Como conseguir experiência profissional enquanto está na faculdade?
27/11/2020
Departamento de Marketing
Um dos requisitos mais pedidos por empresas que estão contratando é a famosa experiência. Mas quem está estudando muitas vezes ainda não possui experiência específica na sua área. O que fazer? Continue a leitura para descobrir!

Começar uma faculdade é o sonho de todos que querem conseguir um emprego na área que amam, garantindo um futuro profissional estável e de sucesso.

Mesmo quem trabalha durante a graduação para conseguir sua renda e até mesmo arcar com o curso, depois de formado, quer atuar, finalmente, na sua área de estudo.

O problema é que a maioria das empresas pede a famosa experiência, algo que o recém formado ainda não possui.

E agora, o que fazer? Vamos mostrar neste artigo que é possível conseguir sua experiência na área mesmo enquanto faz a faculdade: continue a leitura para conferir suas opções!

Faça trabalhos voluntários

Oferecer o seu tempo em trabalhos voluntários, além de ser uma contribuição valiosa para a sociedade, é uma ótima maneira de conseguir experiência. Pesquise uma instituição que você admira e entre em contato para começar a trabalhar!

O ideal é que você atue dentro da sua área de estudos. Por exemplo, se você faz publicidade e propaganda, aplique o que aprendeu em sala de aula para ajudar na divulgação da instituição. Você pode desenvolver logos para uma campanha, ou criar o conteúdo de redes sociais para eles.

Se você cursa pedagogia, procure uma instituição que cuide de crianças e ofereça um programa pedagógico, aulas, ou ofereça orientações para outros professores voluntários.

É só uma questão de pensar como seus estudos podem acrescentar nas necessidades de alguma causa e colocar a mão na massa!

Você ganhará a felicidade de ajudar quem precisa e ainda uma experiência muito bacana para acrescentar no seu currículo.

 

Participe de projetos na própria faculdade

 

Toda faculdade promove diversos tipos de projetos e você pode auxiliar. Na Faculdade São Luís, por exemplo, existem muitos!

O curso de Sistemas de Informação promove a coleta de pilhas e a reciclagem de lixo eletrônico. Computadores inutilizáveis são concertados e doados para instituições.

Há também a Revista Científica que publica artigos relevantes em diversas áreas de estudo e você pode verificar como submeter o seu.

No curso de pedagogia, a coordenação mantém a Brinquedoteca, onde são feitos brinquedos que auxiliam no aprendizado. Os alunos visitam escolas e ensinam os alunos a fazerem os seus.

Enfim, há uma variedade de projetos que você pode participar em seu curso. Pergunte ao seu coordenador e tenha essa experiência com você!

 

Dê aulas particulares

Se você é bom em alguma matéria que seus colegas têm dificuldade, pode oferecer aulas particulares ou mentoria.

Ou se você possui algum outro conhecimento, mesmo que não seja da área, também pode ser muito interessante ensinar aos outros.

Isso porque, mesmo se fugir da área do curso, dar aulas vai te ajudar muito a desenvolver habilidades que as empresas precisam, como uma boa comunicação, sociabilidade e organização.

 

Faça parte de Empresas Juniores

Alguns cursos te oferecem essa opção incrível que vai te dar a experiência que precisa!

As Empresas Juniores atuam como se fossem empresas reais, dando toda a base que o aluno precisa para entender a rotina do seu futuro emprego.

Aqui na São Luís, por exemplo, temos algumas! O curso de Direito possui uma parceria com o Procon e atende a comunidade gratuitamente, com os alunos do curso sendo supervisionados pela coordenadoria.

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação também contam com Empresas Juniores. E o curso de Publicidade e Propaganda tem a Agência Modelo com a mesma proposta.

 

Procure Estágios

O meio mais comum de conseguir experiência na faculdade é através do estágio!

Hoje, estagiários são amplamente procurados pelas empresas, e vale muito a pena você ficar de olho nas vagas porque, além de conseguir experiência, você contará com a estabilidade de um salário certo.

E se você conseguir encontrar um bom estágio e for muito bem nele, poderá até mesmo ser efetivado!

 

Participe de atividades extracurriculares

Se puder, faça aulas diversas! Teatro e idiomas, por exemplo, são excelentes para treinar habilidades como falar em público e perder a timidez, além de enriquecer o seu currículo.

Outra coisa muito interessante para você fazer é participar de todos os eventos acadêmicos promovidos pela sua graduação. Faça parte de uma equipe e trabalhe para seu curso!

Os eventos promovidos precisam convidar palestrantes, alugar locais e outras demandas que você pode ajudar. Assim, é mais uma experiência adquirida para seu currículo!

 

Produção de conteúdo

Trabalhe por conta! Crie conteúdo com as coisas que você sabe ou com sua experiência de estudante.

Você pode criar artigos para um blog, LinkedIN ou Medium, ou mesmo gravar vídeos ou produzir material interessante no Instagram.

Além de experiência, dependendo da sua área, isso servirá até mesmo como um portfólio!

 

Gostou das dicas? Agora é hora de correr atrás das suas experiências!

Como conseguir experiência profissional enquanto está na faculdade?