Nutrição

Duração: 04 anos
Formação: Bacharelado
Modalidade de curso: PRESENCIAL
AUTORIZADO
PELO MEC

A Nutrição tem como concepção a formação generalista, humanista e crítica. Seus profissionais são capacitados para atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Conheça a coordenadora do curso de Nutrição:

Objetivos do curso

 

O objetivo do curso de Graduação de Bacharelado em Nutrição está em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição e às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.

Desse modo, o Curso proposto tem como objetivo:

  • Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.
  • Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional. Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.
  • Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais. Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional. Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos. Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
  • Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população. Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.
  • Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
  • Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição. Atuar em marketing em alimentação e nutrição. Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência. Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.
  • Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição. Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais. Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.

 

 

 

Carreira

O curso de Graduação em Nutrição tem como finalidade proporcionar ao educando uma formação, que possibilite o desenvolvimento técnico e científico para a atuação profissional, com vistas à promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Desta forma, a formação profissional do curso visa atender às reais necessidades de saúde da população, no que diz respeito às competências da nutrição, com ênfase no Sistema Único de Saúde.

Diferenciais São Luís

Para atingir o perfil profissional pretendido, a grade curricular foi organizada de acordo com as áreas de formação propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Assim, o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Nutrição se baseia no princípio de que pesquisar e ensinar não podem ser dissociados. Desse modo, trata do desenvolvimento dos conteúdos específicos paralelamente ao estímulo à curiosidade, ao questionamento, à percepção e aos limites das teorias científicas existentes, à reflexão crítica, ao desenvolvimento do raciocínio, capacidade de análise à discriminação de problemas relevantes, à busca contínua do conhecimento e de sua construção, à capacidade de contribuir em trabalhos em equipes à percepção da realidade e ao comprometimento com a sociedade em que se vive. O Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição considera a flexibilidade permitida por instrumentos legais, a fim de adequá-lo ao perfil regional, bem como à missão educacional da Instituição. Além disso, a matriz curricular, a composição do corpo docente e as demais estruturas pedagógico-administrativas observam os avanços científico-tecnológicos, a evolução dos conceitos sócio-educacionais e a dinâmica político-econômica, de acordo com a demanda regional. 

 

 

Instituições Conveniadas

 

Locais das Atividades Teórico-Práticas

Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal

Locais das Atividades Teórico-Práticas:

  • Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal;
  • Lar São Vicente de Paula;
  • Hospital São Marcos de Jaboticabal;
  • Hospital Santa Casa de Guariba;

 

