Nutrição

Duração: 04 anos
Formação: Bacharelado
Modalidade de curso: PRESENCIAL
RECONHECIDO
PELO MEC

A Nutrição tem como concepção a formação generalista, humanista e crítica. Seus profissionais são capacitados para atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Objetivos do curso

O objetivo do curso de Graduação de Bacharelado em Nutrição está em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição e às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.

Desse modo, o Curso proposto tem como objetivo:

  • Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.
  • Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional. Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.
  • Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais. Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional. Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos. Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
  • Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população. Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.
  • Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
  • Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição. Atuar em marketing em alimentação e nutrição. Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência. Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.
  • Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição. Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais. Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.

Carreira

O curso de Graduação em Nutrição tem como finalidade proporcionar ao educando uma formação, que possibilite o desenvolvimento técnico e científico para a atuação profissional, com vistas à promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Desta forma, a formação profissional do curso visa atender às reais necessidades de saúde da população, no que diz respeito às competências da nutrição, com ênfase no Sistema Único de Saúde.

Diferenciais São Luís

Para atingir o perfil profissional pretendido, a grade curricular foi organizada de acordo com as áreas de formação propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Assim, o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Nutrição se baseia no princípio de que pesquisar e ensinar não podem ser dissociados. Desse modo, trata do desenvolvimento dos conteúdos específicos paralelamente ao estímulo à curiosidade, ao questionamento, à percepção e aos limites das teorias científicas existentes, à reflexão crítica, ao desenvolvimento do raciocínio, capacidade de análise à discriminação de problemas relevantes, à busca contínua do conhecimento e de sua construção, à capacidade de contribuir em trabalhos em equipes à percepção da realidade e ao comprometimento com a sociedade em que se vive. O Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição considera a flexibilidade permitida por instrumentos legais, a fim de adequá-lo ao perfil regional, bem como à missão educacional da Instituição. Além disso, a matriz curricular, a composição do corpo docente e as demais estruturas pedagógico-administrativas observam os avanços científico-tecnológicos, a evolução dos conceitos sócio-educacionais e a dinâmica político-econômica, de acordo com a demanda regional. 

