Mercado de trabalho pós-pandemia: será que ainda vale a pena fazer faculdade?
31/07/2020
Departamento de Marketing
Devido a pandemia, o mundo mudou. A economia não é mais a mesma, os processos nas empresas também. Diante desse cenário incerto, quem planeja fazer uma faculdade, ou quem já está nela, pode se perguntar se vale a pena continuar. Já adiantamos que SIM. As coisas mudaram, a forma de trabalhar também, mas o conhecimento e experiência que se adquire na faculdade ainda é valioso e ainda é um diferencial. Continue a leitura para saber mais!

A pandemia do novo coronavírus mudou a forma de nos comportarmos. Por conta do isolamento social, o contato com outras pessoas ficou reduzido, seja nos estudos, seja em trabalho ou diversão.

Por causa dessas transformações, muitas pessoas se perguntam sobre o mercado de trabalho pós-pandemia: será que ele também sofreu transformações?

Se os processos nas empresas mudaram, novas tendências estão sendo criadas dentro delas e, também, nas faculdades, afinal, elas são o preparatório para o mundo corporativo.

Parte dessa mudança já pode ser notada com a adaptação das aulas durante a quarentena. Em pesquisa divulgada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) afirmou que, até o fim do mês de abril, 78% das faculdades haviam adotado o ensino virtual.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e tire as suas dúvidas para se preparar para um novo mundo pós-pandemia.

 

Transformação através da tecnologia

 

A dependência da tecnologia ficou ainda mais evidente durante o isolamento social. Pelos meios digitais, as pessoas se comunicavam umas com as outras, estudavam, trabalhavam por home office, ouviam músicas e assistiam o conteúdo que mais gostavam. Isso significa que, o que antes já era um fato, se potencializou com a quarentena.

Por isso, a tendência é que os processos dentro das empresas utilizem cada vez mais os meios tecnológicos, por comprovarem sua eficiência. Saber quais são esses meios e como melhorá-los é um conhecimento que deve ser exigido nos próximos anos e, assim, aprendido nas faculdades e instituições de ensino.

 

Abrindo um negócio

 

Esse aumento no uso da tecnologia e da internet pode abrir muitas portas. Começar o seu próprio negócio pode ser uma das opções mais seguras para os momentos após a pandemia.

Fazer faculdade nesse período é essencial para que você conheça as melhores e mais eficazes ferramentas de administração, inovação e criatividade.

Afinal, o seu não pode ser mais um negócio no mercado. O diferencial é importante para garantir destaque e sucesso em meio a outras empresas do mesmo setor.

E como a faculdade se encaixa nisso? Bom, em primeiro lugar, é nela que você estará por dentro do que acontece no mercado. Os cursos, que sempre atualizam a sua grade, levarão em conta as mudanças atuais.

No caso de abrir seu negócio, o curso de administração de empresas irá te preparar para fazer isso sem grandes riscos e com mais chances de sucesso.

O curso de publicidade e propaganda também pode ser uma ótima opção, não só porque essa área pode permitir o trabalho em home office e sua atuação como freelancer, como também para você aprender a divulgar seu negócio ou empresa.

 

As faculdades

 

O ensino também deverá mudar pós-pandemia. Agora, a tecnologia deve ser cada vez mais atualizada para dinamizar as aulas em escolas e faculdades.

Migrar para os meios digitais e alterar as relações entre matéria x professores x alunos deverá ser positivo, facilitando a compreensão, melhorando a qualidade do ensino e aumentando as oportunidades no mercado de trabalho.

Agora que os alunos estão aprendendo e se acostumando com as aulas online, será mais fácil continuar usando esses recursos para otimizar o tempo dos estudantes e agilizar até mesmo processos burocráticos da vida acadêmica.

 

Conclusão

 

Não é porque os processos mudaram que a necessidade de especialistas desapareceu. Cursar uma faculdade continuará sendo, sim, um diferencial para a vida profissional de todos.

Profissões podem se tornar mais ou menos requisitadas, mas esse processo sempre esteve em andamento, mesmo antes da pandemia. É uma questão de ficar sempre de olho no que o mercado busca.

Podemos afirmar que sim, vale muito a pena fazer a faculdade e conquistar o seu diploma!

Convidamos você a dar esse passo importante ainda esse ano. A Faculdade São Luís abriu o seu Vestibular para o 2º Semestre, e a prova é 100% online. Acesse: https://www.saoluis.br/vestibular

Mercado de trabalho pós-pandemia: será que ainda vale a pena fazer faculdade?