Psicologia

Duração: 05 Anos
Formação: Bacharelado
Modalidade de curso: PRESENCIAL
AUTORIZADO
PELO MEC

A Psicologia trata de compreender o ser humano em sua subjetividade como uma unidade biopsicossocial, produzindo um conhecimento que atenda ao seu cotidiano e à sua realidade sócio histórica e que permita uma intervenção efetiva, entre outros aspectos, em sua rede de relações sociais. Como prática, a Psicologia, em síntese, visa à prevenção e promoção da saúde do homem e das instituições nas quais estão inseridos, entendendo a saúde como requisito básico para a adaptação transformadora do homem ao seu meio e contexto social. A Psicologia como ciência e profissão descreve o que é observado, enfoca o indivíduo em sua singularidade, e vai além buscando uma dimensão capaz de apreender o indivíduo como um ser concreto, manifestação de uma totalidade histórico-social.

Objetivos do curso

O curso visa assegurar a Formação de Psicólogos respeitando as exigências, contidas na Resolução n° 5 de 15 de março de 2011, instituída pelo Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior, que versa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Graduação em Psicologia no que concernem seus princípios e compromissos. Os objetivos específicos, em consonância com as DCNs, são:

  1. Promover uma concepção dialética da Psicologia enquanto ciência e profissão, a fim de produzir novos conhecimentos e práticas mais adequadas aos desafios contemporâneos.
  2. Propiciar o domínio da teoria psicológica e sua aplicação ao trabalho prático, visando uma atuação profissional de qualidade e solidamente fundamentada.
  3. Identificar as possibilidades de atuação do psicólogo nas áreas da saúde, educação e psicossocial, a fim de suprir as necessidades pertinentes aos conhecimentos da Psicologia, ampliando os lócus de intervenção do profissional, na cidade e região.
  4. Promover aproximações entre o conhecimento psicológico e as diversas áreas de interface da psicologia;
  5. Formar profissionais habilitados para uma atuação multiprofissional e Inter profissional;
  6. Proporcionar a formação de um psicólogo proativo e empreendedor condizente com as necessidades do mercado atual;
  7. Formar um psicólogo comprometido com a realidade do mercado sem, contudo, negligenciar o aspecto científico-tecnológico;
  8. Possibilitar o desenvolvimento da capacidade de gerenciamento e liderança, em diferentes contextos, a fim de organizar serviços em instituições e aperfeiçoar o trabalho em equipe.
  9. Realizar diagnóstico psicológico e institucional, visando à elaboração e aplicação de intervenções adequadas.
  10. Possibilitar o desenvolvimento da capacidade de planejamento e intervenção, a fim de alcançar resultados satisfatórios, realizando procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, com domínio dos instrumentos e das estratégias de avaliação e de intervenção, com capacidade para selecionar, avaliar e adequar aos problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional para realizar intervenções psicológicas no âmbito da saúde, da educação, organizacional e social.
Carreira

Em se tratando do amplo domínio da prática do psicólogo, nota-se a crescente inserção da psicologia na sociedade e a ampliação do mercado de trabalho para o psicólogo, portanto a formação do profissional de Psicologia possibilita atuar:

  • Em Psicologia Clínica com Psicoterapia para Crianças, Adolescentes e Adultos;
  • Em Hospitais Públicos e Privados;
  • No Sistema Único de Saúde (SUS) incluindo: Programa de Saúde da Família – PSF; Unidades Básicas de Saúde (UBS); Unidades de Pronto Atendimento (UPA); Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e Núcleos Ampliados de Atenção às Famílias (NASF);
  • Nas Instituições de Longa Permanência (ILPI);
  • Em Creches e Escolas Públicas e Privadas incluindo a Educação Especial;
  • Nos Programas de Saúde do Trabalhador e na Seguridade Social e Saúde Mental;
  • No Sistema da Justiça e Segurança Pública; nos Sistemas Prisionais; em Núcleos de Atendimento à Dependentes de Álcool e Drogas;
  • Em Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres Vítimas da Violência Doméstica e Núcleos de Apoio e Atendimento à Diversidade Sexual e a Cidadania LGBTI+; na Fiscalização e Controle Social com Desenvolvimento de Políticas Públicas;
  • Em Instituições Empresariais e Organizações Não Governamentais (ONGs);
Diferenciais São Luís

Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade de Educação São Luís (FESL) se baseia no princípio de que pesquisar e ensinar não podem ser dissociados. A proposta do curso de Psicologia dessa IES acompanha as tendências do mercado de trabalho e propõe preparar melhor o aluno para a vida profissional e para a pesquisa por meio do incentivo à iniciação científica, além de um continuo investimento no corpo docente do curso. Constrói-se assim, um diferencial na formação de novos profissionais psicólogos

Desse modo, trata do desenvolvimento dos conteúdos específicos paralelamente ao estímulo à curiosidade, ao questionamento, à percepção e aos limites das teorias científicas existentes, à reflexão crítica, ao desenvolvimento do raciocínio, capacidade de análise à discriminação de problemas relevantes, à busca contínua do conhecimento e de sua construção, à capacidade de contribuir em trabalhos em equipes à percepção da realidade e ao comprometimento com a sociedade em que se vive. Por fim, garantindo a formação de profissionais com ética, autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção e da qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades.

A matriz curricular está organizada com 4.640h/aulas, com período de Integralização de 5 (cinco) anos. A Matriz Curricular atende as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), oferecendo a formação em duas ênfases: ênfase 1: promoção da saúde e processos clínicos e ênfase 2 processos educativos e psicossociais. Também conforme as DCNs o currículo abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas, por matrículas semestrais, em uma seriação adequada aos componentes do plano do curso: Formação Humana, Formação para o Mercado e Formação Profissional. As disciplinas são hierarquizadas em períodos semestrais, seguindo o planejamento indicado para a progressiva formação profissional em Psicologia. 

Disciplinas 1º Semestre H/Aula
Bases Históricas e Epistemológicas da Psicologia 80
Fundamentos da Filosofia 40
Processos Psicológicos Básicos I  80
Psicologia do Desenvolvimento I  80
Neuroanatomia e Neurofisiologia 80
Comunicação e Expressão 40
Atividades Extensionistas 40

 

Disciplinas 2º Semestre H/Aula
Processos Psicológicos Básicos II 80
Bioestatística 40
Psicologia da Saúde  40
Psicologia do Desenvolvimento II 80
Políticas Públicas de Saúde 80
Direitos Humanos 40
Ética Profissional em Psicologia  40
Atividades Extensionistas 40
Atividades Complementares 20

 

Disciplinas 3º Semestre H/Aula
Metodologia, Técnicas e Pesquisa Científica 40
Técnicas de Observação e Entrevista  80
Psicologia Social I  40
Psicologia Organizacional e do Trabalho I 40
Psicologia da Aprendizagem  40
Relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira e Indígena 40
Libras  80
Estágio Básico I 40
Atividades Extensionistas 40
Atividades Complementares 20

 

Disciplinas 4º Semestre H/Aula
Pesquisa em Psicologia  40
Psicologia Ambiental  40
Psicologia Social II  40
Problemas e Dificuldades de Aprendizagem   80
Psicologia Jurídica 40
Psicologia Organizacional e do Trabalho II 40
Psicopatologia I 40
Tecnologia em Psicologia  40
Estágio Básico II 40
Atividades Extensionistas 40
Atividades Complementares 20

 

Disciplinas 5º Semestre H/Aula
Técnica de Avaliação Psicológica I 80
Teorias Psicológicas I: Abordagem Fenomenológica-Existencial e Humanista 80
Teorias Psicológicas II: Abordagem Analítico-Comportamental 80
Teorias e Técnicas dos Processos Grupais 40
Psicopatologia II 80
Estágio Básico III 40
Atividades Extensionistas 40
Atividades Complementares 20

 

