XVIII Semana de Estudos de Biologia
16/11/2021
Departamento de Marketing
Acontece de 16 a 19 de novembro, a XVIII Semana de Estudos de Biologia com o tema: Biologia da Era do Gelo às mudanças do mundo Moderno. O evento é gratuito e aberto ao público!

Acontece de 16 a 19 de novembro, a XVIII Semana de Estudos de Biologia com o tema: Biologia da Era do Gelo às mudanças do mundo Moderno.

Confira a programação completa:

 

16/11 – 19h30 - LINK DE ACESSO

Palestra: Comportamento e arquitetura de ninhos das vespas sociais do Brasil (Hymenoptera, Vespidae).

Palestrante: Dr. Sidnei Mateus

Possui graduação em Biologia Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá(1987), mestrado em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto(1998) e doutorado em Pós-Graduação em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ribeirão Preto - USP(2005). Atualmente é Especialista em Laboratório (nível superior) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Epiponini, Parachartegus fraternus, Vespa social, Enxameio, oophagy e intermediária.

 

17/11 – 19h30 - LINK DE ACESSO

Palestra: "Uso de tecnologias de imagem e vídeo para estudo da ictiofauna em riachos Neotropicais"

Palestrante: Ma. Nathalia de Oliveira Melo 

Titulação: Formada em Ciências Biológicas (2011- 2016) pela Universidade Federal de São João del Rei - MG. Mestre em Ecologia pelo programa de Pós- Graduação em Ecologia - PGE UFSJ (2016-2018). Cursando o doutorado na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

 

18/11 – 19h30 - LINK DE ACESSO

Palestra: "O Brasil na Era do Gelo"

Palestrante: Dra. Mariela Cordeiro de Castro (Universidade Federal de Catalão)

Possui doutorado em Ciencias Naturales pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina (2014), mestrado em Ciências (Biologia Comparada) pela Universidade de São Paulo (2010), especialização em Avaliação Ambiental pela Unicamp (2008), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2005 e 2010, respectivamente), e desenvolveu pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2015 a 2017). Atualmente é Professora Adjunta junto ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Catalão, onde atua como vice-chefe. É membro da Comissão Permanente de Heteroidentificação da UFCAT. Ministra as disciplinas relacionadas a Zoologia de Vertebrados, Anatomia Comparada e Biogeografia. Tem experiência em Zoologia, Sistemática e Biogeografia, atuando principalmente no estudo dos mamíferos extintos e viventes. É orientadora associada aos Programas de Pós-Graduação em Biologia Comparada (FFCLRP-USP) e em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (IF Goiano-Urutaí), e lidera o Grupo de Pesquisa Biologia Integrativa de Vertebrados, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq.

 

19/11 – 19 horas - LINK DE ACESSO

Palestra: “A importância das abelhas e do serviço de polinização para você e para o Mundo.”

Palestrante: Dra. Yara Sbrolin Roldão Sbordoni

Possui Graduação em Ciências - Habilitação Plena em Biologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Mestrado e Doutorado em Ciências (Área: Entomologia) pela Universidade de São Paulo. Em 2017 foi bolsista de Treinamento Técnico (TT-3) no Laboratório de Comportamento e Ecologia de Insetos Sociais com ênfase em hidrocarbonetos cuticulares em insetos sociais. Entre 2018 a 2020 foi pesquisadora na empresa Eleve Pesquisa e Desenvolvimento/AgroBee, atuando com o serviço de polinização por abelhas em culturas agrícolas no Brasil. Desde 2010 desenvolve atividades didáticas de extensão em Educação Ambiental e Conservação de Abelhas, no Laboratório de Estudos e Serviços Ambientais (LESAM) da Universidade de São Paulo. Além disso, participou por três vezes do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da CAPES que permite o acompanhamento de disciplinas à nível superior. Tem experiência na área de Ecologia Comportamental, atuando nos principais temas: termorregulação, polinização, manejo e forrageamento de abelhas.

 

Realização: Coordenação do curso de Bacharelado e Licenciatura Ciências Biológicas

XVIII Semana de Estudos de Biologia