1º Ano - Semestre 1

Anatomia: 80h

Saúde e Sociedade: 40h

Citologia e Histologia: 80h

Introdução à Nutrição: 40h

Matemática Aplicada à Nutrição: 40h

Química Geral e Orgânica: 40h

Comunicação e Expressão: 40h

Libras - Linguagem Brasileira de Sinais: 40h

TOTAL: 400h

1º Ano - Semestre 2

Bioquímica: 80h

Metodologia Científica: 40h

Embriologia: 40h

Fisiologia: 40h

Genética: 40h

Microbiologia e Imunologia: 80h

Marketing e Comercialização de Alimentos: 40h

Ética Profissional: 40h

TOTAL: 400h

2º Ano - Semestre 1

Bioquímica Aplicada à Nutrição: 80h

Bromatologia e Controle de Qualidade em Alimentos: 80h

Fisiologia Aplicada à Nutrição: 40h

Nutrição Básica: 80h

Patologia Geral: 40h

Técnica Dietética I: 80h

TOTAL: 400h

2º Ano - Semestre 2

Educação Nutricional: 80h

Bioestatística: 40h

Microbiologia e Segurança dos Alimentos: 40h

Nutrição e Dietética: 80h

Parasitologia: 40h

Técnica Dietética II: 80h

Epidemiologia Nutricional: 40h

TOTAL: 400h

3º Ano - Semestre 1

Avaliação e Diagnóstico Nutricional: 80h

Dietoterapia I: 80h

Planejamento de Unidades de Alimentação e Nutrição: 80h

Nutrição e Saúde Pública I: 40h

Tecnologia de Alimentos: 80h

Psicologia em Saúde: 40h

TOTAL: 400h

3º Ano - Semestre 2

Nutrição Enteral e Parenteral: 40h

Nutrição Esportiva: 40h

Interação Fármaco-nutriente: 40h

Gerenciamento de Cardápios em Unidade de Alimentação e Nutrição: 80h

Nutrição materno-infantil: 40h

Nutrição e Geriatria: 40h

Dietoterapia II: 80h

Nutrição e Saúde Pública II: 40h

TOTAL: 400h

4º Ano - Semestre 1

Nutrição e Estética: 40h

Gastronomia e Hotelaria: 80h

Estágio Supervisionado I: 270h

Estágio Supervisionado II: 135h

Pesquisa em Nutrição I (TCC): 40h

TOTAL: 565h

4º Ano - Semestre 2

Atividades em Nutrição: 40h

Estágio Supervisionado III: 135h

Estágio Supervisionado IV: 270h

Pesquisa em Nutrição II (TCC): 40h

TOTAL: 485h

Atividade Complementar: 200h

Carga horária total: 3650h

Profa. Dra. Alice Deléo Rodrigues

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é docente da Faculdade de Educação São Luís e do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior. Tem experiência na área de produção animal, com ênfase em ruminantes, fisiologia animal, comportamento e bem-estar animal.  

alicedeleo@yahoo.com.br

Profa. Esp. Cláudia Regina Coneglian

Graduada em Nutrição pela Universidade do Sagrado Coração-USC no ano de 2003. Já no de 2007, fiz uma Pós-Graduação em Terapia Nutricional na Universidade de Franca - UNIFRAN. Em 2010, ingressei no curso de Administração Pública pela Universidade Federal de São João Del Rei-UFSJ e conclui no ano de 2016. Atuei nas áreas de cozinha industrial (UAN) ,na área de Alimentação Escolar, na indústria de alimentos, sendo responsável pelo Controle de Qualidade, como Nutricionista Comercial na empresa Hidrodomi do Brasil, participando de processos licitatórios e atualmente Nutricionista Responsável Técnica pelo Setor de Nutrição e Dietética da Irmandade Santa Casa de Guariba e docente na Faculdade São Luis de Jaboticabal, na graduação do curso de Nutrição.

clauconeglian@yahoo.com.br

Prof. Ma. Francine Sobral

Graduada em Nutrição pela Pontífica Universidade Católica de Campinas. Especialista em Nutrição e Suplementação Esportiva pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo. Mestre em Ciências Nutricionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.
fransobral@bol.com.br

Profa. Esp. Isabel Cistina Cisneros da Fonseca Heck
Graduada em Educação Artística e Desenho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Especialista em Psicopedagogia e Psicopedagogia Clínica pela Faculdade de Educação São Luis (FESL).
belitaheck2@gmail.com

Profa. Dra. Janaina Fernanda Gonçalves Neto
Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Mestre e Doutora em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
janainagoncalves@saoluis.br

Profa. Esp. Joselma Tarrafil de Souza
Graduada em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL). Especialista em Direito Educacional e especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL).
joselma.t@hotmail.com

Profa. Dra. Juliana Chioda Ribeiro Dias
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Especialista em Nutrição Clínica. Mestre e Doutora em alimentos e nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
julianacrdias@yahoo.com.br 

Profa. Ma. Liamar Izilda Tuon
Graduada em Hitória pela Faculdade Barão de Mauá. Mestre em História pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
liamartuon@uol.com.br

Profa. Dra. Livia Fernandes de Lima
Graduada em Nutrição e Metabolismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre e doutoranda em Investigação Biomédica – Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).
livia.lima@usp.br

Prof. Me. Luciano José Marafante
Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá e mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio de Mesquita Filho.
lumarafante@bol.com.br

Prof. Esp. Marcos Roberto Freitas
Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especialista em Acupuntura e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís. 
caco1070@yahoo.com.br

Profa. Esp. Maria Aurora Piffer Cardozo
Graduada em Letras com Habilitação em Líguas e Literaturas Portuguesa e Espanhola pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL).
auroracardozo@hotmail.com

Profa. Dra. Mariana Palma Guimarães
Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em Nutrição pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e Especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de Educação Física e Esporte (USP). Mestre e doutora em Ciências pelo departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). 
m_guimaraes@yahoo.com.br

Profa. Me Patrícia Machado Domingues
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlâdia. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (FESL). Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).
patriciamdpsi@gmail.com

Prof. Me. Valter Dantonio Júnior
Graduado em Ciências Biológicas, na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP. Mestre em Ciências Fisiológicas (PIPIGCF) - UNESP/UFSCar.
valter_bio@hotmail.com.br

Estágio Curricular Supervisionado

Estágio Curricular Supervisionado é uma etapa importante da formação do profissional, uma vez que é considerado parte do eixo articulador entre teoria e prática. É nesta etapa da formação do aluno que ele tem contato com a realidade profissional onde irá atuar, não apenas para conhecê-la, mas também para desenvolver as competências e habilidades específicas a formação profissional. Ele é um ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho e faz parte do processo de formação do acadêmico através da (re) aproximação contínua da academia com a realidade social.

