BRINQUEDOTECA VIRTUAL FESL/Jaboticabal

Laboratório Lúdico-Pedagógico do Curso de Pedagogia
Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal

Coordenadora: Profa. Dra. Fabiana Chinalia

Estudos relevam que, desde as últimas décadas do século XX, de modo especial da década de 1990 até os dias atuais, a literatura vem apontando a notoriedade e o reconhecimento atribuídos às atividades lúdicas no campo da educação (FRIEDMAN, 1998; BROUGÈRE,1998; KISHIMOTO, 1998).

Vygotsky (2008), principal estudioso da teoria sócio interacionista, defende em seus estudos que a brincadeira é uma grande fonte de desenvolvimento, que oferece perspectivas de amplitude das tendências do desenvolvimento de forma condensada. Para esse autor, a brincadeira fornece ampla estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência, pois, nas brincadeiras, as crianças tomam contato com os objetos do mundo adulto, e, tem oportunidade de ressignificar o que vivem e sentem. Nessa perspectiva teórica, o brincar não é uma atividade natural, já que o ser humano aprende e se desenvolve a partir das relações sociais, ou seja, das interações que estabelece com os outros e com a cultura. Na mesma direção, Leontiev (1988, p. 120) salienta que “[...] a brincadeira na criança não é instintiva, mais precisamente humana, atividade objetiva, que por constituir a base da percepção que a criança tem do mundo dos objetos humanos, determina o conteúdo de suas brincadeiras”.

Verificamos que é indiscutível a importância, a utilidade e a representação do brinquedo, das brincadeiras e dos jogos, nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, uma vez que as atividades envolvendo o lúdico possibilitam novas aquisições culturais, sociais, linguísticas, emocionais, durante toda a vida de uma pessoa.

Ampliando o contexto das contribuições do brincar, das atividades lúdicas, evidenciamos a Brinquedoteca como um espaço que permite, especialmente, incentivar o brincar, colaborando com a inserção no mundo social e da cultura de forma lúdica. Também, como uma alternativa para o investimento e a concretização do brincar infantil, favorecendo o desenvolvimento psicológico, físico, social e intelectual de crianças por meio do brincar.

Tal perspectiva, vai ao encontro da definição de Brinquedoteca defendida por Cunha (1998, p. 40), "[...] um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar” (CUNHA, 1998, p. 40).

Outra autora que vem contribuindo com os estudos sobre brinquedoteca é Kishimoto (1998). A autora define brinquedoteca “como um espaço de animação sociocultural, que é encarregado da transmissão da cultura infantil como também pelo desenvolvimento da socialização, interação social e construções das representações infantis” (KISHIMOTO, 1998, p. 56).

Nessa direção, reconhecemos a brinquedoteca como um espaço que caracteriza-se pela organização de brinquedos, de jogos, de materiais lúdicos variados, disponibilizados em um ambiente atrativo e acolhedor, em que o mais importante é a ludicidade que as atividades lúdicas (o brinquedo, a brincadeira, o jogo, a música, as histórias, entre outras atividades lúdicas), poderão proporcionar a cada criança que brincar nesse espaço.

Com base na fundamentação e contribuições reveladas na literatura científica acerca do brincar e da importância da brinquedoteca, o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal teve a iniciativa de criar e organizar um espaço físico adequado não só para a prática da teoria estudada na disciplina Jogos e Recreação (disciplina curricular do curso), como também para a interdisciplinaridade com as disciplinas que focalizam as Metodologias de Ensino no curso de Pedagogia, no sentido não apenas de complementar a formação de professores no curso de Pedagogia, mas também para agregar a essa formação um espaço formativo para a aprendizagem e interação, estudo e pesquisa, sobre a criança, o brincar e sua utilização na escola.

Tal iniciativa, culminou no ano de 2008, na organização e implantação da Brinquedoteca física da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, vinculada ao curso de Pedagogia. Na continuidade e ampliação desse projeto, bem como seguindo os mesmos princípios, no ano de 2020 foi implantada a Brinquedoteca Virtual da referida instituição, a qual se constitui como um ambiente virtual que conecta informações, atividades e materiais, possibilitando o engajamento nas atividades lúdicas, a partir do uso da tecnologia da educação.

Apresentação

Categoria:

Date : 25 Dec 2014

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