Vai começar a Faculdade no ano que vem? Confira nosso Manual de Sobrevivência do Calouro!
17/12/2018
Departamento de Marketing
Você já escolheu o seu curso, prestou o Vestibular, e talvez até já tenha feito a sua matrícula. Ano que vem você dará início a uma das fases mais importantes da sua vida! Está empolgado? Talvez, além de empolgado, esteja um pouco nervoso... o que é normal. Mas nada tema! Pensando nisso nós preparamos um Manual de Sobrevivência do Calouro! Assim você vai saber o que esperar dessa nova etapa e o que fazer para se preparar. Então, vamos lá?

Adaptação e mudança de rotina: Muita coisa vai mudar a partir de agora! E não é cedo demais para começar a pensar em como se adaptar. Por exemplo, você vai precisar organizar os seus horários de estudos para conciliar com todas as suas outras atividades. Tudo bem que você já estudava antes da faculdade, mas agora seus estudos serão muito mais puxados e você vai precisar se acostumar com isso para dar conta de tudo. Se você já trabalha, comece a pensar nos momentos que você tem para aproveitar e estudar. Comprometa-se a usar o tempo que passa no ônibus, por exemplo, para ler conteúdos de aula, ou separe um tempo do seu horário de almoço para adiantar trabalhos. Agora, se você não tem um emprego ainda, é mais fácil, porém, ainda precisa de disciplina para suas obrigações serem feitas. Assim, defina horários durante o dia para dedicar-se apenas aos estudos. Não deixe nada para a última hora: você pode achar que dará conta, e pode até ser que dê, mas o resultado pode ser sofrível e você ficará estressado, então, dedique-se a organizar seus horários.  

Economia e gastos necessários: Fazer um curso de graduação pode dar mais gastos do que apenas com a mensalidade. Por isso é importante colocar todos os gastos que pode ter no papel e já ir se programando para economizar o máximo possível para não passar por apertos. Quer ver alguns exemplos? Se você vai estudar em outra cidade, terá gastos com transporte, tanto se você for pegar um ônibus quanto se for de carro. A dica aqui é, caso use um carro, veja se há colegas da sua cidade que se interessem em pegar uma carona e dividir as despesas. Outro gasto tentador é com a cantina, ou lanchonetes próximas à faculdade. Aquele salgado, lanche, ou doce vão te tentar, principalmente se você não teve tempo de jantar, por sair direto do trabalho. Tente levar um lanche de casa, e/ou alguma fruta. Você vai ter que tirar um tempo para preparar ou separar isso, mas assim, além de economizar, vai ser bem mais saudável!Você também poderá ter gastos com livros e cópias de matérias para poder estudar o conteúdo passado pelos professores. Abuse da biblioteca da faculdade. Veja se um amigo já possui esse material e pode te emprestar. Faça amizade com seus veteranos: quem sabe eles têm esse material em casa e podem te ceder. Isso vai economizar muito do seu dinheiro! Toda essa economia vai valer a pena. Lembre-se: você está no primeiro ano ainda, mas antes que você perceba vai chegar a época do TCC e da formatura. Se você for participar da festa de formatura, você vai precisar desembolsar uma graninha boa. Comece a guardar o dinheiro desde já para garantir sua tranquilidade.

Socialize e nutra bons relacionamentos: Uma dica muito importante é aproveitar o tempo que você terá na faculdade para conhecer pessoas. Muito mais que apenas fazer amizades, essa é a melhor época para conhecer as pessoas certas, aquelas que poderão te ajudar no futuro e te orientar. Por isso, uma coisa que você não pode negligenciar é a participação em eventos acadêmicos. Durante a faculdade você poderá participar de diversos deles e você pode tirar proveito disso para fazer contatos importantes com palestrantes que são bem colocados na sua área, por exemplo.Nesses eventos é comum que alunos de todos os semestres participem, portanto, converse com eles. Eles poderão te dar dicas sobre os próximos anos, o que você poderá esperar, como serão os professores, o que é mais fácil ou mais difícil, etc. Faça sempre o possível para ter um bom relacionamento com seus professores. Lembre-se: eles estão lá para te ajudar. Às vezes você pode ter a impressão de que algum deles não é compreensivo e exige demais. E tudo bem! Valorize isso. Ele quer que você seja o melhor, por isso essa exigência. Aproveite isso. Se esforce e entenda que a relação de aluno e professor é uma relação de parceria!

Responsabilidade: Bem, você está na faculdade agora, e já não é mais um adolescente, certo? É hora de encarar sua vida com responsabilidade, como o adulto que se tornou. Isso significa que você é responsável por suas ações e deve encarar as consequências das suas decisões.Tirou uma nota baixa? Se deu mal por conta de muitas faltas? Nada de reclamar que o professor é muito exigente e você estava cansado! É sua responsabilidade saber se organizar para conseguir que seus horários sejam o suficiente para estudar e descansar. Talvez você precise deixar de sair no fim de semana que antecede provas, por exemplo. Isso é uma questão de prioridade. E lembre-se, a faculdade não vai durar para sempre: aliás o tempo passa muito rápido, e depois que tiver o seu diploma e seu emprego, poderá sair o quanto quiser, usufruindo dos frutos dos seus esforços passados! Vai valer a pena, podemos garantir.  

Faça um estágio: Se você tiver a oportunidade, não deixe de fazer um estágio! Se for possível, mesmo que o estágio não seja remunerado, é uma experiência que vai fazer a diferença para sua formação. O estágio vai te dar a prática que complementará tudo que for aprendido em sala de aula, além da própria experiência de vida e da rotina de trabalhar na área que está interessado. É algo que vale muito a pena você se dedicar.

Pense no futuro e nos seus objetivos: Você já pensou em qual área dentro da sua profissão você quer se dedicar? Todas as áreas possuem uma especialização e se você já se decidir enquanto está no começo da graduação poderá conseguir muitas vantagens. Por exemplo, se você quiser atuar na área acadêmica, algo que você deve fazer desde já é começar a pesquisar, escrever e publicar artigos em revistas científicas. Isso fará muita diferença.

Aproveite: Nós falamos aqui sobre responsabilidades, alguns sacrifícios que você deverá fazer, tanto financeiros quanto de lazer, organização e futuro profissional. Mas a faculdade também não é só isso. Você terá experiências divertidas, enriquecedoras e fará amigos para a vida toda! Claro que você deve se esforçar, e às vezes não vai dar para sair no final de semana: mas não será em todos eles, é claro! É importante sim tirar um tempo para relaxar, ou você não vai conseguir aprender nada! Faça um churrasco com seus colegas de curso, combine um barzinho no final de semana para um brainstorm sobre trabalhos e descanse a sua mente. Aproveite tudo o que puder: nos seus estudos e preparação para o futuro, e também para ter momentos que irá se lembrar para sempre! Essa pode ser a melhor época da sua vida! Bons estudos!

Vai começar a Faculdade no ano que vem? Confira nosso Manual de Sobrevivência do Calouro!