Será que vale a pena mudar de curso?
10/07/2019
Departamento de Marketing
Afinal, será que vale a pena mudar de curso? Essa é, sem dúvida, uma pergunta que é feita por muitos estudantes ao longo de sua vida acadêmica. O motivo para ela são vários, como por exemplo, perceber que o curso não era o que se esperava, falta de identificação com as matérias, etc. Então, será que vale ou não a pena? Se está passando por esse momento de crise, acompanhe a leitura e veja o que precisa considerar antes de tomar uma decisão!

Avalie o tempo que ficou no curso: Colocar em evidência o tempo que ficou no curso é algo que se deve fazer antes de decidir mudar de curso. É fundamental colocar isso na balança para verificar se realmente vale a pena o esforço. Geralmente, um curso de graduação, por exemplo, tem entre 3 a 5 anos. Se já tiver completado cerca de 80% a 90% do curso, será que vale a pena trocá-lo e, assim, perder todo o tempo gasto nele? Não seria mais interessante terminá-lo e, desta maneira, fazer um outro curso? Você pode ainda pensar se seria interessante terminar sua graduação atual e então escolher uma pós-graduação que tenha mais a ver com o que gostaria de fazer. São perguntas que deve se fazer, para que assim avalie se é uma boa realizar a mudança.

Pesquise tudo a respeito do novo curso: Outra coisa que se deve fazer é pesquisar tudo a respeito do curso que está pensando em fazer, como durabilidade, mercado, disciplinas e grade docente, por exemplo. Afinal, a mudança de curso representa um novo projeto de vida e, portanto, merece atenção especial antes de qualquer decisão. Foque, se possível, no mercado que o curso oferece. Nesse momento, é preciso ser visionário, ou seja, analisar se o mercado e a sociedade caminham no sentido de valorizar ainda mais o curso que pretende fazer. Fazer o curso por amor é essencial, mas é preciso colocar na balança o que ganhará na prática.

Veja se é possível aproveitar matérias/cadeiras: As universidades permitem que o aluno aproveite matérias que já foram cursadas. Geralmente, são disciplinas básicas, as quais transitam pelas diversas ciências, como sociologia, filosofia, administração, psicologia e anatomia, por exemplo. Tomando conhecimento disso, você pode reduzir o tempo de duração do novo curso que está pensando em fazer. Afinal, hoje, como se sabe, tempo é algo escasso e devemos aproveitá-lo com bastante sabedoria.

Verifique se é necessário mudar de instituição: Em geral, quando o estudante está passando por um momento de insatisfação com relação ao seu curso, recomenda-se que ele também avalie se é preciso mudar de instituição para realizar o novo curso. Isso é importante, porque se o estudante ficar na mesma instituição, ele pode evitar burocracias e até mesmo ganhar facilidade na hora de aproveitar as cadeiras já pagas.

Agora que já conhece algumas questões a considerar na hora de mudar de curso, pode decidir se realmente é uma boa escolha!

Será que vale a pena mudar de curso?