Disciplinas 6º Semestre H/Aula
Técnica de Avaliação Psicológica II 80
Teorias Psicológicas III: Abordagem Psicanalítica 80
Psicologia e Gestão Pessoas  80
Psicologia e Educação Inclusiva 40
Psicologia Escolar e Políticas Públicas Educacionais 80
Estágio Básico IV 40
Atividades Extensionistas 40
Atividades Complementares 20

 

Disciplinas 7º Semestre H/Aula
Plantão Psicológico  40
Teorias da Abordagem Sistêmica 40
Técnicas Psicoterápicas I: Abordagem Analítico-Comportamental 80
Técnicas Psicoterápicas Infantil I: Abordagem Analítico-Comportamental 40
Estágio Específico em Promoção da Saúde I 40
Orientação Profissional e de Carreira 80
Psicologia Comunitária e Institucional  40
Estágio Específico em Processos Educativos I 40
Atividades Extensionistas 40
Atividades Complementares 20

 

Disciplinas 8º Semestre H/Aula
TCC   I 80
Triagem e Aconselhamento 80
Psicodiagnóstico 40
Técnicas Psicoterápicas II: Abordagem Psicanalítica 80
Técnicas Psicoterápicas Infantil II: Abordagem Psicanalítica 40
Estágio Específico em Promoção da Saúde II 40
Tópicos em Processos Educativos 40
Tópicos em Processos Psicossociais 40
Estágio Específico em Processos Educativos II 40
Atividades Extensionistas 40
Atividades Complementares 40

 

Disciplinas 9º Semestre H/Aula
TCC II 80
Tópicos em Processos da Saúde 40
Estágio Específico em Processos Clínicos e Saúde I 80
Estágio Específico em Processos Clínicos e Psicoterapia I 80
Promoção e Prevenção da Saúde Mental na Comunidade 40
Estágio Específico em Processos Psicossociais I 80
Atividades Extensionistas 40
Atividades Complementares 20

 

Disciplinas 10º Semestre H/Aula
TCC III 80
Estágio Específico em Processos Clínicos e Saúde II 80
Estágio Específico em Processos Clínicos e Psicoterapia II 80
Promoção e Prevenção da Saúde Mental nas Instituições 40
Estágio Específico em Processos Psicossociais II 80
Atividades Extensionistas 40
Atividades Complementares 20

Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

 

Profa. Dra. Fabiana Cristina de Souza Stesse

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Profa. Esp. Isabel Cristina C. F. Heck

Graduada em Educação Artística e Desenho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Especialista em Psicopedagogia e Psicopedagogia Clínica pela Faculdade de Educação São Luís (FESL).

 

Prof. Dr. José Renato Gatto Junior

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Mestre e Doutor em Ciência, Área - enfermagem psiquiátrica, pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

 

Profa. Esp. Joselma Tarrafil de Souza

Graduada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL). Especialista em Direito Educacional e especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL).

 

Profa. Me. Karine Ribeiro Assunção

Graduada em Psicologia e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

 

Profa. Me. Liamar Izilda Tuon

Graduada em História pela Faculdade Barão de Mauá. Mestre em História pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

 

Profa. Dra. Ligia De Grandi

Graduada em Letras pela Faculdade de Educação São Luís, Mestre e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

 

Prof. Me. José Ângelo Fiorot Junior

Graduado em Química e Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFAFIB, Mestre Programa de Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara (UNIARA) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Bauru.

 

Profa. Me. Juliana Ferreira Pinto Rocha

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara e Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Prof. Me. Marcelo Martins Laffranchi

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Marília e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

 

Prof. Esp. Marcos Roberto Freitas

Graduado em Fisioterapia Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Medicina Tradicional Chinesa Acupuntura e Fitoterapia pelo IBEHE - Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos

 

Profa. Dra. Natália Michelato Silva

Graduada em Psicologia pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

 

Profa. Me. Patrícia Domingues Machado

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Ribeirão Preto (USP). 

 

Profa. Dra. Valeria Aparecida Chechia

Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru, Mestre e Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Ribeirão Preto (USP). 