1º Ano - Semestre 1

>Anatomia: 80h

>Antropologia e Relações Étnico-Raciais: 40h

>Citologia e Histologia: 80h

>Introdução à Nutrição: 40h

>Matemática: 40h

>Química Geral e Orgânica: 80h

>TOTAL: 360h

1º Ano - Semestre 2

>Bioestatística: 40h

>Bioquímica: 80h

>Embriologia: 40h

>Fisiologia: 40h

>Genética: 40h

>Microbiologia e Imunologia: 80h

>Nutrição e Comercialização de Alimentos: 40h

>TOTAL: 360h

2º Ano - Semestre 1

>Bioquímica Aplicada à Nutrição: 80h

>Bromatologia e Controle de Qualidade em Alimentos: 80h

>Fisiologia Aplicada à Nutrição: 40h

>Nutrição Básica: 80h

>Patologia Geral: 40h

>Seleção e Preparo dos Alimentos: 40h

>TOTAL: 360h

2º Ano - Semestre 2

>Educação Nutricional: 80h

>Metodologia Científica: 40h

>Microbiologia e Segurança dos Alimentos: 40h

>Nutrição e Dietética: 80h

>Parasitologia: 40h

>Técnica Dietética: 80h

>TOTAL: 360h

3º Ano - Semestre 1

>Avaliação e Diagnóstico Nutricional: 80h

>Epidemiologia Nutricional: 40h

>Planejamento de Unidades de Alimentação e Nutrição: 80h

>Nutrição e Saúde Pública: 80h

>Tecnologia de Alimentos: 40h

>Psicologia em Saúde: 40h

>TOTAL: 360h

3º Ano - Semestre 2

>Atendimento Ambulatorial: 40h

>Comunicação e Marketing Aplicados à Nutrição: 40h

>Estágio Supervisionado em Nutrição I: 200h

>Farmacologia Aplicada a Nutrição: 40h

>Gerenciamento de Unidades de Alimentação e Nutrição: 100h

>Nutrição e Geriatria: 40h

>Nutrição em Pediatria: 40h

>Saúde e Sociedade: 40h

>TOTAL: 520h

4º Ano - Semestre 1

>Dietoterapia I: 40h

>Estágio Supervisionado em Nutrição II: 200h

>Gastronomia e Hotelaria: 80h

>Saúde e Nutrição da Mulher: 80h

>Nutrição Esportiva: 80h

>Nutrição Social: 40h

>Pesquisa em Nutrição I (TCC): 80h

>TOTAL: 600h

4º Ano - Semestre 2

>Dietoterapia II: 40h

>Deontologia e Ética Profissional: 40h

>Estágio Supervisionado em Nutrição III: 200h

>Higiene e Legislação dos Alimentos: 40h

>Nutrição Enteral e Parenteral: 80h

>Pesquisa em Nutrição II (TCC): 40h

>Libras – Linguagem Brasileira de Sinais: 40h

>TOTAL: 480h

Atividade Complementar: 100h

Monografias

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito curricular necessário para a obtenção do grau de Bacharelado em Nutrição e tem por objetivos básicos o desenvolvimento do discente no que concerne à aplicação e desenvolvimento dos conceitos e práticas adquiridos durante o curso, propiciar aos alunos as condições e as orientações necessárias para o levantamento e planejamento de estudos e pesquisas sobre o tema a ser desenvolvido, e favorecer a reflexão das atividades realizadas na prática. Constitui-se em atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho, e tem como objetivo possibilitar aos alunos o desenvolvimento de seus conhecimentos a partir da integração teórico-prática e aproximar os alunos da realidade que irão vivenciar em seu cotidiano profissional. Busca-se evidenciar a capacidade do aluno em redigir um texto científico com coerência, seguindo as normas de redação aprovadas pela comunidade científica, além de propiciar aos envolvidos a possibilidade de divulgar cientificamente o trabalho desenvolvido. Para proporcionar o desenvolvimento científico e metodológico de um TCC, Com a disciplina de Metodologia Científica, o aluno faz suas primeiras reflexões sobre a ciência, tendo o contato com as normas e o instrumental necessário à realização de trabalhos de natureza científica. Nas disciplinas de Pesquisa em Nutrição I e II, acontecerá o desenvolvimento do pré-projeto e a concretização do trabalho de caráter monográfico

Estágio Curricular Supervisionado

O estágio curricular supervisionado é um ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho e faz parte do processo de formação do acadêmico através da (re) aproximação contínua da academia com a realidade social. Tais práticas possibilitam ao futuro profissional experienciar suas responsabilidades em várias frentes de ação, permitindo desenvolver suas habilidades e destrezas, dando-lhe o apoio e a segurança necessários para o melhor desempenho de sua tarefa profissional. Os Estágios englobam as áreas de Nutrição Social, Nutrição Clínica e Nutrição em Unidades de Alimentação e Nutrição. Objetivam a integração teórico-prática e o desenvolvimento de uma postura crítica frente à realidade, construindo sua identidade enquanto profissional e cidadão. Tem por finalidades: fornecer subsídios para prática de nutricionista em situações reais de trabalho, com complementação básica para a integralidade do binômio ensino/aprendizagem; possibilitar ao aluno o desenvolvimento de atividades práticas, contribuindo para aperfeiçoamento e domínio do conhecimento; proporcionar a integração entre a Instituição e a comunidade, através de ações participativas que busquem a legitimação do saber; proporcionar o desenvolvimento de ações comunitárias, com vistas a despertar/fortalecer o comprometimento com os princípios da ética e cidadania.

Os campos de estágio abrangem além dos espaços oferecidos pela Instituição, as Instituições de Saúde e Alimentação conveniadas, assistenciais e sociais, ligadas direta ou indiretamente à Instituição, pessoas jurídicas e de direito privado. Sempre que necessário a Universidade busca a ampliação de convênios com entidades para suprir, no mínimo, as três áreas de atuação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Os Estágios Supervisionados abrangem 600 horas constituindo assim, 21% da carga horária total do curso (Resolução CNE/CES nº 5 de 07/11/2001). Todos os estágios curriculares serão realizados em Instituições públicas ou privadas conveniadas com a IES e que atendam aos requisitos legais do PPC, da Lei de Estágio e do regulamento de estágio do curso.



Atividades Complementares visarão à formação integral do perfil do egresso, onde podemos ressaltar principalmente a capacidade de estudo independente, de responsabilidade social, pelo contato com o mercado de trabalho, contato com profissionais atuantes, experiência em ambientes de pesquisa, entre outros. Dessa forma, as Atividades Complementares de caráter científico, tecnológico e cultural, em forma teórica ou prática, que serão vivenciadas ao longo do curso têm por finalidade proporcionar o enriquecimento das experiências curriculares. Além disso, deverá ser estimulada como uma estratégia didática para garantir a interação teórico-prática.

Sendo assim, os alunos do Curso de Bacharelado em Nutrição deverão cumprir carga horária mínima obrigatória de 100 horas em Atividades Complementares, que compreenderão: atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, semanas de estudo, visitas técnicas, excursões didáticas e científicas, oficinas, simpósios, congressos, entre outras, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências.


O Curso de Graduação em Nutrição tem como proposta, formar um profissional com uma visão generalista, autônomo na busca do conhecimento, sensível e crítico para atuar com senso de responsabilidade social, política e ética e com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática profissional para ser um agente de transformação, com ênfase na atenção dietética, visando à segurança alimentar e nutricional em todos os campos de conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Instituições Conveniadas

Locais das Atividades Teórico-Práticas

Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal

Locais das Atividades Teórico-Práticas:

  • Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal;
  • Lar São Vicente de Paula;
  • Hospital São Marcos de Jaboticabal;
  • Hospital Santa Casa de Guariba;

Para mais informações ligue para: (16) 3209 1800 ou mande um e-mail para: nutricao@saoluis.br

Nutrição
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Período Noturno
Coordenador Profa. Dra. Angelina Lettiere
Contato nutricao@saoluis.br
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Descrição