa de grande saber acadêmico, reconhecida pela competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.

Juramentista

Os formandos escolherão, dentre eles, um aluno que pronunciará o juramento do curso durante a solenidade de Colação de Grau. Os demais repetem o juramento na plateia.

 

Juramento

O juramento é a afirmação de uma promessa solene feita perante algo ou alguém que se considera sagrado. Ele tem o objetivo de fazer com que os formandos professem publicamente ter responsabilidade com a profissão, honra com o diploma e respeito ao ser humano.

Juramento dos cursos

 

Símbolos:

Canudo de formatura 

Símboliza o diploma, que será entregue um tempo depois da formatura.

Beca

A vestimenta representa o conhecimento, a sabedoria e a ciência. A beca, usada na cor preta, tem a função de comunicar aos formandos que está sendo concedida a autoridade para exercer uma profissão, a profissão para a qual se preparam.

Faixa

A faixa, utilizada sobre a beca de cor preta é colorida e identifica o campo de atuação do profissional. A classificação das cores, da referida faixa, diz respeito às áreas específicas do conhecimento adquirido pelo grau que é concedido ao formando.

Vermelho: área do conhecimento das Ciências Jurídicas;

Verde: área do conhecimento das Ciências Biológicas e da Saúde;

Azul: área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, Tecnologia, Humanas, Exatas e da Natureza.

Capelo

Símbolo maior do grau obtido e a expressão máxima do direito da lei, decorrente do exercício da profissão.

É de uso obrigatório nas cerimônias de caráter oficial das faculdades e universidades, nas solenidades de concessão de grau, outorgas, posse, transmissão de cargo.

 

A Solenidade

As solenidades de colação de grau serão organizadas pelo Setor de Eventos, juntamente com a parceira REVER Formaturas, ocorrendo sempre nos meses de agosto e janeiro, onde as datas de realização do evento, serão definidas pela Direção da Faculdade e informada previamente aos alunos e coordenadores.

O evento é gratuito, sem custo para os formandos.

 

Responsabilidade da Comissão de Formatura:

Convidar os professores que serão homenageados pela turma, informando a data, local e horário do evento.

Dar orientações para a turma sobre o evento de Colação de Grau e escolha dos professores e juramentista de turma.

Informar ao Setor de Eventos o nome do aluno que fará o juramento da turma.

 

Observações:

  • Cada formando tem direito a levar 5 (cinco) convidados no evento de Colação de Grau, crianças de colo não entram na contagem.
  • Os concluintes deverão chegar junto com seus convidados, às 17h, para tirarem fotos e colocarem a becas, para que possamos iniciar o evento às 19h30.
  • Não será permitido o uso de apitos, buzinas e faixas no interior do auditório, bem como balões, confetes, espuma, entre outros produtos similares.
  • É proibida a contratação de fotógrafos particulares. O acesso de fotógrafos no evento é exclusivo da empresa parceira REVER Formaturas.
  • O formando não é obrigado a realizar a compra do álbum de formatura, mas faz parte do protocolo do evento, os momentos para tirar fotos com a família e amigos.