Ir para o conteúdo

7 de agosto de 2017

Semana de Filosofia e História aborda Revolução Russa e Greve Geral.

De 14 a 16 de agosto acontece a Semana de Estudos dos cursos de Filosofia e História da Faculdade São Luís! A edição desse ano irá tratar do tema “Atualidade dos 100 anos da Revolução Russa e da Greve Geral de 1917”.

Para se inscrever compareça na Central de Atendimento, Guichê 4 (não é necessário retirar senha). A taxa de participação é de R$20,00.

Veja a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

Dias: 14 a 16 de agosto

Horário: 19h às 22h20

Local: Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins – Endereço: R. São Sebastião, 294 – Centro.

Dia: 14-08, das 19h às 22h.

Palestra: A história da Greve Geral de 1917 em uma perspectiva espacial

Prof. Dr. Amir El Hakim de Paula – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1999),  mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela  Universidade de São Paulo, USP (2011) e pós-Doutor pela Universidade de São Paulo, USP (2016).  É professor doutor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Ourinhos-SP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: história, trabalho, geografia, território e imprensa operária; anarquismo.

Dia: 15-08,  das 19h às 22h.

Palestra: A atualidade da Revolução Russa (1917-2017)

Prof. Dr. Marcos Cassim – Universidade de São Paulo – USP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Marcos (1982), graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Marcos (1981), graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1986), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ideologia, marxismo, escola e aparelhos ideológicos de estado, trabalho e educação, trabalho rural e educação.

Dia: 16-08, das 19h às 22h.

Exibição e debate de documentários

Documentário 1: Bandeira Vermelha (1998)

“Bandeira Vermelha” compõe um episódio da série anglo-americana de documentários “People’s Century”. O propósito deste episódio é mostrar como se deu o processo revolucionário que conduziu os bolcheviques ao poder na Rússia, no ano de 1917, e quais foram os rumos tomados pela Revolução Russa até a morte de Stálin.

Documentário 2: Deu n’A Plebe – A greve geral anarquista de 1917 (2007)

Dirigido por   Fernando Puccini e João Ricardo o documentário contextualiza a greve e sua força motriz ideológica, o Anarquismo, relatando e analisando a importância dessa ideologia para o Movimento Operário brasileiro da República Velha.

Expositores e debatedores.

Profa. Ma. Liamar Tuon

Prof. Me. Milton Carneiro

Realização: Cursos de graduação em Filosofia e História da Faculdade de Educação São Luis.

Organização: Profa. Dra. Adriana da Silva Turqueti e Profa. Ma. Liamar Tuon

Inscrições: de 08 a 10 de agosto.

Local: Central de Atendimento, Guichê 4

Investimento: R$20,00

Informações: Adriana Turqueti: filosofia@saoluis.br

ou Liamar Tuon: liamartuon@uol.com.br

 

Leia mais de Notícias

Comentários serão fechados.