Está difícil adquirir o hábito de leitura e você precisa estudar? Vamos te ajudar!
29/03/2019
Departamento de Marketing
Ler é importante para adquirir conhecimento, estimular a memória e até mesmo ajudar a escrever melhor. No entanto, nem sempre conseguimos ter esse hábito, seja porque não temos tempo, seja porque não conseguimos nos concentrar em meio a tantas outras tarefas. Se você quer adquirir de vez o hábito da leitura para que seus estudos rendam cada vez mais, acompanhe as dicas que preparamos para você!

No Brasil, 54% da população não lê livros por vontade própria, segundo uma pesquisa divulgada pela Folha de S. Paulo (2016). Se você não quer fazer parte deste cenário e quer adquirir de vez o hábito da leitura, para que seus estudos rendam cada vez mais, acompanhe as dicas que preparamos abaixo.

Faça o seu gosto, sem medo: A primeira dica é dar espaço para os livros que você mais tem interesse. Não tenha vergonha de assumir os gêneros que mais gosta e sinta-se livre para fazer um agrado especial para você. Existem diversas opções: romances, clássicos, épicos, autoajuda, históricos, biografias, etc. Certamente terá algum assunto que mais chama a sua atenção.

Com um livro que te prende, você vai querer ler durante todo o tempo que tiver disponível. A leitura pode até se tornar uma terapia em alguns casos, já que tem o poder de te transportar para outros mundos e diferentes realidades. Essa dica também é válida para quem precisa ler livros de estudo.

Tente intercalar as leituras obrigatórias com algumas mais leves, que te agradem mais. Assim, o hábito de ler vai virar uma rotina e os livros mais densos não serão tão difíceis de ler, já que depois você se dará uma recompensa.

Faça um esforço para sair da internet e ler o livro: A internet, especialmente as redes sociais, pode dificultar a sua leitura. Por isso, deixe a tecnologia e também a preguiça de lado por um tempinho. Até mesmo os mais ávidos por leitura nem sempre conseguem manter o hábito por dificuldade de parar um pouco e se concentrar.

Imagine também que você chegou cansado em casa após o trabalho. Tudo o que você mais quer fazer é relaxar um pouco. Abrir um livro pode não ser a primeira coisa que você deseja fazer, mas acredite, se você começar a incluir esse hábito na sua rotina vai ver que se sentirá muito mais relaxado do que se ficasse as horas de descanso na frente do celular. Se você precisar ler um livro mais denso, vale a pena estipular um número mínimo de páginas para ler um pouquinho por dia, respeitando o seu limite. Mas mesmo que seja pouco, não deixe de ter contato com o livro pelo menos uma vez por dia.

Leia em grupo: Se você precisa ler por conta dos estudos ou se você quer ler para adquirir um bom hábito, uma ótima forma de incentivo é fazer isso em grupo. Cada um com o seu livro, em um espaço calmo e aconchegante pode ser uma ótima receita para começar a se interessar por este mundo. Ler com alguns amigos ou com seu (sua) namorado (a) pode ser a motivação que falta para você começar. Se possível, vocês podem até mesmo discutir a leitura após algumas horas. Isso inclusive te ajuda a compreender melhor o conteúdo.

Se você se animou para colocar algumas destas ideias em prática comece o quanto antes. E lembre-se: para exercitar bem o hábito da leitura é importante ter sempre um livro com você, seja na cabeceira da cama, seja dentro da sua bolsa. Quando terminar um, já comece outro! Respeite seus limites, mas sempre inclua algumas páginas de leitura na sua rotina.

Está difícil adquirir o hábito de leitura e você precisa estudar? Vamos te ajudar!