ENADE

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº10.861/2004 e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

 

ENADE 2022

 

O Edital INEP nº 51/2022 estabelece o regulamento do Enade 2022 apresentando os cursos que serão avaliados por meio do exame que será aplicado no dia 27 de novembro de 2022, com início às 13h30 (treze horas e trinta minutos) do horário oficial de Brasília/DF.

 

Estão habilitados para a realização do exame em 2022, estudantes de graduação dos seguintes cursos:

Bacharelado em Administração

Bacharelado em Ciências Contábeis

Bacharelado em Direito

Bacharelado em Psicologia

 

Deverão ser inscritos no Enade 2022:

 

Ingressantes (dispensados da prova): aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2022, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022.

Concluintes: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023.

 

 

 

Atenção

Para ter a condição de regularidade atribuída pelo INEP é necessária a efetiva participação do estudante concluinte no Enade 2022, mediante preenchimento do Questionário do Estudante e assinatura na lista de presença da sala de provas, nos termos do edital.

 

Mais informações podem ser encontradas no Edital