O estágio supervisionado, obrigatório ou não-obrigatório é orientado pelos princípios metodológicos da Instituição, pela Lei nº 11788/2008, em seu regulamento específico e, não gera vínculo empregatício de qualquer natureza entre o estagiário e a unidade concedente de estágio. Para o Curso, tais práticas possibilitam ao futuro profissional experienciar suas responsabilidades em várias frentes de ação, permitindo desenvolver suas habilidades e destrezas, dando-lhe o apoio e a segurança necessários para o melhor desempenho de sua tarefa profissional. Os Estágios englobam as áreas de Nutrição Social, Nutrição Clínica e Nutrição em Unidades de Alimentação e Nutrição.

O Estágio proporciona aos acadêmicos a prática como atividade de aprendizagem social e profissional, através de ação participativa no meio social. Objetivam a integração teórico-prática e o desenvolvimento de uma postura crítica frente à realidade, construindo sua identidade enquanto profissional e cidadão. Tem por finalidades:

·      Fornecer subsídios para prática de nutricionista em situações reais de trabalho, com complementação básica para a integralidade do binômio ensino/aprendizagem;

·      Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de atividades práticas, contribuindo para aperfeiçoamento e domínio do conhecimento;

·      Proporcionar a integração entre a Instituição e a comunidade, através de ações participativas que busquem a legitimação do saber;

·      Proporcionar o desenvolvimento de ações comunitárias, com vistas a despertar/fortalecer o comprometimento com os princípios da ética e cidadania.

Os campos de estágio abrangem além dos espaços oferecidos pela Instituição, as Instituições de Saúde e Alimentação conveniadas, assistenciais e sociais, ligadas direta ou indiretamente à Instituição, pessoas jurídicas e de direito privado. Sempre que necessário a Universidade busca a ampliação de convênios com entidades para suprir, no mínimo, as três áreas de atuação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.

Os Estágios Supervisionados abrangem 810 horas constituindo assim  aproximadamente 25,5% da carga horária total do curso (Resolução CNE/CES nº 5 de 07/11/2001) e compreendem:

Estágio em Nutrição Social I: compreende 135 horas e é cursado no 7º período. Este estágio é realizado em escolas de educação infantil, ensino fundamental e Instituições que atendem alunos especiais, que tem como principal objetivo a atuação em alimentação escolar, segurança alimentar e avaliação nutricional escolar.

Estágio em Nutrição Social II: compreende 135 horas e é cursado no 8º período. Este estágio é realizado em Unidades básicas de saúde municipais e ambulatório da Faculdade com o principal objetivo a atuação em saúde pública, o domínio das técnicas disponíveis e articulação efetiva com equipe multiprofissional na atenção básica de saúde, vigilância sanitária, conselho municipal de saúde e conselho municipal de segurança alimentar.

Estágio em Nutrição Clínica: compreende 270 horas e é cursado no 7º período. Este estágio é realizado em Hospitais públicos e/ou privados e tem como objetivo principal a vivência das atividades em nutrição hospitalar nas diferentes situações patológicas e a aplicação dos conhecimentos teóricos para prestar assistência especializada em dietoterapia.

Estágio em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN): compreende 270 horas e é cursado no 8º período. Este estágio é realizado em Unidades de alimentação e nutrição (UAN) comerciais ou institucionais e tem como principal objetivo capacitar o acadêmico ao entendimento global da administração de UAN, bem como proporcionar o desenvolvimento de atividades pertinentes ao profissional nutricionista nas funções de administração, assessoria, orientação e educação nutricional em UAN.

Todos os estágios curriculares serão realizados em Instituições públicas ou privadas conveniadas com a IES e que atendam os requisitos legais do PPC, da Lei de Estágio e do regulamento de estágio do curso.

