Como deixar o seu perfil do LinkedIN mais interessante?
23/10/2020
Departamento de Marketing
Você tem um perfil no LinkedIn? Saiba que essa rede está cada vez mais relevante para profissionais de sucesso, pois os contratantes estão lá! E se você já tem uma conta, será que seu perfil está atraente? Continue a leitura e confira as dicas que preparamos para seu LinkedIn fazer sucesso!

Você já tem um perfil no LinkedIN? Talvez ache que é bobagem ter mais uma rede social, mas não poderia estar mais enganado! O LinkedIN cresceu muito no país e tem sido uma ferramenta muito importante para conquistar ótimas posições no mercado.

É nessa rede em que muitos contratantes estão, e é excelente para conseguir contatos valiosos que podem te indicar para as vagas que você tanto busca!

Possuir um perfil no LinkedIN é essencial para ser visto como um profissional que está por dentro das tendências, do mundo digital, e das necessidades do mundo atual.

Agora, se você já criou o seu perfil, é hora de pensar: será que ele está interessante e atraente o suficiente? Você está utilizando essa rede do jeito ideal? Continue a leitura para descobrir e mudar o que for necessário para que o LinkedIN funcione a seu favor!

 

Todas as áreas se beneficiam do LinkedIN?

 

Será mesmo que você precisa começar a usar o LinkedIN?

Pode ser que você ache que o seu caso seja outro, que sua área é diferente das demais e não se encaixa no perfil da rede, ou você tem a meta de ter seu próprio negócio e não acha necessário atrair ninguém para te contratar.

Já vamos esclarecer isso agora: todo mundo se beneficia do LinkedIN.

Todas as áreas estão lá. Até mesmo quem é ou quer ser autônomo, sem precisar responder a nenhum chefe, pode utilizar seu perfil para divulgar seu trabalho, seus conhecimentos e, também, conquistar clientes!

 

Tem regra para a foto de perfil no LinkedIN?

 

Se você quer ter um perfil interessante, há sim algumas orientações que você deve seguir!

A primeira coisa para se atentar é que a foto não pode ser descontraída demais: nada de colocar uma imagem sua no bar, ou na piscina, de biquini. Também esqueça aquelas selfies em frente ao espelho, de óculos escuros, ou fazendo biquinho ou careta, por favor!

Mas você também não precisa colocar ali uma foto 3x4, de rosto sisudo! Dependendo da sua área, você pode ser mais sério ou mais descontraído, mas sempre discreto e agradável, exibindo uma imagem do profissional que você é ou pretende ser.

Por exemplo, se você está estudando Direito e busca um estágio, pode produzir uma foto com um fundo neutro, usando um terno ou uma camisa social.

Agora, se você está estudando publicidade e propaganda, pode ficar mais à vontade, com uma roupa mais casual. Ou, se está no curso de Biologia, pode tirar uma foto perto da natureza.

É só uma questão de ser coerente e alinhado ao seu objetivo profissional!

Ah, e nada de deixar seu perfil sem foto nenhuma ou colocar uma imagem que não seja você.

 

E as informações do perfil? O que é preciso preencher?

 

É importante deixar o seu perfil completo, com informações sobre sua área e suas pretensões profissionais. Capriche bastante no resumo e nas informações sobre sua experiência profissional!

Uma coisa legal de evitar são adjetivos desnecessários e clichês, como afirmar que você é produtivo e organizado, por exemplo.

Coloque as datas, os cursos que você fez ou faz, as empresas e cargos por onde passou. Mas, se você não tem ainda muita experiência, não minta! Se você está na faculdade, acrescente os cursos e eventos acadêmicos que participou.

 

Peça recomendações!

 

Um fator que faz a diferença são as recomendações em seu perfil. Ali, as pessoas que você já trabalhou podem contar sobre suas características interessantes e te indicar como um bom profissional.

Você pode conseguir isso escrevendo recomendações para suas conexões, que vão te retribuir! Caso isso não funcione, não tem problema nenhum em pedir para que as pessoas façam isso.

Mais uma vez: se você não tem ainda experiência e, portanto, não tem ninguém que possa contar como é trabalhar com você, seja criativo. Quem sabe um professor que te orientou em um trabalho possa fazer isso para você, contando sobre suas habilidades e conquistas acadêmicas?

 

Mantenha seu perfil no LinkedIN atualizado

Esse fator aqui é muito importante! O LinkedIN está longe de ser um currículo online, onde você deixa suas informações disponíveis e estáticas ali e nunca mais faz nada.

É preciso ser ativo nessa rede social! Entre em grupos das suas áreas de interesse, compartilhe e curta conteúdos e siga as empresas que você admira.

Mas tenha cuidado com o que você compartilha: lembre-se de que o LinkedIN é 100% voltado para a vida profissional.

E vá além do compartilhamento. Produza você também conteúdos e publique no seu perfil. Pode ser sobre uma experiência interessante no seu trabalho ou faculdade, uma reflexão sobre o mercado, enfim, mostre seus conhecimentos!

 

Cuidado com sua gramática!

 

Tenha muita atenção para não cometer erros de português em seu perfil e em suas interações! Isso pode ser extremamente prejudicial para sua imagem, que pode passar a ser de uma pessoa amadora e nada competente.

Evite abreviar muito as palavras, como geralmente fazemos na internet. Um “vc” nos comentários e mensagens é perfeitamente aceitável, mas erros grosseiros nos artigos e conteúdos que você posta em seu perfil já é um pouco demais.

 

E aí, gostou das dicas? Então vá agora mesmo colocá-las em prática e dar mais um passo para conquistar suas metas!

Como deixar o seu perfil do LinkedIN mais interessante?