Os estágios se dividem entre as práticas de estágio básico e específicos. Os estágios básicos têm como objetivo assegurar o Núcleo Comum de competências, permitem a atuação profissional e inserção do aluno em diferentes contextos de saúde, institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.  Já os estágios específicos têm a finalidade de assegurar o aprofundamento nas ênfases.

Os estágios curriculares serão realizados em Instituições públicas ou privadas da cidade de Jaboticabal e região conveniadas com a IES e que atendam aos requisitos legais do PPC, da Lei de Estágio e do regulamento de estágio do curso, e o Estágio em Clínica deverá ser realizado obrigatoriamente no Serviço Escola da FESL.

O TCC é componente curricular obrigatório do Curso de Graduação em Psicologia e tem como parâmetro a missão institucional da Faculdade de Educação São Luís com o desenvolvimento teórico-cientifico do egresso. >O aluno deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso sob orientação docente. Portanto, o trabalho de conclusão de curso (TCC) é um requisito básico para a formação do discente.

Tem como finalidade introduzir o formando no campo da pesquisa, possibilitando o aprofundamento em área específica de seu interesse profissional ligado à sua prática de estágio específico. Com as disciplinas de Metodologia Científica e Bioestatística, o aluno faz suas primeiras reflexões sobre a ciência, tendo o contato com as normas e o instrumental necessário à realização de trabalhos de natureza científica. Na disciplina de Pesquisa em Psicologia, acontecerá o desenvolvimento do conhecimento em Pesquisa e na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, II e II a concretização do trabalho de conclusão.

O TCC consiste em um trabalho individual ou em dupla no qual o aluno deverá aplicar o conhecimento apreendido e desenvolvido ao longo do curso e no estudo de caso concreto acompanhado em estágio devendo relacionar-se a uma das seguintes áreas de estágio I – Promoção da Saúde; II – Processos Educativos; III – Processos Clínicos e Saúde e IV – Processos Clínicos e Psicoterapia. A forma pela qual se revestirá o TCC deverá ser definida de acordo com o estudo de caso em uma das áreas de estágio investigado e os objetivos da pesquisa proposta. São formas possíveis de TCC: I – Estudo de Caso ou Artigo Científico. O TCC será acompanhado, independentemente da forma escolhida, de seu projeto.

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extracurriculares obrigatórias, que devem ser cumpridas pelos discentes ao longo do período de realização dos cursos. O objetivo principal das atividades complementares oferecidas para o Curso de Psicologia é diversificar e enriquecer a formação dos alunos de graduação, através de sua participação em diversas atividades complementares às suas habilidades e competências.

Os alunos do Curso de Bacharelado em Psicologia deverão cumprir carga horária mínima obrigatória de 200 horas em Atividades Complementares, que compreenderão: atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências. Ao final do curso, será emitido um certificado onde estará computada a carga horária total das atividades complementares que constará no histórico escolar do aluno.

► Profissional com conhecimento e reconhecimento da diversidade da ciência psicológica para compreensão do ser humano que permitam a interlocução com campos de conhecimento possibilitando a apreensão e multideterminação do fenômeno psicológico;

► Ter capacidade para construir e desenvolver conhecimento científico em Psicologia por meio dos Fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia;

► Ser apto a realizar procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, com domínio dos instrumentos e das estratégias de avaliação e de intervenção, com capacidade para selecionar, avaliar e adequar aos problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional para realizar intervenções psicológicas no âmbito da saúde, da educação, organizacional e social;

► Ser capaz de compreender os múltiplos referenciais que sustentam o conhecimento do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;

► Saber demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com as áreas afins;

► Capaz de atuar em diferentes contextos, com habilidade para lidar com os desafios postos pela prática profissional considerando as questões emergentes no âmbito regional e nacional e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades agindo em conformidade com os princípios éticos nas relações com os clientes, usuários, colegas e profissionais de áreas afins.

Psicologia
Psicologia
Período Noturno
Coordenador Profa. Dra. Valéria Aparecida Chechia
Contato psicologia@saoluis.br
Autorização ...........................
Descrição