As atividades do estágio são coordenadas por três Professores Supervisores do Curso de Nutrição da FESL de acordo com a área de atuação, que tem papel de orientar os alunos para o exercício e inserção em atividades inerentes a sua profissão, bem como promover a interação multiprofissional, culminando na apreensão de habilidades e competências do seu campo de atuação. Além disso, este docente ainda é responsável pelo contato entre a unidade concedente e a Instituição. Na unidade concedente há um Supervisor das atividades realizadas pelos alunos e tem as atribuições de acordo com o regimento do curso.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito curricular necessário para a obtenção da graduação no Bacharelado em Nutrição e tem como objetivos básicos o treinamento do discente no que concerne a aplicação e desenvolvimento dos conceitos e práticas adquiridos durante o curso; propiciar aos alunos as condições e as orientações necessárias, para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido; favorecer a reflexão das atividades realizadas na prática, quando houver e oferecer ao aluno uma sólida formação geral, bem como uma formação voltada à educação continuada, estimulando-o a refletir criticamente sobre os vários problemas que envolvem a área.

Com a homologação das diretrizes curriculares do curso de Nutrição, Resolução CNE/CES Nº 5, de 7 de novembro de 2001, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição, consta em seu art. 12 que o aluno deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso sob orientação docente. Portanto, o trabalho de conclusão de curso (TCC) é um requisito básico para a formação do discente. Introduzir o formando no campo da pesquisa, possibilitando o aprofundamento em área específica de seu interesse profissional.

O TCC é uma atividade obrigatória sob a orientação de um docente do Curso de Bacharelado em Nutrição e deve ser elaborado individualmente ou por no máximo três alunos, sobre um assunto específico da área ou sub-área da nutrição/saúde, segundo escolha dos mesmos.

Os objetivos gerais do TCC são:

➢    Propiciar aos alunos as condições e orientações necessárias para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido para o encaminhamento do TCC;

➢    Favorecer ao aluno a reflexão das atividades realizadas na prática, tanto dos estágios quanto na sala de aula, comparadas as teorias já existentes sobre o assunto;

➢    Orientar durante o andamento do trabalho, na redação final, com o propósito de auxiliar o aluno na preparação da apresentação final do trabalho.

O trabalho desenvolvido será apresentado no 8º. Semestre do Curso, em forma de Apresentação Oral e entrega de um trabalho escrito em formato de artigo, no intuito de divulgar os trabalhos realizados e preparar os discentes para eventos científicos onde há apresentação de trabalhos desse mesmo formato. 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares, componente curricular obrigatório, definido nas diretrizes curriculares de cada curso, devem possibilitar o reconhecimento, por avaliação, de habilidades e competências do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente escolar, hipóteses em que o aluno ampliará o seu currículo com vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso.

Assim, se orientam a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de componente curricular, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais.

Nesse sentido, as Atividades Complementares podem incluir projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, além de componente curriculares oferecidas por outras instituições de ensino ou de regulamentação e supervisão do exercício profissional, ainda que esses conteúdos não estejam previstos no currículo de determinada instituição, mas nele podem ser aproveitados porque circulam em um mesmo currículo, de forma intercurricular, e se integram com os demais conteúdos realizados.

Enfim, as atividades de extensão, previstas no art. 44, inciso IV, da LDB 9.394/96, cuja finalidade básica, dentre outras, consiste em propiciar à comunidade o estabelecimento de uma relação de reciprocidade com a Instituição, podem ser integradas nas Atividades Complementares, sem que se confundam com Estágio Curricular ou Supervisionado.

Sendo assim, os alunos do Curso de Bacharelado em Nutrição cumprem carga horária mínima obrigatória de 200 horas em Atividades Complementares, que compreendem: atividades de monitoria, estágio, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências (ANEXO 2).

A partir do 1º. Semestre do Curso, o aluno pode entregar uma cópia dos certificados das atividades realizadas ao coordenador das atividades complementares, que valida a equivalência da carga horária de acordo com a atividade realizada e posteriormente, arquivará a documentação junto aos documentos do aluno. Ao final do curso, será emitido um certificado com a carga horária total das atividades complementares e que também constará no histórico escolar do aluno.

O Curso de Graduação em Nutrição tem como proposta, formar um profissional com uma visão generalista, autônomo na busca do conhecimento, sensível e crítico para atuar com senso de responsabilidade social, política e ética e com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática profissional para ser um agente de transformação, com ênfase na atenção dietética, visando à segurança alimentar e nutricional em todos os campos de conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: nutricao@saoluis.br

Nutrição
Nutrição
Período Noturno
Coordenador Profa. Dra. Lívia Fernandes de Lima
Contato nutricao@saoluis.br
Autorização Portaria no. 238 de 30/03/2017 DOU de 31/03/2017
Descrição